Browsing by Author "Cordeiro, Leandra"
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- Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de ViseuPublication . Cordeiro, Leandra; Amante, Maria JoãoIntrodução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo.Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2015.Métodos: Análise descritiva dos pedidos recebidos no SEP (53), num total de 912 consultas prestadas, identificando género, idade, naturalidade, unidade orgânica, motivo do pedido e principais dificuldades.Resultados: Os estudantes que pedem ajuda são maioritariamente estudantes do sexo feminino (59%), que se encontram deslocados da sua terra natal, permanecendo em Viseu para estudar. Os principais motivos para o pedido de consulta são problemas de ansiedade (41%) e afeto depressivo (21%). No entanto, preocupações com o desempenho académico (15%) e outros problemas afetivos (11%) encetam este pedido de ajuda.Conclusões: Os indicadores clínicos remetem-nos para uma problemática desenvolvimental, com questões ligadas ao momento de transição para a idade adulta (com a exposição de fragilidades anteriores e a ampliação de ansiedades futuras), o que demosntra a pertinência do serviço na promoção da saúde dos estudantes por forma a potenciar competências académicas e a permitir a consolidação de um trajeto futuro.
- Children rights: perspectives of different generationsPublication . Cordeiro, Leandra; Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, SaraIntroduction: The United Nations General Assembly adopted the Convention on the Rights of the Child- Magna letter for children around the world- On November 20, 1989, and the next year, the document was made oficial as international law. Objectives: The present investigation proposes to analyze and understand the perception of children and adults, ranging from different age groups age on the rights of children and their order of importance. Methods: It is a quantitative study, of exploratory nature. Through a questionnaire of preferred order response, we selected ten rights random from Convention on the Rights of the Child UNICEF, where it was asked, lists that are one to ten, the rights more important, where 1 was the most significant and 10 the less signiicant. There were submitted 151 inquiries, in the age groups between six and sixteen years, referenced, in the stages of psychosocial development proposed by Erikson, from the 4th to the 7th age; Results: it was found that in total (either for children or for adults), it was unanimous that growing up in a healthy family and to have a home it was the most important right. In relation to the least important item, it wasn’t possible to take general conclusions being that the information gathered was very scatter through the different ages. Conclusions: It is essential to give to know and remember the children’s rights both to adults and for children, to open conscience on society, mainly on what it comes to children that are excluded from this essential rights. It is therefore of great importance, emphasize the universality of rights.
- Cyberbullying: In defense of a preventive perspectivePublication . Cordeiro, Leandra; Jales Ribeiro, Esperança; Nunes, Tânia; Carvalho, BárbaraThe Cyberbullying involves the use of information and comunication technologies to humiliate and to attack purposely other and/or others, always with hostile intentions.To realize if the children knows what is the Cyberbullying; if they suffer of Cyberbullying and what they do in a situation like this; to understand if the parents do contact the school when they notice that their children are victims of Cyberbullying and to understand what are the methods often used in these situations.
- E depois do LIJ?Publication . Carvalho, Ana; Bastos, Elisete; Ferreira, Marta; Jales Ribeiro, Esperança; Cordeiro, LeandraÀ criança privada do seu ambiente familiar cabe ao Estado assegurar o direito à proteção consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança. Das medidas de promoção e proteção regulamentadas, o acolhimento em instituição tem sido nos últimos anos a terceira medida mais aplicada. Para cada criança institucionalizada é definido um projeto de vida cuja finalidade se traduz em autonomia, no sentido lato do termo. Objetivo: identificar/analisar o acompanhamento que é prestado pelos LIJ após a saída dos jovens adultos.
- Maus-Tratos Fetais: considerações clínicas e jurídicasPublication . Cordeiro, LeandraA investigação desenvolveu-se em torno do mau-trato fetal, abordado e analisado nos seus aspectos mais específicos. Neste sentido, o trabalho procurou estudar os maus-tratos infligidos ao feto, tomando em consideração um conjunto de comportamentos de risco por parte da mulher grávida. O principal objectivo foi, deste modo, tentar definir e compreender o mau-trato fetal analisando-o não só nos seus aspectos clínicos como também jurídicos.
- Maus-tratos infantojuvenis em notíciaPublication . Fernandes, Carla; Garcia, Inês; Francisco, Neuza; Mendonça, Sofia; Jales Ribeiro, Esperança; Cordeiro, LeandraA publicação de casos de maus-tratos na infância e juventude pelos media é atualmente essencial para a influência e o debate social sobre as crianças e jovens, incentivando a uma mobilização, sensibilização e consciencialização da sociedade. Este estudo visa essencialmente reconhecer variáveis comuns na mediatização de notícias acerca desta temática. A metodologia utilizada teve por base uma análise/revisão detalhada e criteriosa, de 100 notícias, de Jornais Nacionais (semanários, diários) no período de 2003 a 2015. Conclui-se, através desta análise, que a seleção de uma notícia não é aleatória pois, na mediatização, existe um conjunto de variáveis que se sobrepõem a outras. Ou seja é possível identificar um conjunto de denominadores comuns que se repetem ao longo das manchetes tais como: são vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e agressores do sexo masculino entre os 20 e os 35 anos. A tipologia de maltrato físico é a mais expressiva. Relativamente ao agressor, verificou-se que o grupo de funcionários afetos a uma instituição/ associação são quem mais mal trata. Numa análise comparativa com os resultados constantes nos Relatórios Anuais de Avaliação de Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, no limite temporal entre 2013 e 2014, é possível, de facto, constatar que a informação do ponto de vista dos indicadores trabalhados não coincide com os obtidos. Na maior parte das vezes as variáveis encontradas na presente investigação são objeto de uma maior exploração e divulgação por parte da Comunicação Social porque invariavelmente suscitam maior polémica e debate público.
- Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior PortuguesesPublication . Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, SusanaDurante o primeiro confinamento geral (março de 2020), uma equipa de psicólogo/as e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou, através da rede social Facebook, um espaço informal de partilha e discussão de informação e estratégias de superação do isolamento social dirigido a toda a comunidade académica. No seu seguimento foi desenvolvido um projeto de investigação com vista a compreender o impacto psicossocial da pandemia COVID-19 no grupo dos estudantes. Neste artigo são apresentados dados parciais desse projeto de investigação. Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de conveniência constituída por 567 estudantes onde foi utilizado um questionário construído para o projeto de acordo com os objetivos, e preenchido online, na altura do segundo confinamento geral. Os participantes identificaram como alterações na sua vida associadas à pandemia, maioritariamente, aquelas experienciadas nas Rotinas Familiares (64,2%), Relações Pessoais (62%) e no Desempenho Académico (57,3%). A análise de conteúdo dos motivos subjacentes às alterações identificadas aponta, predominantemente, para a perceção de impacto no funcionamento socio-ocupacional (53,8%), evidenciando-se as Alterações na Gestão de Vida (52,2%) e na Vida Académica (36,5%), e no funcionamento pessoal e relações (46,2%), sobretudo nas Relações Sociais (26,2%) e Relações com a Família (23,6%). A leitura integrada das experiências dos estudantes sugere que os impactos se fizeram sentir em diferentes domínios da Qualidade de Vida. Em complemento às medidas de segurança sanitária, as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver/reforçar práticas e recursos facilitadores da criação de contextos protetores face aos riscos associados à situação pandémica.
- Projeto de vida em Lares de infância e juventude: Perspetiva dos técnicosPublication . Brites, Juliana; Batista, Vanessa; Jales Ribeiro, Esperança; Cordeiro, LeandraA presente investigação propõe, objetivando, um estudo sobre a planificação e perspetiva dos técnicos em relação ao projeto de vida da criança/jovem institucionalizado. O projeto de vida da criança/jovem traça objetivos e competências a atingir ao longo da institucionalização. Com vista à desinstitucionalização, o projeto de vida culmina em três projeções planeadas e viáveis: (re)integração familiar, adoção ou autonomia de vida. A importância deste centra-se na necessidade de uma intervenção institucional fundamentada e promotora da melhoria da situação da criança/jovem no futuro.
- Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19Publication . Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, CátiaBackground: The pandemic significantly changed social and academic routines of higher education students. Objective: Identify the mental health levels of higher education students and the associated factors. Methods: Cross-sectional study with a convenience sample of 567 students (mean age 23.92, ± 8.36; 63.8% female), that answered an online survey at the beginning of the second lockdown, which in- cluded the General Health Questionnaire (GHQ-28), sociodemographic and academic aspects, and main changes that occurred during the pandemic. Results: The mean score of the GHQ was 29.18 (±12.99) and the lowest and highest scores were obtained in severe depression (3.55±4.46) and social dysfunction (11.44±3.81). 60.5% indicated risk for mental problems. Participants identifying changes at labor level had better mental health. The ones identifying changes at familiar routines had higher depressive symptomatology and changes in familiar relationships had higher anxiety symptomatology and insomnia. Conclusion: It is urgent to consider the mental health of students, promoting strategies to minimize the impact of the pandemic, namely in social dysfunction.
- The mediatization of mistreatments: Meta-analysis of 100 newsPublication . Cordeiro, Leandra; Jales Ribeiro, Esperança; Fernandes, Carla; Garcia, Inês; Francisco, Neuza; Mendonça, SofiaCurrently, the post of cases about abuse in childhood and youth by the media is essential for influence and social debate on this problematics by encouraging the mobilization and awareness of society. This research aims to essentially recognize common variables in media coverage of news about this subject.