Browsing by Author "Duque, Ana Sofia"
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- Aldeias Históricas de Portugal Destino Sustentável e InovadorPublication . Pinto, Rita; Pato, Maria Lúcia; Duque, Ana SofiaAs Aldeias Históricas de Portugal (AHP) procuram consolidar o seu desenvolvimento turístico nos princípios da sustentabilidade e inovação. Tendo como base esta premissa, o objetivo principal deste estudo é o de analisar que trabalho tem vindo a ser feito nesta matéria. Para a concretização deste objetivo para além da revisão da literatura, foi realizada uma entrevista exploratória, posteriormente transcrita e sujeita à análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento do turismo nas AHP assenta nos princípios de sustentabilidade, inovação e proteção do património. Graças a muito trabalho colaborativo e de resiliência, as AHP foram recentemente distinguidas com o certificado Biosphere Destination, sendo o primeiro destino no mundo em rede certificado, e o primeiro nacional a receber esta distinção.
- Arouca, destino turístico sustentável: exemplo de inovação e boas práticasPublication . Almeida, Joana; Duque, Ana Sofia; Pato, Maria LúciaO turismo sustentável é aquele que tem em conta os impactos económicos, sociais e ambientais, atuais e futuros da atividade e o equilíbrio entre estes três pilares. Para alcançar a sustentabilidade do destino, particularmente rural, as questões relativas à inovação são essenciais. Assim, o presente artigo visa discutir os aspetos referentes à sustentabilidade e inovação, num destino turístico rural – Arouca (Portugal). A escolha deste destino como exemplo de boas práticas sustentáveis, deve-se ao facto de fazer parte do Top 100 da Green Destinations, em dois anos consecutivos (2020-2021). A metodologia assenta da revisão de literatura e na consulta on-line de documentos sobre o destino turístico Arouca. Os resultados mostram que graças a medidas que entrelaçam a sustentabilidade e a inovação, o destino Arouca tem ganho uma notoriedade e projeção mundial, integrando um Geoparque Mundial da UNESCO – Arouca Geoparque. Para tal muito contribuem os recursos turísticos ambientais, culturais e construídos, com destaque para a maior ponte pedonal suspensa do mundo.
- Certificação de destinos turísticos sustentáveis: O caso do Arquipélago dos AçoresPublication . Pato, Maria Lúcia; Duque, Ana Sofia; Castillo, AlexandraO presente trabalho visa analisar o processo de certificação do arquipélago dos Açores, que em dezembro de 2019 entrou para a restrita lista de regiões certificadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável, passando a ser o primeiro arquipélago do mundo com o certificado de destino turístico sustentável. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho combina a análise documental de planos estratégicos, notícias, relatórios e documentos oficiais, complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais na área turística. Os resultados mostram que a projeção do desenvolvimento económico do arquipélago dos Açores define o turismo sustentável como um dos seus pilares estratégicos. A certificação do Conselho Global de Turismo Sustentável tem contribuído para a notoriedade e afirmação do destino turístico. Conclui-se, pois, que nos Açores o turismo sustentável tem assumido crescentemente um papel de relevo na dinamização da atividade socioeconómica e ambiental local.
- Cidades Cocriativas: o Caso de Águeda em PortugalPublication . Castro, Carolina; Duque, Ana Sofia; Pato, Maria LúciaO presente trabalho visa evidenciar o processo de co-criação turística de um município localizado no centro de Portugal, Águeda. Desde há 15 anos, o município promove um evento, o AgitÁgueda – Art Festival, integrando concertos musicais, competições desportivas, arte urbana, animação de rua, artesanato, gastronomia e muitas atividades relacionadas com a cultura do município e respetiva cidade. É precisamente no âmbito deste festival, que surgiu o Umbrella Sky Project, a “imagem de marca da cidade” de Águeda, através do qual algumas ruas são embelezadas por meio de guarda-chuvas suspensos coloridos. Este projeto deu ainda mais vida a toda a dinâmica da cidade, contribuindo naturalmente para a sua projeção turística e revitalização socioeconómica. Para além deste evento o município e a cidade procuram oferecer uma proposta integrada e sustentável do seu produto turístico, destacando-se também as ofertas relativas aos museus e tradições locais, à gastronomia e vinhos, à natureza e percursos pedestres, ao turismo religioso e à arte urbana.
- Crises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisisPublication . Duque, Ana Sofia; Vicente, Margarida; Loureiro, CristinaA indústria do turismo é extremamente vulnerável a inúmeras crises, como desastres naturais, terrorismo, epidemias e pandemias. Os destinos turísticos e as próprias empresas devem de estar bem preparados para combater uma crise e desenvolver estratégias de recuperação. O presente trabalho identifica, a partir das perceções das agências de viagens e turismo, as dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19. É desenvolvido um instrumento de avaliação das várias dimensões relacionadas com o impacto da pandemia. O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, localizadas nos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Os resultados mostram que o impacto da crise Covid-19 pode medir-se através de seis dimensões: psicológica, carreira, contabilística, económica, procura e trabalho em rede. Assim, o impacto da Covid-19 deixa de ser entendido como um conceito geral e passa a ser percebido como um conjunto de seis fatores específicos. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação das várias dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19 permitirá a estas empresas orientar a sua estratégia e desenvolver as ferramentas necessárias para combater crises e diminuir os seus danos.
- INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA ILHA DO PORTO SANTO, MADEIRAPublication . Eliseu, Cristiana; Duque, Ana Sofia; Pato, LúciaDestinos mais sustentáveis e inovadores conseguem alcançar uma imagem diferenciadora dos demais, captando um mercado que cada vez mais valoriza as questões relativas à sustentabilidade ambiental, económica e social. Baseado num estudo de caso na ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, o propósito deste trabalho é apresentar e discutir as implicações de projetos e ações desenvolvidas no território, que visam a inovação e sustentabilidade desejada. Este trabalho usa uma metodologia de estudo de caso, que combina a análise bibliográfica e documental e uma entrevista semiestruturada, feita a um stakeholder com influência na administração pública local. O estudo traz implicações sobretudo ao nível da gestão do destino, destacando a importância dos projetos que já foram implementados na ilha e as suas consequências.
- As medidas de apoio à Covid-19 nas agências de viagensPublication . Loureiro, Ana Cristina; Duque, Ana Sofia; Vicente, MargaridaO impacto económico que o surto de Covid-19 teve no setor do turismo, a incerteza da sua duração e o agravamento dos seus efeitos nas empresas, justificaram a criação de várias medidas de apoio à manutenção do emprego e à mitigação de situações de crise nas empresas. Este estudo procura identificar os apoios que o Governo português disponibilizou às agências de viagens, analisar aqueles que foram mais adotados e estudar os principais efeitos da pandemia Covid-19 neste segmento turístico. A recolha de informação foi feita através do método de inquérito por questionário, recorrendo-se a escalas previamente testadas na literatura. O inquérito online foi realizado entre os meses de abril e agosto de 2021 e foram obtidos 68 questionários válidos. É possível constatar que as agências de viagens se viram obrigadas a adaptar às exigências impostas pela imprevisibilidade e agravamento da pandemia Covid-19. Os resultados mostram que as principais medidas adotadas foram o layoff, o programa apoiar, a linha de apoio à tesouraria para micro e pequenas empresas do turismo Covid-19 e a linha de apoio à economia Covid-19: agências de viagens e operadores turísticos. As agências de viagens classificam os apoios disponibilizados pelo Governo português como insuficientes e apontam outras ajudas que deviam ser fornecidas pelo Estado. Conclui-se ainda que, neste período de pandemia, as agências aproveitaram para implementar medidas de segurança e apostar em ações de formação para o desenvolvimento e atualização de competências dos seus colaboradores.
- Produtos certificados na génese de rotas turísticas Uma oportunidade para conhecer a Região CentroPublication . Duque, Ana Sofia; Barroco, Cristina; Martins, Maria de LurdesAs rotas turísticas permitem aos visitantes conhecer um determinado território e envolver-se em atividades e experiências subordinadas a um tema comum. A criação destes itinerários é uma importante ferramenta de dinamização dos territórios e tem sido uma forte aposta por parte de vários concelhos e regiões em Portugal. Neste artigo será dado destaque às rotas gastronómicas, cujo principal objetivo é a promoção da gastronomia local e dos produtos endógenos característicos de um determinado território. O ponto de partida para esta investigação foi a pesquisa de produtos alimentares certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG), associados à região em estudo, neste caso a região Centro de Portugal. Estes produtos tradicionais certificados são elementos-chave para o desenvolvimento da atividade turística, pois os turistas são cada vez mais exigentes, procuram produtos de maior qualidade, uma alimentação saudável e atividades que estimulem a sustentabilidade. Nesse sentido, a combinação entre rotas turísticas e produtos gastronómicos parece ser uma experiência com elevado potencial de crescimento. O objetivo deste trabalho passa pela identificação de rotas turísticas existentes, que tenham como tema um ou mais produtos alimentares certificados. O foco do estudo é a região Centro de Portugal.
- Produtos tradicionais certificados e o seu uso nos empreendimentos turísticos: Um estudo no concelho de ViseuPublication . Duque, Ana Sofia; Pato, LúciaNuma altura em que os turistas procuram cada vez mais viver experiências turísticas memoráveis, a gastronomia, no geral, e os produtos tradicionais, em particular, podem ser contributos valiosos para alcançar esse propósito. O principal objetivo desta investigação passa pelo levantamento e análise dos empreendimentos turísticos registados no concelho de Viseu, que incluem nas suas refeições algum produto tradicional certificado, produzido na Região do Dão. Outro dos objetivos da investigação diz respeito à análise da comunicação que é feita entre os empreendimentos turísticos e os turistas, no que diz respeito aos produtos tradicionais. Para alcançar os objetivos definidos foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso à técnica de inquérito por questionário, aplicado a todos os empreendimentos turísticos registados no concelho de Viseu. Foram identificados 31 empreendimentos turísticos no concelho de Viseu e 7 produtos certificados na região do Dão. A maioria dos empreendimentos utiliza pelo menos um dos produtos certificados nas refeições que servem aos turistas, sendo os mais comuns o Queijo Serra da Estrela DOP e o Vinho do Dão DOP. Quanto à comunicação esta é feita principalmente através dos funcionários do alojamento, que durante o serviço falam sobre o produto e as suas características.
- Strategic Issues in Portuguese Tourism Plans: An Analysis of National Strategic Plans since 2000Publication . Pato, Lúcia; Duque, Ana SofiaPlanning is thinking about the future and allows territories to be better prepared to take advantage of the opportunities and face the challenges that arise. In Portugal, tourism is one of the pillars of the economy, generating wealth and creating several job offers. In recent years, this desti‐ nation has won several international awards and distinctions due to the quality of services and tour‐ ist offer. Part of this success is due to the planning carried out by the responsible entity, Turismo de Portugal. This study consists of the analysis of strategic documents, implemented since the begin‐ ning of the 21st century, in Portugal. A qualitative methodology of document analysis was used, combined with the presentation of a case study, related to tourism planning, at a national level. The results show a growing importance of the tourism sector for the Portuguese economy. As well as the growing involvement of stakeholders in the construction of strategic plans, through public con‐ sultation. Another aspect worth mentioning is the importance of sustainability in tourism.