Browsing by Author "Matos, Isabel Aires"
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- Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiploPublication . Gomes, Lianna; Matos, Isabel Aires; Melão, DulceA aquisição/aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) é um processo complexo e multifacetado que exige atenção crescente por parte dos profissionais da Educação. A literatura de especialidade tem vindo, ao longo do tempo, a fazer eco de tais desafios, merecendo particular destaque os diferentes contextos educacionais que fazem parte, desde cedo, do quotidiano das crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades sentidas por duas crianças (de quatro e seis anos de idade) com Português Língua Não Materna, nomeadamente dificuldades ao nível da divisão silábica, das rimas e da compreensão do oral, construindo, posteriormente, propostas no sentido de as ajudar a superar tais dificuldades. Desta forma, optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso múltiplo. Para tal, recorremos a instrumentos de recolha de dados próprios da investigação qualitativa, nomeadamente a observação participante, fichas sociolinguísticas e construção de atividades, de acordo com as dificuldades sentidas pelas crianças. Foi possível inferirmos que estas foram superando algumas das dificuldades que os instrumentos aplicados possibilitaram identificar, registando-se melhorias no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como à compreensão do oral. É de salientar que os resultados obtidos nesta investigação não poderão, de todo, ser generalizados, uma vez que cada caso é um caso, isto é, cada criança tem as suas características e o seu próprio ritmo de aprendizagem. Tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que as crianças com Português Língua Não Materna, caso sejam auxiliadas, tendo em atenção a sua singularidade e especificidade das suas dificuldades, conseguem ultrapassar, de forma positiva, os seus desafios, quanto ao domínio da língua portuguesa.
- O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEBPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º CEB, tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbiosPublication . Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloDe tradição oral e de origem remota, os provérbios circunscrevem a realidade cultural dos seus criadores e utilizadores. A sua riqueza reside, por um lado, na mensagem sintética e por isso, também, pragmática, ao ser utilizada como âncora em contextos específicos; reside, por outro lado, na construção de metáforas conceptuais, tradutoras de verdades e generalizações sedimentadas na observação empírica. É nestas que a língua portuguesa (LP) germina a dimensão cultural e permite a exploração de mundividências partilhadas, transparentes, translúcidas ou opacas. O trabalho que propomos apresentar descreve um conjunto de atividades realizadas com alunos do 5.o ao 8.o ano de escolaridade, no âmbito de um programa desenvolvido por um agrupamento de escolas da região de Viseu e uma instituição de ensino superior durante o ano letivo de 2013-2014. As atividades que propusemos implicaram considerar a LP a partir de diferentes prismas, perspetivando-a não só como código verbal, como herança cultural, mas também como espaço de criação e criatividade. Assim, a sedimentação de significados que foram construindo a LP é apresentada aos alunos como enigma a desvelar. Neste sentido, propomos a) analisar a representação gráfica de provérbios feita por alunos do ensino básico; b) refletir sobre a influência da LP na formação de provérbios em países de expressão portuguesa. A sua interpretação é padronizada, mas permeável a ambiguidades. Neste caso, e a partir da comparação de um exercício de equivalência entre provérbios representados pela variedade do português, revelamos a seleção dos alunos.
- Feeding students’ creativity with language arts: a project developed at ESEV (2013-15)Publication . Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloChildren live at a time when the rapid turnover of information and the ongoing changes in the technological, social, cultural, political and economic spheres make it more difficult for teachers to prepare lessons that enhance students’ interest and motivation. There is so much to be learnt outside of the classroom’s four walls that traditional methods of teaching may not be the most effective way to teach today’s learners. When it comes to classes of Portuguese language, teachers are faced with the challenge of teaching culture, literature, grammar and skills such as reading, writing and speaking in a way that involves students as active participants, that is, in a way that engages while also instructing. It means that several strategies need to be adopted, from games to the use of new technologies or, among others, an interdisciplinary approach with maths, (social) sciences and arts, for instance. In an attempt to motivate gifted and talented children that were attending elementary school in a small town near Viseu, in Portugal, The School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu was asked to be part of a project in 2013, in a collaborative partnership that proved successful and that was re-enacted in 2015. It is in light of the above that, in this paper, we aim to: a) describe the support that the School of Education provided to these participants, children who were between six and fourteen, by presenting Portuguese language activities that intended to stimulate creative thinking and artistic production; and b) discuss the results of the project, by analysing the students’ productions across verbal and visual modes (ie. script writing and dubbing an excerpt of an animation film, interviews, news reports, drawings, the creation and recitation of poems…). Future activities are on the table, meaning that the School of Education’s commitment to feeding the students’ creativity has shown promising results. Creativity in Portuguese classes is not a guarantee of success but it certainly is food for thought.
- Histórias e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância.Publication . Matos, Isabel Aires; Pacheco Figueiredo, Maria; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosNuma unidade curricular da formação inicial de educadores de infância que corporiza parte da componente Área da Docência, encontramo-nos a desenvolver um projeto multidisciplinar que pretende contribuir para a utilização pedagogicamente relevante e intencional de Literatura para a Infância na área da Matemática. A partir da investigação disponível, sistematizámos argumentos sobre a utilização de Literatura para a Infância como ponto de partida para o trabalho com crianças nas diferentes áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar e construímos uma estrutura de análise do potencial de livros para a promoção de aprendizagens em áreas de conteúdo específicas. Os alunos analisaram livros, selecionados com critérios respeitantes à sua qualidade estética - literária e pictórica, com base nessa estrutura de análise e selecionaram um livro para construírem uma proposta de exploração didática focada nos conceitos matemáticos relevantes identificados. As propostas foram posteriormente implementadas em contexto de estágio em jardim de infância, com crianças dos 3 aos 6 anos. Neste artigo, apresentamos a estrutura de análise construída para apoiar a seleção de livros e a construção de propostas de exploração, focada nas ideias matemáticas presentes nos livros. Para a sua discussão, utilizaremos exemplos extraídos da análise de conteúdo qualitativa dos trabalhos realizados em contexto de sala de aula no ensino superior e em jardins de infância pela turma de 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Discutimos, ainda, o conhecimento de conteúdo necessário para responder à forma como as crianças se apropriam e interpretam as ideias matematicamente presentes em livros que não foram especialmente escritos tendo em vista a aprendizagem nessa área.
- Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaPublication . Simões, Daniel; Carvalho, Marta; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel AiresA criatividade está relacionada com o encontrar de visões ou de soluções originais para determinadas circunstâncias e problemas. A criatividade é também aquilo que associamos à literatura, nomeadamente ao género da banda desenhada (BD). Alguma desta banda desenhada tem uma natureza humorística e incide sobre o tema da Matemática. Nesta comunicação dá-se atenção a este tipo de literatura e procura-se compreender as suas potencialidades para ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais da escolaridade.
- Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aulaPublication . Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo; Delplancq, VéroniqueEste livro, Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula, surge no âmbito do projeto de investigação HUMAT (Humor in Mathematics Teaching), desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade de Mendoza (Argentina), com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal) e CI&DETS. O projeto assume duas ideias fundamentais. Por um lado, assume a importância que o humor tem na criação de um ambiente de aprendizagem que pode impulsionar a motivação para aprender Matemática. Por outro lado, assume que a compreensão do humor e a aprendizagem da Matemática são duas atividades que exigem boa capacidade de raciocínio. Admite ainda que o ensino exploratório da Matemática, baseado no trabalho dos alunos com tarefas matemáticas desafiantes, tem um elevado potencial para a aprendizagem. Nesta medida, surge este livro de tarefas matemáticas de cunho humorístico, que procuram cumprir estas duas funções, ou seja, predispor os alunos para aprender e levá-los a raciocinar sobre situações humorísticas que envolvem conceitos matemáticos.
- "It’s a Thing to Measure Things”: Learning about Measurement in Early Childhood Teacher Education in PortugalPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Matos, Isabel AiresA Lesson Study (Lewis, 2002) about length measurement in Early Childhood Education was developed collaboratively by students in initial Early Childhood Teacher Education as part of their practicum. Although Lesson Studies are commonly used for in-service teacher education, there are studies that consider it for initial teacher education (Baptista, Conceição, & Ponte, 2020; Bjuland & Mosvold, 2015; Cajkler & Wood, 2016; Fernández, 2010; Leavy & Hourigan, 2016; Marble, 2012; Merichelli & Curi, 2016). An essential dimension in the education of future teachers is the development of their ability to learn from pedagogical practice, and Lesson Studies have the potential to serve as a context for this process (Cohan & Honigsfeld, 2007; Sims & Walsh, 2009). The students from the Master's Degree in Early Childhood and Primary Education were organized into three groups. Each group included four students that were placed in different Early Childhood Education (ECE) settings and, therefore, worked daily with up to 25 children from 3 to 6 years old. All groups planned together. The same “Lesson” was developed in three ECE settings and data was collected so it could be discussed in terms of: a) children’s knowledge about measurement revealed in actions and discourse, and b) features of the planning that were aligned with ECE Pedagogy. The second cycle of planning, implementation in the other three settings, and reflection was developed after the analysis and discussion of cyle 1. After the second cycle, reports were prepared by each group. The planning was based on listening to children as well as on valuing play as a means to understand children's knowledge and experiences. These principles are coherent with the perspective on Mathematics and its Didactics reflected in the Portuguese Curricular Guidelines for Early Childhood Education (Ministry of Education, 2016) and offer children opportunities for meaningful learning (Thiel, Severina, & Perry, 2020). Methodologically, the Guidelines take as a starting point the interests, experiences, and daily life of the children. The teacher should find ways to observe and reflect on those, and then offer diverse and challenging experiences and help children to reflect and discuss them to support the construction of mathematical ideas. In terms of content and learning expectations, the Guidelines present four blocks for mathematics: numbers and operations; data organization and analysis; geometry and measurement; and interest and curiosity in Mathematics. In this paper, we present results from the data recorded in the reports prepared by the students: participant observation records of the 125 children (corresponding to 6 groups) during the activities. The planning started with making available length measurement tools so children could play freely and then, after a large group conversation, it was suggested that children use the tools in role-playing situations connected to real-life situations. Children focused primarily on measuring as finding a result and measuring as an action associated with jobs or professionals. Most children mentioned home as the context where the tools were familiar. The diversity of experiences highlights the importance of home-school communication for mathematics (Bishop, 2016) and the relevance of play as an arena for children's complex understandings to be shared. Strict didactical sequences for measuring were perceived as disregarding that complexity.
- A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidadePublication . Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloO desiderato da escola inclusiva, equitativa e democrática, bem como o eixo de ação dedicado à educação inclusiva do Quadro Estratégico para a Educação e a Formação para 2020 trazem desafios que se colocam às políticas e práticas educativas corroboradas, também, no Relatório Conjunto da Comissão Europeia e dos Países Membros da União Europeia (2014). A sociedade de conhecimento dificilmente se poderá desligar deste modelo de educação inclusiva, com ela partilhando espaços e tensões que implicam a adaptação de conteúdos curriculares e a (re)criação de instrumentos didáticos. Ainda que o acesso à informação seja mais democrático, rápido e instantâneo, tal inibe o domínio de um assunto com profundidade, bem como a construção de redes de intertextualidades ou de representações mentais. A profundidade, a velocidade, a consistência e a densidade com que se tece o conhecimento e como este se mobiliza são algumas das características apontadas às crianças sobredotadas e talentosas, cujo desempenho e performance poderão ser descritos como extraordinários. Não obstante a prematuridade da investigação no espaço educativo, cabe à escola para todos abrir espaço a crianças precoces e com capacidades acima da média, bem como abrir caminho à reflexão sobre as suas capacidades e talentos. Neste contexto, capitalizar as capacidades das crianças sobredotadas ou talentosas é, também, um objetivo da educação inclusiva. Propomos, nesta comunicação, fazer o relato de experiências levadas a cabo, entre os anos de 2013 e 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) a partir de uma parceria desenvolvida com um agrupamento de escolas (AEN) do mesmo distrito. Convidada para a operacionalização do Programa Investir na Capacidade (PIC), a participação e envolvimento da ESEV implicaram a conceção e a implementação de um programa de atividades que redimensionam a Língua Portuguesa como espaço de reflexão e como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade. A abordagem deste programa de atividades privilegiou o envolvimento dos alunos em tarefas de enriquecimento de conteúdos, pelo acesso a tópicos não abordados no currículo, e pelo facto de se implicarem de forma mais profunda do que a que ocorreria no quotidiano, meta almejada pelo PIC. Tendo como objetivo desenvolver as capacidades de um grupo de alunos do ensino básico, propomo-nos a: a. apresentar as atividades inseridas nos domínios de Criatividade e Comunicação, realizadas com alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos; b. refletir sobre a forma como os alunos desenvolveram as suas capacidades, a partir das diversas dimensões da Língua Portuguesa na resolução de problemas. Como principais resultados evidenciados, salientamos a ampliação do capital lexical nas suas múltiplas dimensões e mobilização para diferentes contextos semântico-pragmáticos; a otimização de estratégias de seleção e organização de informação oral e escrita em diferentes suportes; a exploração e desenvolvimento de estratégias de planificação e o redimensionamento das redes de intertextualidades autorizadas pela exploração estética e semântica de textos de literatura para a infância.