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- Gestão de Organizações SociaisPublication . Marques Dos Santos, PaulaDesempenhar, atualmente, funções de gestão/direção de uma organização da economia social é um grande desafio, dada a necessidade de garantir a sustentabilidade organizacional, sem esquecer o fim dessas mesmas organizações, que consiste na satisfação das necessidades sociais dos seus clientes – os cidadãos. Esse desafio exige a preparação das direções e direções técnicas em diversas áreas do saber, compreendendo as exigências específicas de cada área de atuação, garantindo a atualização do conhecimento e sabendo utilizar e implementar todas as ferramentas necessárias para que a organização funcione em uníssono e de acordo com objetivos e metas comuns e partilhadas. Se até há bem pouco tempo, o funcionamento deste tipo de organizações era suportado, quase na íntegra, pelo financiamento público, atualmente esse financiamento é cada vez mais difícil e escasso, urgindo a procura de fontes de financiamento alternativas, além da gestão eficiente de todos os recursos ao dispor de cada organização, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Este manual prático é, por isso, um guia de apoio para todos os profissionais das OES que procurem desenvolver boas práticas na gestão das suas organizações, baseando a sua atuação num conhecimento concreto da realidade como suporte à tomada de decisões e à definição do caminho a percorrer para garantir a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo, bem como a qualidade e excelência dos serviços prestados aos diferentes tipos e segmentos de clientes, além de estabelecer relações duradouras e adequadas com todos os stakeholders. Procurámos apresentar uma abordagem pragmática de todos os temas, apoiada numa linguagem simples e clara, que permita a qualquer técnico ou quadro superior de uma OES compreender a informação analisada e utilizar as ferramentas e exemplos práticos para o suporte do seu trabalho e para a sua adaptação às necessidades e especificidades da organização em que colabora, facilitando, não só o diagnóstico, mas também o planeamento, implementação, monitorização e avaliação. Apesar do esforço para abordarmos diversas áreas e temas, de forma científica e à qual procurámos associar sempre exemplos práticos e ferramentas de apoio ao seu desenvolvimento e implementação no mundo real, este manual não consegue cobrir todos os assuntos ou áreas que suportem o trabalho exigido à gestão diária das OES. Consideramos, contudo, a pertinência deste suporte técnico, restando-nos pensar em futuras publicações que consigam associar a esta investigação outras abordagens e perspetivas científicas e técnicas.
- Social Media Engagement Through Video Advertising: Informativeness and Self Brand Connection as PredictorsPublication . Ferreira, Sónia; Santos, Sara; Santo, Pedro EspíritoThe evolution of social media has been great and people have been looking for more information on these networks. Globally, there are more than 4 billion active users on social networks who brands seek to attract their products and services. In this context, our investigation found factors that influence social media engagement: informativeness, self-brand connection and advertising stimulation. Through the literature review, a conceptual model was proposed that was later tested using PLS-SEM. Data were collected from 237 consumers and it was revealed that engagement in social media is explained by the variables identified by our model. Important contributions to the theory and management of the brand will be found in this investigation.
- The teaching experience of portuguese higher education professors during the covid-19 pandemic lockdown in PortugalPublication . Vítor Roque; Fátima Roque; Raposo, Rui; Morais, Nídia SaloméThe Coronavirus disease 2019 (COVID-19) is an infectious disease caused by severe acute espiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2), which was first identified in December 2019 and rapidly evolved into a global pandemic. A nation-wide state of emergency was declared in Portugal, and as a consequence, schools and universities suspended their classes to reduce the spread of SARS-CoV-2 infection. This suspension occurred in many countries besides Portugal, affecting an unprecedented number of students and professors. This pandemic's first wave meant that face-to-face classes temporarily almost disappeared, making online education an essential tool for the first time in history. Virtual learning environments are proven to be successful solutions at different education levels. The existence of digital learning platforms in higher education institutions was crucial for providing online classes and support for millions of students worldwide. It is impossible to think about what education would have been like during the pandemic's first wave if such platforms were not available. However, it is necessary to assess what was put into place through online learning and the perception of the ones involved in its activities, particularly the higher education professors.
- Online learning during covid-19 lockdown: a study regarding portuguese public higher education studentsPublication . Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui; Roque, Vítor; Roque, FátimaIn March 2020, the face-to-face presential model of higher education classes was suspended in Portugal due to the COVID-19 pandemic, which forced all educational institutions to shift to fully online learning solutions. This scenario posed enormous challenges to institutions, teachers, and students to allow the continuity of teaching activities in the period left for the conclusion of the 2nd semester of the academic year 2019/2020. The remaining of the semester attended from home due to the confinement measures, and typical classroom teaching models were not a viable solution. In this paper, we present some of the results gathered through a questionnaire covering several issues related to students' perceptions about their experience in a particular curricular unit during this period. The sample comprises 22 students attending the 2nd year of an undergraduate communication program during the second semester of the 2019/2020 academic year. The results obtained reveal that the students adapted well to the entirely at a distance e-learning modality. Many revealed that it was sometimes challenging to manage their own time because they were always at home in the same environment. The vast majority managed to overcome the difficulties of accessing specific software because Adobe allowed access to temporary licenses for education purposes. As to technical difficulties, only one student could not complete the proposed tasks within the defined deadlines on account of hardware problems. The majority referred to temporal flexibility as one of the positive aspects, mainly because they were not limited to the class's time slot and physical space.
- A excelência no desporto paralímpico brasileiro: um estudo de caso.Publication . Lima, Eduardo; Leitão, José Carlos; Alencar, Dioníso; Fillho, João Bosco; Pereira, AntoninoO desporto paralímpico possui realidades bem distintas e no Brasil, o esporte adaptado só despontou em nível de excelência, a partir das Paralimpíadas de Atenas (2004), onde através da mídia, permitiu mostrar que pessoas com deficiência tinham capacidade de vencer as barreiras da prática esportiva. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores subjacentes à excelência da natação paralímpica, partindo da análise do paratleta Carlos Alberto Lopes Maciel. Trata-se estudo etnográfico (história de vida) de abordagem qualitativa dos resultados, que se utilizou de entrevistas e pesquisa bibliográfica. Os resultados apontaram que quanto às contribuições para o desenvolvimento da excelência desportiva destacaram-se nos fatores intrínsecos: a automotivação, determinação e força de vontade, enquanto entre os fatores extrínsecos, evidenciaram-se: o apoio da família e de professores/técnicos, o treinamento específico, o apoio financeiro, os patrocínios, a infraestrutura para os treinos, os profissionais qualificados e o incentivo ao paradesporto. O preconceito social e incerteza financeira foram as principais barreiras e dificuldades enfrentadas pelo paratleta. Concluiu-se que o alcance e permanência em nível de excelência no desporto paralímpico depende da integração de fatores internos e externos que fazem parte da realidade pessoal e história de vida de cada paratleta.
- Módulo de Fidelização (Loyalties) – CRM Dynamics 365Publication . Cunha, Diogo Jerónimo Rebelo; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoIdentificar e reter os melhores clientes é uma tarefa importante para uma organização. Só assim é possível manter um crescimento sustentável e aumentar os lucros. Por esta razão faz sentido a aposta num sistema de CRM (Customer Relationship Management), uma vez que temos uma visão 360º sobre o nosso cliente (informação e interações). O Microsoft Dynamics 365 é a plataforma de software da Microsoft orientada para o cliente que disponibiliza uma alta flexibilidade, podendo ser customizada para gerir variados processos e monitorizar aspetos associados à performance do negócio. O objetivo deste projeto é implementar uma aplicação sob a plataforma de CRM Dynamics 365, que seja configurável para diversas áreas de negócio. Com esta aplicação é possível ajudar as empresas a manter e a tornar mais duradouros os relacionamentos para com os clientes, adquirir inputs valiosos sobre esses mesmos clientes e melhorar a experiência dos mesmos, através de iniciativas dinâmicas, diferenciadas e económicas, que os ajudem a confiar na empresa que “escolheram”. O tema do projeto a realizar será no âmbito da temática de Loyalty, orientado para todas as áreas de negócio, sejam elas com ou sem fins lucrativos. Exemplo dessas áreas são o comércio, a banca ou os seguros. Este sistema deverá cumprir determinados requisitos, sendo um deles o facto de permitir configurar campanhas passíveis de ser utilizadas quer em lojas físicas, quer em lojas virtuais. Exemplos dessas campanhas são: campanha de fidelização por pontos, campanha de fidelização por gastos em compras, campanha de fidelização por quantidades ou campanhas especiais para fins de semana. Outro requisito será aplicar os descontos com base nas campanhas em vigor, assim como aplicar o conceito de transação e upgrade/downgrade de categorias, possibilitar a adição de segmentação de campanhas e ainda construir dashboards para total monitorização dos detalhes de venda. O que é importante realçar é o facto do módulo de Loyalties ainda não existir por defeito no Dynamics 365, daí a necessidade de realização deste projeto. Para além do desenvolvimento desta aplicação, este projeto é ainda inovador pela complementaridade com a parte de Memberships, ou seja, atribuir determinados benefícios a indivíduos que sejam associados a uma determinada organização e que devido a esse facto se tornem leais a esta (Loyalties).
- Literacia em saúde e autocuidado na pessoa com diabetes mellitus tipo 2Publication . Costa, Catarina da Silva Santos; Dias, António MadureiraEnquadramento: A literacia em saúde é essencial para permitir a autocuidado e a tomada de decisão partilhada na pessoa com diabetes mellitus tipo 2. Uma limitada literacia em saúde nessas pessoas está associada a piores resultados na gestão da doença, autocuidado e adesão terapêutica. Objetivos: Para obter resposta à questão de investigação, delineou-se os seguintes objetivos específicos: determinar os níveis de literacia em saúde na pessoa com diabetes tipo 2; identificar o autocuidado da pessoa com diabetes tipo 2. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e de carácter descritivo-correlacional, recorrendo a uma amostra não probabilística por conveniência de pessoas com diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 2. Pessoas da sub-região de saúde da ARS Centro. O período de recolha de dados situar-se-á entre os meses de fevereiro e março de 2021. O instrumento de recolha de dados será um questionário ad hoc de caracterização sociodemográfica e clínica, variáveis relacionadas com o serviço de saúde, Questionário dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), Escala de atividades de autocuidado com a diabetes e o Questionário Europeu de Literacia para a Saúde HLS-EU-PT. Resultados: Pretende-se conhecer os níveis de literacia em saúde e a sua relação com o autocuidado na pessoa com diabetes mellitus tipo 2.
- Automação de testes e o impacto no desenvolvimento de softwarePublication . Lopes, Cátia Sousa; Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre deNos dias de hoje, são imensas as tarefas nas quais o software (SW) desempenha um papel crítico, o que, num futuro próximo, continuará a ser verificado, dada a exponencial utilização das Tecnologias de informação (TI). A capacidade de fidelização do utilizador define-se pela excelência do SW. Quanto menos falhas este tiver, maior será a probabilidade de conseguir fidelizar o utilizador. Para que essa situação seja possível, os testes são cruciais na etapa do desenvolvimento, uma vez que estes têm como principal propósito a identificação de erros. Atualmente, empresas ou pessoas individuais que desenvolvem SW já se deparam com um problema: o aumento da complexidade decorrente da adição de funcionalidades de forma exponencial. Tal, conduz a uma impossibilidade de testar todo o SW, de cada vez que é objeto de alguma alteração. Estas alterações podem provocar falhas em funcionalidades que já existiam há algum tempo e estavam estabelecidas como funcionalidades estáveis. Por esse motivo, eram apenas testadas as novas funcionalidades e alterações. Para tentar resolver este problema, uma boa abordagem seria apostar na implementação de testes automatizados, sem esquecer também a importância e necessidades dos testes manuais. Os testes automatizados, podem ser implementados com o objetivo de validar a aplicação, como um todo. Assim sendo, terão de ser definidos os testes core, de modo a detetar falhas quando existe alguma alteração ao SW. Desta forma, garante-se que uma funcionalidade, que não foi alterada continua a ter o comportamento desejável. Nos primórdios do desenvolvimento da automação de testes colocavam-se duas questões: “Como vamos executar estes testes?”; “É necessário o fator humano para realizar esta operação?”. Ora, tais questões têm já solução. Atualmente, não é necessário que um humano execute os testes automatizados que foram desenvolvidos, sendo que, a palavra “automatizados”, por si só, significa que, tais testes são executados sem intervenção humana. Este trabalho está inserido no âmbito de projeto final referente ao mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações, e tem como objetivo realizar uma análise sobre os testes automatizados e manuais, e os benefícios da automação no desenvolvimento de SW, permitindo selecionar quais as ferramentas que melhor se adequam num caso real. Foram validadas várias ferramentas, de modo a investigar se são efetivas para encontrar erros. O projeto foi desenvolvido na empresa SIBS, enquadrado na equipa do IPS - Instant Payments Solution (serviço de transferências instantâneas). Em termos práticos, este projeto está focado na implementação de uma bateria de testes automatizados de modo a encontrar falhas no SW. Assim é possível validar e corrigir os erros existentes no software, antes deste ser enviado para as equipas de validação. Para além disso, também vão ser avaliadas as melhores ferramentas a utilizar, para a realização dos testes automatizados, uma vez que cada projeto, contém necessidades diferenciadas, e nem todas as ferramentas se enquadram. Em suma, neste estudo foi desenvolvido um projeto de automação num âmbito real escolhendo a melhor ferramenta de automação das selecionadas Katalon Studio, Robot Framework, Protractor, Watir, tendo em conta as necessidades da empresa.
- Sistemas de recomendação para conteúdos de aplicações webPublication . Jerónimo, Margarida Isabel de Oliveira; Pinto, Filipe Marques da Silva CabralGrandes volumes de dados, referidos como Big Data, são gerados diariamente a uma taxa sem precedentes, a partir de fontes heterogéneas (e.g., meio ambiente, saúde, governo, redes sociais, marketing, transações financeiras). As novas tendências tecnológicas atuais, incluindo a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), a proliferação da Cloud Computing e a massificação dos dispositivos inteligentes (e.g., smartphones, smartwatches, dispositivos pervasivos e ubíquos), têm contribuído para esta explosão de dados. Como infraestrutura de suporte têm-se sistemas e aplicações distribuídos(as), públicos(as) e privados(as), interligados por redes de comunicação eletrónica de banda larga e elevado desempenho, normalmente com interface web. Os Sistemas de Recomendação são sistemas que procuram facilitar a penosa atividade de busca por conteúdo de interesse no Big Data. As principais funções dos Sistemas de Recomendação são a análise das diversas ações do utilizador do sistema. Com essa análise é possível extrair informações úteis para futuras predições, fornecendo recomendações de diferentes itens (e.g., sugestões de músicas, filmes, conteúdos de comércio eletrónico). Existem diferentes variantes nos sistemas de recomendação, nomeadamente, sistemas de filtragem colaborativa de classificações (ratings), filtragem baseada em conteúdo dos itens (e.g., descrição, características) ou de filtragem híbrida (que combinam as duas aproximações anteriores), tendo todos por objetivo a seleção de conteúdos de interesse tendo em conta os padrões de consumo dos utilizadores. O trabalho desenvolvido consistiu na implementação e validação de um protótipo de um Sistema de Recomendação de Conteúdos de Aplicações web, aplicado à recomendação de filmes. Para tal, utilizaram-se os MovieLens Datasets offline de ratings disponibilizados, pelo GroupLens, bem como informação disponibilizada online pelo site do TMDb. O sistema desenvolvido aprende o padrão de consumo de conteúdos do utilizador, prevendo o que irá consumir no futuro com base nos itens similares aos que demonstrou interesse (classificou) no passado, bem como na similaridade com outros utilizadores (que constituem a sua vizinhança) e assim fornecer os respetivos conteúdos de interesse, permitindo criar um modelo de utilizador. Utilizaram-se as técnicas de Filtragem Baseada em Conteúdo, Filtragem Colaborativa e Filtragem Híbrida baseadas em memória. A Filtragem Baseada em Conteúdo permite através da análise das caraterísticas dos itens, essencialmente baseadas na metodologia TFIDF para o processamento de linguagem natural (NLP), extrair as características ou atributos fundamentais dos itens e selecionar itens semelhantes ou propor classificações previstas para os itens de interesse ainda não classificados pelo utilizador ativo. A Filtragem Colaborativa permite aplicar a metodologia kNN, para identificar a semelhança entre o utilizador ativo, situados na vizinhança e propor classificações previstas para itens de interesse ainda não classificados. Ambas as aproximações têm inconvenientes e vantagens. A filtragem baseada em conteúdo, tende a especializar muito as recomendações em torno das características dos itens e, eventualmente, do utilizador ativo, uma vez que não tem em atenção os gostos dos restantes utilizadores do sistema. A filtragem colaborativa, essencialmente, tem a desvantagem do cold start, isto é, os problemas associados à admissão de novos utilizadores ou novos itens no sistema. Naturalmente que os inconvenientes de uma aproximação são as vantagens da outra e vice-versa. A Filtragem Híbrida combina as duas metodologias de forma a ultrapassar os seus inconvenientes podendo também seguir várias abordagens. No caso deste trabalho foi seguida uma abordagem weighted, permitindo uma combinação linear das filtragens colaborativas e baseada em conteúdo. Na avaliação experimental, os resultados obtidos foram relevantes em termos empíricos, coincidentes com os resultados apresentados em estudos semelhantes e validados com as métricas estatísticas MAE e RMSE. O protótipo de Sistema de Recomendação desenvolvido poderá evoluir para um sistema de recomendação de produção, sendo adaptável para outros conteúdos de aplicações web.
- UX research para as Smart Cities - como o meio digital influencia a experiência do cidadãoPublication . Magalhães, Mariana Morgado; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroHoje em dia as pessoas sentem a necessidade de trocar o meio rural pelo urbano devido essencialmente ao crescimento da industrialização, à qualidade de vida e à acessibilidade dos serviços públicos. Atendendo a que o crescimento da população urbana ocorre a um ritmo exponencial, as cidades sentem a obrigação de garantir condições habitáveis para todos os cidadãos que as procuram, tendo-se criado novos modelos de organização das cidades e a interligação entre os serviços que estas oferecem passou a ser uma necessidade premente. Com o avanço tecnológico, toda esta integração passou a estar associada ao uso da tecnologia, levando as cidades a escalar ao conceito de Smart City. Uma Smart City é uma cidade que é gerida utilizando a tecnologia digital a seu favor, com o objetivo de aperfeiçoar maioritariamente operações municipais, reduzir custos financeiros, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente as cidades disponibilizam plataformas tecnológicas de modo a motivar os cidadãos a permanecerem ou a visitarem as cidades, fazendo com que estes se sintam mais integrados. Normalmente essas plataformas divulgam informações dedicadas à cidade e não propriamente ao cidadão. Importa assim entender se o cidadão realmente se interessa pelas soluções implementadas, que tipo de informação é que cativa a sua atenção, e se tem interesse em participar na cidade. Assim, este projeto pretende focar-se na perspetiva do cidadão sobre a cidade, assentando na área de User Experience, tendo como objetivo definir uma plataforma digital que permita ir ao encontro das necessidades do cidadão na cidade e simultaneamente tirar partido do que a cidade tem para lhe oferecer e que este possa ter um papel tecnologicamente ativo na cidade dando feedback das suas experiências e necessidades, contribuindo assim para melhorar o que a cidade lhe possa vir a oferecer.