Browsing by Author "Pereira, Antonino"
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- A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da BeiraPublication . Silva, Carla; Pereira, AntoninoÉ extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
- Art and the creative process in education for engineers: a study focused on UTFPR, BrazilPublication . Auzani, Adriana; Silva, Levi Leonido; Morgado, Elsa Maria; Pereira, AntoninoEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
- Art Education: Two Decades of Creation, Evaluation and Application of an Interdisciplinary Method of Artistic LiteracyPublication . Leonido, Levi; Pereira, Antonino; Mendes, Liliana; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielThe Interdisciplinary Method of Musical Literacy, Education and Artistic Awareness (MILMESA) is developed and applied essentially in higher education (artistic, cultural and teacher training courses), promoting effective endogenous (interarts) and exogenous interconnection (artistic and other non-artistic areas) of an inter and pluridisciplinary matrix, as well as assuming itself as a privileged vehicle of relationship and extension to the community in the frame of the making of artistic-cultural and pedagogical-didactic events in the European, Luso-Brazilian, Luso-African and Hispanic American territories. It was created, tested and evaluated in five consecutive quadrennia (2002–2023), being regularly adapted, adapted and added to according to the observed realities, evolving into the deepening of new concepts and models of intervention in these domains (e.g., Expressive and Proximal Didactics). Using the ethnographic method and the case study, and having the source of data collection as the document analysis of written and iconographic or visual sources (n = 1386) and participant observation, this study aimed to describe and analyse the application and evolution of MILMESA in terms of education and extension to the community. It was concluded that there was a need to promote, with greater regularity and scope, greater technological interaction via digital platforms and social networks, within the framework of the participation of external specialists (e-DEP) and the very experience of MILMESA’s experiences and initiatives, giving it a more meaningful and participatory range.
- Artistic-Cultural Perspectives in Technical-Professional Training at UTFPR-BrazilPublication . Auzani, Adriana Santos; Fernandes da Silva, Levi Leonido; Pereira, Antonino; Morgado, Maria GabrielIn this research, we intend to study the role of art in the creative process, in engineering courses at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, as a technological innovation factor. This qualitative research is characterised as a method for adopting a naturalistic and descriptive perspective. The sample is composed of students and graduates (10); teachers, coordinators and directors of Education of the Pato Branco Campus (10); Dean (1); Entrepreneurs (4). In the analysis and discussion of results from semi-structured interviews, we opted for Content Analysis, having in perspective the Theory of Social Representations of Moscovici (1978). Among the main conclusions, we highlight the valorisation of creative, interpersonal and communicative skills as fundamental competences in the formation of an engineer. It is also highlighted that the role of art in engineering can enhance creativity and constitute a factor of technological innovation. This can promote the imagination and the capacity for necessary and fundamental abstraction in the design of engineering projects and the communicational plan. The integration of art in formal training, at the moment, does not constitute an institutional option, nor does it contribute to a significant dialogical relationship between curricular activities and extracurricular artistic activities.
- Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.Publication . Santos, Ricardo; Pereira, AntoninoOs alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua
- O contributo do associativismo para a valorização da Educação Física no Estado do Ceará –BrasilPublication . Alencar, Dioniso; Leitão, José; Oliveira, António; Lima, Danilo; Pereira, AntoninoDurante o percurso de criação dos primeiros cursos de Educação Física no Estado do Ceará - Brasil e da expansão da intervenção profissional surge a necessidade dos Professores de Educação Física se organizarem em associações, surgindo o associativismo na Educação Física do Estado do Ceará. O objeto de estudo desta pesquisa foram as Associações de Professores/Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, bem como os indivíduos que integraram ou ainda integram tais organizações, assim o objetivo deste estudo foi conhecer o percurso evolutivo da Educação Física no Ceará no que tange ao contributo do associativismo para a valorização profissional. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa documental e à realização de 24 entrevistas com componentes dessas organizações. Os resultados apontam que o associativismo da Educação Física no Ceará valorizou a profissão, pois, no que concerne ao desenvolvimento, valorização e prestígio social da profissão, os resultados mostram a “valorização profissional e o reconhecimento por parte da sociedade” como os aspectos mais evidenciados. Em relação aos principais obstáculos e constrangimentos sentidos por esses profissionais, “a falta de reconhecimento da profissão por parte dos profissionais e da sociedade, bem como a desvalorização profissional” foram pontos mais destacados. No que se refere à existência de diálogo nas questões relacionadas a esses aspectos entre essas organizações, a maioria apontou positivamente para essa situação. A “valorização profissional” destacou-se entre as respostas quanto aos objetivos que levaram os profissionais a se organizarem em entidades classistas.
- Determinantes para a excelência na Orientação: as representações de treinadores e atletas de elitePublication . Celestino, Tadeu; Leitão, José; Pereira, AntoninoThe understanding of sport excellence has always provided an intense debate about the underlying factors. However, in sport orienteering, research in the field of excellence has been scarce. This study sought to identify the determining factors in the acquisition, development, and maintenance of excellence in orienteering. Developed under the qualitative analysis, semi-structured interviews were applied to a group of ten elite Iberian coaches and a group of fourteen elite athletes from the national teams of Switzerland, Norway, Denmark, France, Italy, Bulgaria, Romania, and Latvia. The results identify that, similarly, coaches and athletes consider secondary factors associated with socio-contextual aspects, such as family, friends / peers and coaches, and sociocultural aspects as the major determinants determining orienteering excellence. On the other hand, they recognize that among the primary factors, psychological factors and sports preparation are the main variables that directly influence performance of excellence. They also stress the need for interaction between the various factors for the acquisition, development, and maintenance of excellence in orienteering. Supported by these results, we may conclude that excellence in orientation presents a multidimensional matrix and its effective implementation is determined by the succe.
- Educação Física, Lazer e Multiculturalismo: sentidos e desafios.Publication . Pereira, Antonino; Isayama, Helder; Silveira, Luisa; Cunha, CamiloExistem diversos documentos internacionais e autores de referência que sublinham o papel da Educação Física, Lazer e Desporto na promoção do multiculturalismo. Porém, verifica-se que existem ainda muitas situações onde tais recomendações são ainda ignoradas ou então a sua concretização enfrenta muitos constrangimentos e dificuldades. Por outro lado, a pesquisa efetuada acerca desta temática é ainda muito reduzida. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca de perspetivas e abordagens do multiculturalismo no âmbito da Educação Física, Lazer e Desporto.
- Effects of theta-binaural beats auditory stimulation on creativity, psychological well-being and mood states of university students: Pilot studyPublication . Mendes, Liliana; Leonido, Levi; Pereira, Antonino; Morgado, Elsa GabrielThis study investigates the impact of theta-frequency binaural beats (BB) on creativity, mood, and psychological well-being in university students, addressing the growing interest and controversy surrounding this auditory stimulation technique. A quantitative, correlational, quasi-experimental design was employed, involving 26 university students aged 18–54 (96.2% female, 3.8% male). Participants listened to theta BB (6-Hz beat frequency on a 250 Hz carrier) for 20 minutes daily using the Binaural Beats App. Instruments included a sociodemographic questionnaire, the reduced Creative Personality Scale (EPC), the short Profile of Mood States Questionnaire (POMS), and the Psychological Well-Being Manifestation Scale (EMMBEP). Results revealed significant improvements in creativity, psychological well-being, and reduced total mood disturbance after exposure to theta BB. Significant differences in total mood disturbance across assessment moments highlighted the intervention's time-sensitive benefits. The study highlights the potential of theta-frequency BB to enhance psychological well-being, mood, and creativity among university students. These findings contribute to the growing body of evidence supporting the utility of BB as a non-invasive tool for improving mental and emotional states. Theta BB may serve as an accessible and cost-effective method for promoting mental health and fostering creativity in educational and therapeutic settings.
- Elite coaches views on factors contributing to excellence in orienteeringPublication . Celestino, Tadeu; Leitão, José; Sarmento, Hugo; Routen, Ash; Pereira, AntoninoIn the sport of orienteering, the studies in the context of sporting excellence are still scarce. Investigations carried out to date have been focused on the isolated analysis of specific factors contributing to excellence. The aim of this study therefore was to identify factors that coaches consider most prevalent in the development and maintenance of excellence in this sport. Ten elite level Portuguese and Spanish orienteering coaches completed semi-structured interviews and data were analysed using content analysis. Results showed coaches placed great emphasis on a set of personal factors, designated as primary influencing factors, including psychological attributes, sports preparation and genetic factors. Coaches also identified environmental factors that exert a secondary influence, with particular emphasis on the family, the sociocultural aspects and peer and friendship groups. Finally, elite coaches recognized the need of interaction and interconnection between these primary and secondary influencing factors for the development and maintenance of excellence in orienteering.