RE - Número 42 - Junho de 2012
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- Projeto Industrial de uma Unidade de Produção de Compota de Morango e MalaguetaPublication . Guiné, RaquelEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Engenharia das Indústrias Agro-Alimentares da Escola Superior Agrária de Viseu na unidade curricular de Seminário de Projeto, e tem por objetivo fazer um estudo para a implementação de uma indústria de produção de compota de morango com malagueta, que pretende produzir 3.000 kg/dia, num único lote. O trabalho inclui o estudo do processo, projeto de equipamento, implantação fabril, tratamento de efluentes e estudo económico.
- Projeto de uma Indústria de Processamento de Néctares de Maçã e de PeraPublication . Guiné, RaquelNo âmbito da disciplina de Seminário de Projeto do curso de Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agro-Alimentares da Escola Superior Agrária de Viseu, apresenta-se um extrato do trabalho realizado com vista ao projeto de uma unidade industrial de processamento de néctares de maçã e pêra. O estudo envolveu, entre outros, o estudo do processamento, o projeto de equipamento, a definição do layout fabril, o cálculo do investimento inicial e uma avaliação económica de viabilidade do projeto. Mediante os resultados obtidos para a projeção de uma empresa com estas características, prevê-se que o investimento seja recuperado antes de decorridos 10 anos.
- Obesidade Infantil: Estudo em Crianças num ATLPublication . Pereira, Paulo Almeida; Lopes, Liliana CorreiaA obesidade infantil apresenta uma tendência crescente, devido essencialmente aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Por isso, é cada vez mais relevante determinar as causas e consequências deste fenómeno. Procede-se ao enquadramento, em termos teóricos, do conceito de obesidade infantil e da sua relação com os fatores de risco/proteção, como os hábitos alimentares, a atividade física e o sedentarismo, procurando fazer a ligação entre o que se passa em casa e na escola. Define-se brevemente o enquadramento metodológico, a partir da caracterização da população em estudo – crianças que frequentam Atividade de Ocupação de Tempo Livre (ATL) –, com idades entre os 6 e os 10 anos, até à definição de objetivos e hipóteses a analisar, bem como o instrumento de recolha de informação apropriado para atingir esses objectivos. A análise dos dados recolhidos permite estudar a relação entre os hábitos alimentares, a atividade física e o sedentarismo com a obesidade infantil observada na amostra, verificando-se que as crianças com obesidade almoçam mais na escola e menos em casa, vão mais a locais com fast-food, comem menos vegetais e menos vezes sopa, mas também consomem menos doces; não há uma relação entre os hábitos de atividade física e a obesidade, e, quanto à relação entre as atividades sedentárias e a obesidade, observa-se o contrário do esperado, sendo a prática das atividades sedentárias inferior para as crianças que apresentam níveis de obesidade.
- A Modelagem Matemática Aplicada às Questões Ambientais: Uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão de riosPublication . Peneireiro, Júlio César; Ferreira, Denise Helena LombardoA presente pesquisa tem como meta usar a modelagem matemática como uma estratégia para abordagem de problemas do meio ambiente, empregando conteúdos matemáticos e estatísticos, além dos recursos da informática, para identificar possíveis tendências nos índices de precipitações pluviométricas e de vazões em alguns rios distribuídos pelo Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto, emprega-se a estatística paramétrica com aplicação da análise de regressão, além da estatística não paramétrica por meio dos testes de Mann-Kendall e de Pettitt. Todas as atividades foram desenvolvidas em um ambiente extra-classe com a participação de um grupo de estudantes universitários. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa surgiram várias questões, gerando discussões e reflexões a respeito dos conteúdos utilizados, implicando em interpretações relacionadas aos problemas ambientais.
- Comportamentos táticos no jogo de Futsal: Os Princípios do JogoPublication . Bravo, Luís; Oliveira, Maria TeresaÉ objetivo do presente artigo caracterizar o jogo de Futsal no escalão de Infantis Masculinos do Desporto Escolar, tendo em conta os princípios de jogo ofensivo e defensivo, assim como a localização e o resultado das ações ofensivas e defensivas. Foram avaliados 48 jogadores de Futsal. Os jogadores executaram 1452 ações táticas, sendo 714 ações táticas ofensivas e 738 ações táticas defensivas. O instrumento utilizado no estudo foi uma adaptação do teste “GR3-3GR”, que permite avaliar as ações táticas desempenhadas por cada um dos jogadores participantes, de acordo com dez princípios táticos do jogo, a localização da ação no campo de jogo e o resultado da ação. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS for Windows. Para aferir a fiabilidade intra-avaliador recorreu-se ao teste de Kappa de Cohen. Os resultados na comparação da posição dos jogadores no terreno de jogo demonstram que, em situação ofensiva, os defesas efetuam mais ações associadas aos princípios “Unidade Ofensiva” e “Espaço”, enquanto que os avançados efetuam mais ações associadas aos princípios de “Cobertura Ofensiva”, “Penetração” e “Mobilidade”. Em situação defensiva, os defesas efetuam mais ações associadas aos princípios “Concentração”, “Cobertura Defensiva” e “Equilíbrio”, enquanto os avançados efetuam mais ações associadas aos princípios de “Unidade Defensiva” e “Contenção”.
- Da Responsabilidade Infinita. Uma visão sobre o Código Deontológico da Associação Portuguesa de Gestores do Património CulturalPublication . Guimarães, Anabela de JesusA Ética e a Deontologia estão transversalmente presentes nas atividades humanas. Os gregos antigos, os romanos, enfim na civilização clássica, tinham preocupações desta índole cuja pretensão era a de conduzir as suas vidas no rumo do bem e da boa conduta. A evolução conceptual de ética é filha dos diversos momentos históricos, das diversas culturas. A teorização à sua volta tem envolvido vários pensadores e filósofos. Cada um com uma visão particular sobre as suas implicâncias na vida, na praxis humana. As profissões, diversas, têm, na maioria dos casos, o seu Código de Ética ou de Deontologia. Várias são as inspirações filosóficas que lhes subjazem. Neste artigo pretendemos refletir sobre a pertinência da Responsabilidade, inspirada por Emmanuel Levinas, no Código Deontológico da Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural.
- Exposição das Crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco em Casa e no CarroPublication . Precioso, José; Araújo, Ana Carolina; Machado, José; Samorinha, Catarina; Becoña, Elisardo; Ravara, Sofia Belo; Vitória, Paulo; Rosas, Manuel; Bonito, Jorge; Antunes, HenedinaA exposição das crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) está associada a graves problemas para a sua saúde, tais como maior risco de infeções agudas das vias aéreas inferiores, maior probabilidade de infeções respiratórias de repetição, risco acrescido de infeções nos ouvidos, indução e exacerbação de asma e enfisema pulmonar. A exposição ao FAT é especialmente grave para as crianças asmáticas. Esta exposição ocorre, na maioria dos casos, quando os pais e/ou outro convivente fumam no domicílio e/ou no carro. Objetivos: 1) Determinar a prevalência de crianças expostas ao FAT, em casa e no carro; 2) Determinar a prevalência de crianças asmáticas expostas ao FAT, em casa; 3) Caracterizar o comportamento tabágico dos pais e/ou outros conviventes em casa e no carro; 4) Identificar fatores sociodemográficos associados ao consumo de tabaco em casa. Metodologia: Estudo observacional descritivo transversal: aplicação de um questionário de auto-preenchimento a 513 alunos do 4.º ano de escolaridade (8-11 anos de idade) do Concelho de Braga no ano letivo de 2010/2011. Resultados: Estão expostas ao FAT: 27,5% das crianças em casa e 25,1% das crianças que usam o carro. Fumam em casa: 69,8% das mães e 56,8% dos pais fumadores. Fumar em casa é mais frequente nos pais com menor nível socioeconómico (p < 0,01). Conclusão: A exposição das crianças ao FAT é elevada. Os pais/mães fumam frequentemente em casa e no carro, o que justifica uma intervenção preventiva eficaz, que deverá ser uma prioridade de educação para a saúde, na escola e por parte dos profissionais de saúde
- A Matemática através da Arte de M. C. EscherPublication . Sampaio, PatríciaA Matemática sempre caminhou ao lado da Arte. A criatividade, a beleza e o dinamismo são algumas das qualidades que associamos à Arte, mas também à Matemática. A obra de M. C. Escher é mais um exemplo de como as imagens (Arte) podem limar o entendimento de temas complexos da Matemática. A obra deste artista pode ser dividida em quatro períodos diferentes: “paisagens”, “metamorfoses”, “gravuras subordinadas à perspetiva” e “aproximação ao infinito”, destacando-se os últimos três numa fase da sua vida após 1937. Apresenta-se uma pequena descrição de cada um destes períodos da sua vida e como se relacionam com a Matemática.
- O Aluno com Paralisia Cerebral em Contexto Educativo: Diferenciação de metodologias e estratégiasPublication . Martins, Catarina; Leitão, LetíciaO modelo de Educação Inclusiva, atualmente implementado e defendido pelas organizações internacionais, pressupõe um único sistema educacional para TODOS os alunos, partindo da aceitação das diferenças individuais e da valorização da diversidade humana, como potenciadores de capacidades num mesmo processo educacional. A Educação Inclusiva não abrange somente crianças/jovens com deficiências, mas alarga a sua intervenção a todos os que, temporária ou permanentemente, apresentem necessidades especiais. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter motor, especialmente Paralisia Cerebral, inseridos no ensino regular, pela especificidade das manifestações apresentadas e das significativas limitações ao nível da atividade e da participação, beneficiarão com a implementação de medidas educativas que diminuam a sua situação de desvantagem e promovam o desenvolvimento das suas potencialidades, recorrendo a metodologias e estratégias facilitadoras do seu desenvolvimento global, que abordaremos numa breve revisão da literatura.
- Sucesso Escolar e Inteligência EmocionalPublication . Silva, Daniel Marques; Duarte, João CarvalhoO Sucesso Escolar é uma temática de relevante interesse para estudantes, pais, professores e instituições escolares. Torna-se importante compreender os fatores que poderão influenciar o desempenho e o sucesso dos estudantes, nomeadamente dos que frequentam o ensino superior. Este estudo procura identificar o modo como a Inteligência Emocional (EI) se relaciona com o Sucesso Escolar nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV). Metodologia: A colheita de dados efetuou-se em Setembro de 2011, numa amostra de 287 estudantes e o tipo de estudo caracteriza-se como quantitativo não experimental, descritivo-correlacional, de corte transversal. Para a colheita de dados utilizámos um questionário de caracterização sócio demográfica e académica e uma escala de avaliação de Inteligência Emocional (EI) da autoria de Rego & Fernandes (2005) Resultados: O género, o estado civil, o tempo de deslocação até à escola e o possuir bolsa de estudo não influenciam o Sucesso Escolar dos estudantes. Verificámos que a idade e o semestre que os estudantes frequentam têm influência sobre os resultados escolares. Os fatores da escala da Inteligência Emocional exercem influência sobre o Sucesso Escolar. Conclusão: Os resultados encontrados neste estudo convidam a uma reflexão sobre a implementação de estratégias que permitam desenvolver nos estudantes a inteligência emocional, de forma a melhorar globalmente o sucesso escolar e, de modo especial, na vertente do ensino clínico.