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- Abstract Book of International Web Conference on Food Choice & Eating MotivationPublication . Lima, Cristina; Cunha, Ana Margarida; Pereira, Andreia; Carvalho, Renato; Dulyanska, Yuliya; Guiné, Raquel
- Comunicação, intercessão do sagrado e sacrifício religiosoPublication . Barroso, PauloA partir do significado de «sacrifício», pretende-se demonstrar a importância do sacrifício na experiência religiosa e sustentar a tese de que a prática de sacrifício sempre foi «extraordinária» (não conforme o comum) e funciona como uma forma privilegiada de comunicação e intercessão com o sagrado. Na experiência religiosa, o promitente opta pela prática sacrificial como momento e ato demonstrativos de entrega radical à causa e à fé religiosas. Segue-se uma abordagem teórica e conceptual com o objetivo de compreender os efeitos pragmáticos do sacrifício no cimentar da fé e da experiência religiosa.
- Rethinking Television in the Self-Media AgePublication . Sobral, Filomena AntunesInformed by theoretical reflections the article presents a review of the literature that focuses on television in the self-media age. The main objective of the research outlined in the paper is to rethink the role currently played by television from multiple perspectives and question the position of the medium in contemporary digital societies. Research shows that the main strength of television is the attractiveness of its content, its flexibility, and the experience it offers to its viewers. The numerous studies reviewed provided us with enough information to conclude that television has been able to adapt and has discovered new forms of storytelling without ever losing sight of the way television consumption has evolved on multiple platforms.
- Conhecimento dos enfermeiros sobre a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados : uma realidade a nível hospitalarPublication . Magno, Fátima Correia da Silva; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: O conhecimento é produto da ação de aprender e tem como requisito que possa ser expresso e comunicado aos outros. Assim, promover o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem requer três elementos centrais: formação, prática e pesquisa e cada um deles permeado por outros elementos de suporte, como o desenvolvimento e análise de conceitos, o uso de teorias e a enfermagem baseada em evidências. É neste sentido que o enfermeiro tem que ser um profissional com conhecimentos nomeadamente no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), uma vez se configuram como um elemento transversal em toda a Rede, sendo estes os que melhor se posicionam para responder aos objetivos deste espaço de cuidados. Objetivos: Identificar o nível de conhecimento dos enfermeiros para a referenciação do utente para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Verificar a relação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais, contexto de formação e motivação com o conhecimento dos enfermeiros dos cuidados hospitalares. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, de coorte transversal, descritivo e correlacional, numa amostra de 38 enfermeiros, com uma idade média de 38,05 anos (+/- 8,21) a exercerem funções em serviços do Centro Hospitalar Tondela – Viseu, onde é realizada a maioria da referenciação dos doentes para a RNCCI. Para a recolha de dados optou-se pelo questionário, que contém questões de caracterização sociodemográfica, profissional, de formação em Cuidados Continuados Integrados, da importância dos Cuidados Continuados Integrados, o Questionário Geral dos conhecimentos sobre a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados e a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Ferreira et al., 2006). Foi obtido parecer favorável da Comissão de Ética. Resultados: Metade dos enfermeiros (55,3%) apresenta moderado conhecimento sobre o processo de referenciação para a RNCCI, com baixo conhecimento por parte dos enfermeiros que exercem na ortopedia (91,7%), com menos de 15 anos de tempo de serviço (66,7%). Os participantes com categoria profissional de “enfermeiro” (81,0%) e sem formação em serviço sobre a RNCCI manifestam moderados conhecimentos (81,0%, respetivamente). O perfil dos enfermeiros com mais conhecimentos sobre a referenciação do utente para a RNCCI é: género feminino, mais novos (≤40 anos), casados, com o mestrado, que exercem na Unidade AVC, com menos tempo de serviço (≤15 anos), os enfermeiros especialistas, sem formação em serviço na área, que já fizeram trabalhos e projetos em relação à temática em estudo, com conhecimentos sobre o processo de referenciação, insatisfeitos com este processo, mais motivados no trabalho. Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de os enfermeiros melhorarem os seus conhecimentos, no âmbito do processo de referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O processo de referenciação deve ser objetivo e direcionado para as necessidades dos utentes, de forma a que a continuidade de cuidados seja uma realidade. Palavras-chave: Conhecimentos; Enfermeiros; Referenciação; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
- Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosa, Carolina da; Ramalho, Henrique; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio contempla o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes fundamentais, nomeadamente, uma que apresenta uma reflexão crítica sobre toda a prática desenvolvida e outra que diz respeito, à investigação sobre a temática de (não)retenção escolar que tem como título Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não)-retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A retenção escolar é uma das maiores problemáticas do sistema de ensino português, pelo facto de o nosso país ter as taxas mais altas dos países analisados pela OCDE (2012; 2013). Assim sendo, a problemática da nãoretenção dos alunos do ensino básico, para anos não terminais, passou a ser normalizada pelo Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril. O CNE (2017) refere que os alunos retidos sofrem um processo de regressão na sua autoestima e da sua socialização, conduzindo a níveis preocupantes de alienação face à escola, com repercussões no aumento dos índices de abandono escolar. Com este trabalho de investigação temos como principal objetivo compreender as mudanças operadas no Sistema, nas escolas e nas práticas e perceções dos professores sobre esta temática de não-retenção. A investigação é de natureza qualitativa, foi realizada em duas escolas localizadas em contextos distintos, estando uma localizada na zona centro do Continente e a outra na Região Autónoma dos Açores. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a expetativa da não-retenção cabe mais às famílias e à sociedade e que os professores inquiridos se mostram cautelosos com as medidas de não-retenção.
- A Comunicação de Crise na Câmara Municipal de Santa Comba Dão: Os Incêndios de 2017Publication . Fernandes, Sara Raquel Calisto; Nunes, JoãoAs crises têm vindo a ser um fenómeno recorrente desde a Antiguidade Clássica. No Grego Clássico, a palavra crise reportava etimologicamente para a noção de julgamento e de decisão. Na conceção chinesa, a definição chinesa remete para a noção de perigo com a ideia de ponto de viragem. Este é um conceito mais abrangente e refere para a situação de crise como uma oportunidade de eliminar o que não está a funcionar bem. As organizações, por sua vez, podem ser definidas de diversas formas. A comunicação é uma peça fundamental no processo de gestão de crise, existindo, portanto, a possibilidade de refletir acerca da importância que tem na criação, manutenção e reposição da imagem de uma organização. Pretende-se investigar o que realmente é uma crise, como é que a comunicação é gerida em tempos de crise em Portugal, em específico na Câmara Municipal de Santa Comba Dão durante os incêndios de 2017. Pretende-se também perceber e como funciona a comunicação institucional, a comunicação pública e a comunicação municipal e perceber igualmente quais as caraterísticas que um plano de comunicação deverá ter e como deve ser posto em prática perante a comunicação social. Este é um estudo exploratório, baseada em pesquisa bibliográfica, com a utilização de metodologia quantitativa, através da análise de conteúdo. Para concretizar essa análise, realizou-se uma recolha de dados e informação e a sua posterior análise através de várias categorias, analisando, posterior, documentos audiovisuais, redes sociais e fontes escritas da câmara municipal. Foram encontradas 127 publicações, tanto produzidas pela própria câmara municipal como pelos meios de comunicação social online.
- A Neurociência Cognitiva Aplicada à Comunicação Publicitária “perceções sobre o tema”: um estudo de casoPublication . Gomes, Joana Filipa Varandas; Barros, Teresa Antas; Diogo, JulienA Neurociência Cognitiva Aplicada ao Marketing e à Comunicação publicitária é um tema recente, embora já presente nas tendências de mercado, com alguma expressão a nível académico e empresarial. Porém, dado o contributo que as técnicas e métricas de Neurociência trazem ao Marketing e à comunicação em geral, os profissionais da área reconhecem as vantagens da utilização das técnicas na criação das mensagens publicitárias. Aliar a Neurociência ao Marketing é construir um novo paradigma, com elevado potencial, no que diz respeito ao conhecimento do consumidor. A possibilidade de superar os métodos tradicionais através de ferramentas, métricas e de indicadores de Neurociência, leva os profissionais a realizar novas investigações sobre o tema para que a estratégia de comunicação seja o mais eficaz possível. É objetivo deste projeto de investigação perceber de que modo as técnicas e indicadores de Neurociência Cognitiva (com foco no indivíduo) e a Economia Comportamental (com foco nas relações dos indivíduos) são, e podem ser aplicadas à Comunicação Publicitária criando mensagens que envolvam os consumidores com a marca. Esta investigação configura um Estudo de Caso, enquadrado por uma metodologia qualitativa, uma vez que o que se pretende não é explicar a realidade, mas sim, compreendê-la. No presente estudo, que procura avaliar a aplicação da Neurociência no processo comunicativo das agências, foram objeto de análise três agências de publicidade portuguesas, Bazooka, LOLA Normajean e 10.digital, com recursos a entrevistas, aliando uma análise a três vídeos publicitários realizados pelas agências publicitárias entrevistadas, com base em ferramentas capazes de verificar a aplicação dos conceitos previamente analisados. Reconhece-se a importância e algum conhecimento da Neurociência e do seu potencial qualitativo face à comunicação, desenvolvimento de produtos e na tomada de decisão do consumidor por parte dos entrevistados. O contributo da Neurociência Cognitiva Aplicada na construção de peças publicitárias envolventes é notório, afirmando-se como uma mais-valia no processo criativo. O estudo permitiu ainda a verificação da presença de vários insights da Neurociência Cognitiva nas peças publicitárias, bem como a aplicação de vieses da Economia Comportamental.
- Análise comparativa da regulamentação e procedimentos tipo Portugal - Brasil na área da fiscalização de obrasPublication . Albanez, Abner Maia; Amaral, Manuel António Pinto da Silva; Romano, Cezar AugustoA gestão/fiscalização de obras se apresenta como importante componente na execução de um empreendimento, podendo ser empregue independente de pertencer ao setor público ou privado. O papel do gestor/fiscal de obra deve convergir em torno de garantir o cumprimento de todo o projeto planejado de forma segura, correta e qualificada. A legislação brasileira não possui redação pertinentes ao assunto, algo que diverge bastante com a situação que ocorre em Portugal. Neste sentido, aponta-se a necessidade em conhecer como o fiscal de obras atua em obras brasileiras e portuguesas a luz de suas legislações e normas, sendo possível enriquecer os processos que envolvem gestão e controle da construção civil. A presente dissertação possui como objetivo geral descrever, analisar, comparar e comentar a atuação dos profissionais que trabalham com fiscalização de obras, em edifícios, frente aos procedimentos e regulamentações existente em Portugal e no Brasil. Para tal finalidade, foi utilizada inicialmente a metodologia de revisão bibliográfica, para que fosse estudado o Estado da Arte sobre o assunto, bem como estudadas normas e leis pertinentes ao tema. Por fim, foram realizados dois estudos de caso. O primeiro, a partir de um inquérito com 11 perguntas, onde foram entrevistados 4 profissionais atuantes na fiscalização de obras no Brasil e em Portugal e um segundo inquérito com 18 questões que foi disponibilizado como Google Forms e obteve respostas de 19 engenheiros brasileiros atuantes em empresas de diferentes dimensões. Conclui-se que Portugal se apresenta de forma mais evoluída, pragmática e responsável. Não somente pela presença de legislação, mas também pela descrição clara das etapas e processos construtivos. Além disso, em Portugal, percebe-se uma seriedade superior a apresentada no Brasil quanto ao cumprimento daquilo que foi contratado, conferindo benefício ao proprietário ou a própria população, nos casos de obras particulares e obras públicas, seja quanto ao orçamento, cronograma e qualidade da obra.
- O Desenvolvimento territorial do concelho de Lamego - A importância dos fundos comunitáriosPublication . Botelho, Carla Sofia Pinto; Fernandes, Didiana Margarida Fachada LopesOs fundos estruturais são hoje uma das grandes bandeiras da União Europeia e têm como principal objetivo a coesão territorial entre as várias regiões dos Estados Membros. Portugal apresenta enormes disparidades entre regiões, nomeadamente entre o litoral e o interior, que se têm vindo a acentuar ao longo dos últimos anos. O concelho de Lamego é um território de baixa densidade, que enfrenta os problemas inerentes à interioridade, perda de população, taxas de natalidade reduzidas e uma capacidade de atração de novos investimentos muito reduzida. Os fundos comunitários podem ser a grande alavanca para estimular a economia e gerar desenvolvimento. A abordagem deste estudo vai centrar-se essencialmente em perceber o que os fundos comunitários representam para o concelho e quais os efeitos que estes estão a provocar na economia e na vida das pessoas.
- Comunicação segura na implementação de cuidados em enfermagemPublication . Ramos, Sara Cristina Lopes; Cunha, MadalenaIntrodução: A prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica carece de desenvolvimento de competências com vista à prestação de cuidados de qualidade e seguros a pessoas em situação crítica. Face à necessidade de desenvolvimento ao longo do Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica objetivou-se adquirir competências que foram potencializadas pelos ensinos clínicos. Pretende-se que este trabalho demonstre o percurso desenvolvido e traduza a consolidação das competências. Objetivos: Espelhar o processo de aquisição e consolidação das Competências do Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Métodos: Na Parte I a metodologia utilizada foi a crítico reflexiva dos momentos significativos para o percurso de desenvolvimento profissional e académico. A parte II, incorpora a componente de investigação, apresenta o estudo intitulado “Comunicação Segura na Implementação de Cuidados em Enfermagem: Conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR”. O estudo assume natureza quantitativa, do tipo observacional com análise descritiva e foco transversal, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Resultados: Os ensinos clínicos realizados permitiram-me desenvolver diversas competências de forma a consolidar e completar os conhecimentos adquiridos ao longo dos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização e Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Os diversos projetos desenvolvidos permitiram explorar novas competências no âmbito da investigação. O estudo desenvolvido assume-se como o desejo de interligar os aspetos da formação, da prática clínica e da evidência mais recente. A temática escolhida, Comunicação Segura surge pelo facto de no âmbito da formação diferenciada ser frequentemente descurada face a outros temas, e ser um tema que se reveste de enorme significância. A investigação teve por base a recolha de dados através de um Questionário de Avaliação de Conhecimentos, criado para o efeito de Ramos e Cunha (2021). Conclusão: A aquisição de novas competências assumiu repercussões imediatas na prestação de cuidados diários. Com a investigação, inferiu-se que os Enfermeiros manifestam déficit de conhecimentos sobre a metodologia ISBAR, não são detentores de formação especifica sobre a metodologia e no seu exercício profissional não aplicam a metodologia. A investigação desenvolvida deve ser encarada como um potencial de melhoria com vista à implementação de estratégias que permitam melhorar o nível de conhecimentos dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR. Não deve ser descurado que o baixo número amostral não demonstra de forma significativa a população em estudo, pelo que se torna necessário replicar o estudo em amostras mais alargadas. Palavras-chave: Conhecimentos, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Intensivos, Comunicação Segura, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermeiro, ISBAR, Serviço de Urgência.