Browsing by Author "Martins, Joana"
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- Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaExperiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
- ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaA aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em áreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
- A Automedicaçao nos alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de BragançaPublication . Castro, Cristiana; Martins, Joana; Nunes, José; Sousa, Filomena; Antão, CelesteIntrodução: a automedicação é um fenómeno mais ou menos frequente e usado há muitos anos e a sua incidência e distribuição é relatada por organizações de saúde. Na opinião de Medeiros (2011) esta prática consiste no consumo de medicamentos com o objetivo de tratar e aliviar sintomas de doença bem como promover a saúde sem recurso à prescrição médica.Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, observacional descritivo e transversal. Foi usado um questionário construído para o efeito.Objetivo: Avaliar se a automedicação é uma prática usada pelos estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança e identificar ainda os motivos que levam a esta prática. A amostra foi constituída por 219 estudantes da ESSa. Para a análise dos dados utilizou-se o programa excel.Resultados: a prevalência da automedicação foi de 98%. Os medicamentos mais usados,analgésicos e antipiréticos com respostas de 86%. A razão mais apontada para o recurso a prática da automedicação foi um “problema de saúde ligeiro” (79,5). Foi considerada uma prática de risco por 77% dos estudantes.Conclusões: a automedicação é uma prática evidente nos alunos ESSa. Estes resultados revelam alguma contradição e preocupação na medida em que apesar dos estudantes reconhecerem ser uma prática arriscada ela é praticada por muitos dos inquiridos.
- A cobertura da morte de figuras públicas desportivasPublication . Martins, JoanaMorte e notoriedade são dois valores-notícia relevantes para os meios de comunicação social. É por isso que o falecimento de personalidades ligadas aos setores da vida pública, particularmente do desporto, assume grande importância em termos de cobertura mediática. Partindo do estudo da cobertura da morte de cinco personalidade do mundo desportivo em três jornais diários – Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias – chegámos a conclusões que mostram diferentes destaques e diversos posicionamentos editoriais na cobertura que cada jornal fez do falecimento de cada personalidade. Além disso, concluímos ainda que o período temporal que separa as mortes de Fernando Pascoal Neves “Pavão”, Joaquim Agostinho, Vítor Baptista, José Megre e Eusébio da Silva Ferreira (falecidos entre 1973 e 2014) nos remete para novas formas de espetacularização da morte e prevalência dos factos paralelos ao próprio acontecimento, como sinal do aumento das pressões de mercado e da adoção de novas estratégias, mais próximas do espetáculo do que da informação.
- A cobertura da morte de figuras públicas na imprensa portuguesaPublication . Martins, JoanaA morte assume relevância do ponto de vista das narrativas mediáticas e, quando conjugada com a proeminência das personalidades envolvidas no acontecimento, confere maior peso à decisão do que pode ou não ser notícia. Neste trabalho propusemo-nos analisar a cobertura da morte de 20 personalidades públicas em três jornais diários portugueses: Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Escrutinámos o tratamento mediático que foi feito da morte de António de Oliveira Salazar, Fernando Pascoal das Neves, Francisco Sá Carneiro, Joaquim Agostinho, António Variações, José Afonso, Carlos Paião, Miguel Torga, Beatriz Costa, António de Spínola, Vítor Baptista, Amália Rodrigues, Sophia de Mello Breyner, Álvaro Cunhal, José Megre, Raul Solnado, José Saramago, António Feio, Angélico Vieira e Eusébio da Silva Ferreira. Encontrámos tratamentos similares em alguns casos e coberturas diferenciadas em outros. Compreendemos que a morte enquanto disrupção e alteração no curso da vida é tanto mais mediatizada quanto maior foi o estatuto da personalidade que faleceu. Este estudo aponta não só no sentido da evolução das formas de tratamento dessa disrupção, como também invoca alguns mecanismos identificados nos jornais, concomitantes com a hiperconcorrência, a tendência para a espetacularização, a acentuação da tabloidização e com o fenómeno da pós-verdade.
- A cobertura da morte de figuras públicas na imprensa portuguesa: contributos para uma categorização das personagens mediáticasPublication . Martins, JoanaA morte de figuras públicas assume relevância para os media, dada a presença dos valores-notícia da morte e da notoriedade. No entanto, não basta que se verifiquem estes critérios, para que estejamos perante um grau de noticiabilidade estanque. A partir do estudo da morte de 20 figuras públicas, chegámos a diferentes tratamentos por parte dos três jornais diários selecionados – o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Concluímos, pois, que a maior ou menor noticiabilidade se prende, quer com o estatuto da personalidade, quer com o posicionamento editorial do meio de comunicação social e ainda com algumas contingências do período em que ocorre o acontecimento. Assim, propomos a categorização das figuras públicas, cuja morte foi alvo de cobertura mediática, com base no estudo dos diferentes estatutos de personalidades, como heróis, mitos, celebridades, estrelas e fama, alguns dos quais diretamente dependentes dos media e, outros, oriundos dos estudos narrativos.
- As Conquistas das Modalidades no Jornalismo de Desporto e a Supremacia do Futebol: Estudo de Caso da Imprensa Diária Desportiva PortuguesaPublication . Santos, Kevin; Martins, JoanaO desporto é vivido com uma paixão exacerbada, um fenómeno com clara expressão no jornalismo de desporto, razão que parece justificar a existência de três jornais diários desportivos — A Bola, O Jogo e o Record, em Portugal, um país onde, segundo o último Bareme Imprensa (2022), existem cerca de 5,7 milhões de leitores de jornais e revistas. No contexto desportivo, há uma modalidade que se destaca das demais, o futebol. Por conseguinte, nesta modalidade o foco principal está direcionado para os denominados “três grandes” do futebol português: o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, cujos jogos, independentemente de se realizarem no âmbito das competições nacionais ou internacionais, são dissecados pela imprensa desportiva. No âmbito desta investigação, propusemo-nos a avaliar o destaque que as conquistas de diferentes modalidades, que não o futebol masculino, tiveram nas primeiras páginas dos três jornais desportivos portugueses ao longo do ano de 2021. Concluímos que mesmo perante conquistas ímpares, e em períodos fora das competições nacionais de futebol, as outras modalidades não conseguem o mesmo destaque que o futebol, o que confirma a tendência de “futebolização” do espaço do jornalismo de desporto.
- Digital tools for foreign language learning in higher education in PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, I.M.; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, J.; Casañ Pitarch, R.; Gillain, R.; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaPedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.
- DIGITAL TOOLS FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION IN PORTUGAL: IMMEASURABLE OPPORTUNITIES AMIDST MULTIPLE CHALLENGESPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaPedagogical innovation in higher education (HE) is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they must be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in HE, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education (ESEV) of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (CU) (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this CU is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching-learning contexts.
- Efemérides da morte de figuras públicas na imprensa: o tempo como cabide noticiosoPublication . Martins, JoanaA morte engloba vários ritos e rituais, entre os quais se incluem a conservação da memória do falecido. Olhando para os meios de comunicação como espaços que podem potenciar essa mesma memória, com base na ideia de cabide noticioso defendida por Nelson Traquina (2002), propusemo-nos analisar a cobertura dos aniversários da morte de 20 figuras públicas portuguesas nos jornais Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, falecidas entre os anos de 1970 e 2014. A análise das diferenças editoriais em relação a estas efemérides mostrou que nem sempre o aniversário da morte de determinada figura pública é o elemento que espoleta a recordação, na medida em que, por vezes, há́ um acontecimento paralelo que coincide com o aniversário da morte e que ancora a abordagem do jornal, levando a diferentes enquadramentos da efeméride. Fazendo um paralelismo com a obra de Fernando Catroga (1999), concluímos, pois, que a comemoração da morte visa, em alguns casos, recordar a personalidade falecida, mas em determinadas circunstâncias dá mais importância ao gancho da atualidade e à reintrodução do acontecimento em termos do seu significado na vida presente e futura.
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