ESTGV - DEC - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Ventilação Natural em Edifícios de Habitação - Caracterização dos SistemasPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoAs recomendações técnicas sobre ventilação existentes em vários países propõem taxas médias de uma renovação horária nos compartimentos principais (quartos e salas) e quatro renovações por hora nos compartimentos de serviço (cozinhas e instalações sanitárias). Admite-se que estas taxas não estejam a ser satisfeitas em grande parte dos edifícios de habitação construídos recentemente em Portugal. A adopção de sistemas de “ventilação geral e permanente” é fundamental. Com o objectivo de realizar um levantamento que caracterizasse os sistemas de ventilação dos edifícios de habitação em construção na Primavera de 2000, realizou-se um inquérito que incidiu sobre um universo de 6 700 empresas do sector da Construção Civil na Região Norte, apresentando se neste artigo as principais conclusões desse estudo.
- Modelos Preditivos para Ventilação NaturalPublication . Pinto, Manuel; Silva, Fernando; Freitas, VascoA noção de desenvolvimento implica necessariamente a melhoria das condições de vida das populações, ou seja, conforto entendido em sentido lato incluindo, por exemplo, a Qualidade do Ar Interior. O recurso a sistemas AVAC para garantir as condições de conforto tem algumas desvantagens, nomeadamente o recurso a energias primárias finitas. Está hoje generalizada a ideia de que a Energia e o Ambiente são bens que têm de ser geridos e utilizados com os cuidados devidos ao que é finito. No sentido de incrementar o recurso a energias renováveis, infinitas por definição e não poluentes, apresentam-se no presente artigo modelos preditivos para ventilação natural que recorrem a duas fontes: as diferenças de temperatura exterior-interior e o vento. Estes modelos podem ser usados na fase de concepção arquitectónica para prever as renovações horárias devido à existência de aberturas na envolvente de edifícios, por exemplo em edifícios de serviços ou comerciais.
- Qualidade do Ambiente Interior em Edifícios de HabitaçãoPublication . Pinto, Manuel; Viegas, João; Freitas, VascoFazia parte dos hábitos quotidianos dos portugueses a necessidade de abrir janelas para proceder à ventilação dos edifícios. Contudo, as preocupações com os consumos de energia, as alterações do modo de vida das pessoas (as famílias encontram-se ausentes da habitação durante grande parte do dia) e a utilização de caixilharias de melhor qualidade, com menor permeabilidade ao ar, conduziram à diminuição drástica das renovações horárias de ar aumentando o risco de condensações, bem como reduziram a qualidade do ar interior. A humidade é uma das principais causas das patologias dos edifícios e da degradação dos elementos de construção, nomeadamente através dos fenómenos de condensação. Frequentemente as condensações resultam de uma concepção inadequada da envolvente: incorrecto tratamento das pontes térmicas, insuficiente isolamento térmico, ventilação reduzida e não homogénea dos espaços das habitações e aquecimento muitas vezes insuficiente ou inexistente. O ambiente interior dos edifícios é contaminado por substâncias que resultam da utilização corrente desses espaços ou que são emanadas pelos materiais que integram os edifícios (admitindo que o ar exterior não é fonte de poluição). Essas substâncias, dependendo das suas características e da sua concentração, podem ter efeitos sobre o bem-estar dos ocupantes, que vão desde a sensação ligeira de mal-estar, originar doenças graves ou mesmo a morte, como no caso de intoxicações por monóxido de carbono. A publicação da recente regulamentação portuguesa na área da térmica de edifícios e qualidade do ar na qual são definidas condições de referência da temperatura do ar e da humidade relativa, valores mínimos de renovações horárias, coeficientes de transmissão térmica máximos admissíveis dos elementos da envolvente e valores máximos das concentrações de poluentes do ar interior, veio incrementar, por exemplo, os níveis de exigência relativamente ao comportamento higrotérmico da envolvente dos edifícios e as condições de ventilação do ar interior. Pretende-se com este artigo enfatizar que só uma visão integradora da temática em causa - comportamento higrotérmico e qualidade do ar - poderá contribuir para a resolução dos problemas anteriormente referidos.
- Sistemas de Ventilação Natural/Mistos em Edifícios de Habitação. Implicações ConstrutivasPublication . Freitas, Vasco; Pinto, Manuel; Guimarães, AnaA eficiência energética dos edifícios é uma preocupação comum dos países da União Europeia tendo em atenção os compromissos do protocolo de Quioto, a dependência energética da Europa e o carácter limitado dos combustíveis fosseis. Caminha-se para a limitação dos consumos de energia e para a certificação energética de todos os edifícios ou fracções. A ventilação, se por um lado constitui uma parcela significativa das perdas térmicas, no período de Inverno, o que conduz a uma necessidade de minimizar os caudais, por outro, é absolutamente necessária para assegurar caudais que garantam a qualidade do ar interior, a segurança dos utilizadores e o controlo dos riscos de condensações. A prática construtiva corrente tem evoluído no sentido de se melhorar a permeabilidade ao ar das caixilharias e da instalação de dispositivos nas cozinhas e instalações sanitárias que, muitas vezes, não garantem o número mínimo de renovações de ar necessárias. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre as exigências de conforto higrotérmico e sua ligação com a ventilação, bem como sobre as implicações construtivas da implementação de sistemas de ventilação natural/mistos em edifícios de habitação.
- Reabilitação de edifícios escolares: avaliação do desempenho higrotérmico em serviço e exigências regulamentaresPublication . Freitas, Vasco Peixoto de; Almeida, Ricardo
- Caracterização Experimental de um Sistema de Ventilação Misto em Edifícios de HabitaçãoPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoDevido à variação de factores naturais, nomeadamente a direcção e a velocidade do vento e a flutuação da temperatura, os sistemas de ventilação natural nem sempre permitem assegurar as taxas de renovação horária ideais. Para isso consideramos fundamental caracterizar o funcionamento de um sistema de ventilação misto (entradas de ar auto-reguláveis nos quartos e salas, extracção natural nas instalações sanitárias e exaustão mecânica na cozinha) que poderá contribuir para uma estratégia de ventilação de grande interesse. O estudo pretende avaliar qual a melhor constituição de um sistema misto de ventilação e definir regras construtivas a implementar de modo a permitirem alcançar as renovações horárias preconizadas na normalização e regulamentação portuguesa.
- Air permeability measurements of dwellings and building components in PortugalPublication . Pinto, Manuel; Viegas, João; Freitas, VascoVentilation represents a significant part of heat loss in winter, leading to the need to minimize airflow. However, it is absolutely necessary to ensure indoor air quality and the safety of the users and to control the risk of condensation. Ventilation is responsible on average for 30%e40% of energy consumption in air conditioning in Western European buildings. There is great variability in air change rates (ACH [h 1]) from country to country and the minimum value takes into account comfort, sensory and hygrothermal criteria. In Portugal improvements have been made in the air permeability of window frames, but despite the improvements also made in installing mechanical extraction ventilation devices in kitchens and toilets, these often do not guarantee the minimum number of air change rates required. Air permeability tests were recently carried out in five flats with identical construction characteristics, in the same building, with the aim of characterizing the air permeability of buildings and components, in Portugal. These data are particularly useful for improving the design of building components (e.g., windows and roller shutter boxes) and to perform simulations with reliable data.
- Capacity of normal and turbo-roundabouts: comparative analysisPublication . Vasconcelos, Luís; Silva, Ana Bastos; Seco, ÁlvaroWhile researchers agree as to the safety benefits of turbo roundabouts, their improvements in terms of capacity and delay remain open to discussion. This is mostly because previous research is based on capacity models that do not fully describe the complex interactions between the traffic streams on multilane roundabouts. This paper proposes a procedure to calculate capacity based on gap-acceptance theory. It addresses the limitations mentioned by accounting for usually disregarded effects such as the dynamic choice of the entry lane and unequal allocation of traffic in the circulatory lanes. Capacities were calculated for a wide range of demand scenarios and it has been shown that only under demand scenarios that are very specific and uncommon in real world networks, associated with very high percentages of rightturning entry traffic, can a standard turbo roundabout be expected to provide more capacity than the equivalent two-lane roundabout. It has also been shown that two lane roundabouts can normally be expected to provide capacities 20 to 30% above those of comparable turbo roundabouts.
- Estimating the Parameters of Cowan’s M3 Headway Distribution for Roundabout Capacity AnalysesPublication . Vasconcelos, Luís; Silva, Ana Bastos; Seco, Álvaro; Silva, João PedroCapacity models based on the gap acceptance theory are widely used in unsignalised intersections and roundabout capacity analysis. These models are based on the statistical distribution of major vehicle headways. In this field, Cowan’s M3 distribution is usually recognized as the most adequate, but the estimation of its parameters is not trivial. In this paper, the main estimation methods are reviewed and a new method (Simultaneous Numerical Estimation – SNE) is proposed. The SNE method was used to develop a calibrated relation between parameters, using field data collected in Portuguese roads and roundabouts. It was determined that the new formula improves capacity estimates, either in one-lane or in two-lane roundabouts. The paper also addresses the importance of each input variable and parameter in the resulting capacity model, through a sensitivity analyses.
- Comparison of procedures to estimate critical headways at roundaboutsPublication . Vasconcelos, Luís; Seco, Álvaro; Silva, Ana BastosThe capacity analysis of roundabouts in Portugal is mostly done using the UK regression method. Due to its empirical and non-explanatory nature, this method has some limitations, particularly for studying innovative layouts, which has recently motivated research in Portugal into the use of capacity methods based on gap-acceptance theory. This paper describes the results of a related project: the estimation of critical headways and follow-up times at Portuguese roundabouts. For this study, gap-acceptance data were collected at six roundabouts, in two cities, and used to estimate the parameters at each entry, for the left and right entry lanes independently. Several estimation methods were used (Siegloch, Raff, Wu, Maximum Likelihood and Logit). The results have revealed important specificities of the methods that have significant effects on the results and therefore on the capacity estimate exercises. The comparison of the estimates with reference values from several countries indicates significant differences, suggesting the existence of relevant driving style differences, which implies that locally calibrated, country-specific, parameters are required for capacity calculations.