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- A efetividade das psicoterapias psicodinâmicas na sintomatologia depressiva: uma revisão.Publication . Sargento, José; Oliveira, SandraÉ, muitas vezes, apontado aos modelos dinâmicos a escassez de evidências da efetividade das suas intervenções. Pretende-se, neste trabalho, explorar a questão: as psicoterapias dinâmicas(PD), nas suas diversas modalidades, são efetivas no tratamento da sintomatologia depressiva? Método: Procedeu-se a uma revisão dos estudos da base EBSCO, publicados nos últimos 10 anos, com as palavras-chave: 1) psychodynamic psychotherapy AND efficacy or effectiveness AND depression. Da pesquisa resultaram 49 artigos, dos quais foram selecionados 12, que englobam, no total, 1675 participantes beneficiários de diversas modalidades psicoterapêuticas. Incluíram-se os estudos empíricos e excluíram-se estudos de caso, artigos teóricos, revisões sistemáticas e metaanálises. Resultados: Em 11 dos 12 estudos analisados, as PD revelaram-se efetivas na extinção ou esbatimento de sintomatologia depressiva. Os 3 estudos que comparam as modalidades psicoterapêuticas de longa duração com as psicoterapias breves sugerem que as primeiras tendem a ser mais eficazes e a ter efeitos mais duradouros. Na comparação entre as PD e as terapias cognitivo-comportamentais(TCC), 3 dos 4 estudos não encontram diferenças substanciais na eficácia, e num dos estudos a PD de longa duração parece ser mais efetiva do que a TCC. Conclusões: Não obstante as limitações importantes deste trabalho, ele não deixa de apontar para a existência de evidências da efetividade das PD no tratamento da sintomatologia depressiva.
- Intrapartum care policies in high-income countries with a universal health system: A scoping reviewPublication . Maria Ferreira, Isabel; Soares Gonçalves, Andreia; Pestana-Santos, Márcia; Margarida Leitão Filipe, Maria; da Costa Teixeira, Laetitia; Coutinho, EmíliaEvidence-based and sustainable intrapartum care policies are essential for safer, effective, and positive birth experiences. This scoping review aimed to map intrapartum care policies for pregnant women at low-risk of complications, in high-income countries with a universal health system. The study followed Joanna Briggs Institute methodology for scoping reviews and PRISMA-ScR. Search was conducted on CINAHL-EBSCO, Scopus, MEDLINE-Pubmed, Cochrane Central Register of Controlled Trials-EBSCO, and, Academic Search CompleteEBSCO. Grey literature was searched, references screened and experts contacted for additional studies/policies. Data were extracted/analysed by two independent reviewers and results were presented in tabular and narrative format. The concept was governmental intrapartum care policies, the context were OECD high-income countries with a health-financing system founded on the Beveridge Model and the participants were low-risk pregnant women From the 561 records screened, 22 were selected, concerning intrapartum care policies from Australia, Denmark, Spain, Finland, Portugal, and the United Kingdom. All the included records were retrieved in the grey literature. No intrapartum care governmental policies were found for Greece, Iceland, Italy, New Zealand, Norway, and Sweden. Some countries do not refer to all the analysed care aspects and there are differences in detail, depth, range, and scientific. The policies show general similarities but differ in the timing and the content of the recommended intrapartum care. Not all of the analysed countries have intrapartum care policies and those who have shown differences between recommendations. These results can be used to create/ revise intrapartum care policies.
- GPS ou ruído? Contratransferência e psicoterapia: uma revisãoPublication . Sargento, José; Oliveira, SandraA Contratransferência (CT) diz respeito ao conjunto de reações emocionais sentidas pelo psicoterapeuta, podendo criar ruído na relação terapêutica ou, pelo contrário, ser um instrumento clínico fundamental. Método: Procedeu-se a uma revisão dos estudos da base EBSCO, publicados nos últimos 10 anos, com as palavras-chave: 1) countertransference AND psychotherapy. Da pesquisa resultaram 223 artigos, dos quais se selecionaram 19: 9 teóricos/clínicos; 9 empíricos e 1 de revisão sistemática. Incluíram-se os artigos cujo foco principal é a CT, tendo-se excluído os restantes. Resultados: 5 estudos sublinham a importância da elaboração da CT como meio de aceder ao mundo interno do paciente. 4 indicam a supervisão, a psicoterapia, a experiência e o contexto organizacional como facilitadores desse trabalho; 1 sugere a meditação mindfulness. 4 estudos relevam a coincidência de diagnósticos do paciente com os padrões de CT . 2 sustentam a importância de, de forma ética, abrir espaço para a CT sexualizada com certas tipologias de pacientes. 2 dão conta da associação entre uma CT de desligamento e progressos terapêuticos pobres. 1 artigo sublinha a importância da história de vida real do terapeuta para o processo e 1 aborda os desafios do manejo da CT na psicoterapia online. Discussão: Não obstante as limitações importantes deste trabalho, as evidências parecem sugerir que uma análise cuidada da CT fornece coordenadas fundamentais para o diagnóstico e intervenção.
- The value of historical knowledge through challenging mathematical tasksPublication . Menezes, Luís; Costa, Ana MariaLearning mathematics does not simply mean acquiring/developing a set of content knowledge. It also means being able to solve problems, think mathematically and communicate ideas with others. If we think about the mathematics taught to prospective mathematics teachers, the study of the nature of mathematical knowledge, mathematical processes and their historical development is fundamental to their future teaching practice. To achieve this goal, we designed a formative experience in which were proposed challenging, historically framed mathematical tasks to prospective mathematics teachers who teach in the early years (Kindergarten and Primary). In this setting, the study aims to understand how challenging mathematical tasks, which bear upon historical context, contributed to student learning in terms of understanding: the nature of mathematics; the historical development of mathematical knowledge and the processes by which it is developed; mathematical concepts and their modes of representation. The study applies a qualitative and interpretive methodology with the participation of 45 prospective teachers who recently enrolled in the undergraduate programme. The data comes from student resolutions, individual reflections, observations and field notes. The results reveal that as a corollary to working with challenging mathematical tasks framed historically, students have developed their knowledge of mathematics and the nature of mathematical knowledge. They understand the value of problem solving towards an improvement of their historical knowledge and in the development of some fundamental mathematical concepts taught in the initial school years, such as number, operation, regularity, geometric objects.
- Jovens, media e tecnologia - práticas e hábitos de estudantes de comunicação social no acesso à informaçãoPublication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, MiguelA partir do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, é intenção dos autores avaliar o grau de literacia dos estudantes de um curso na área das Ciências da Comunicação. Neste artigo são analisados os dados que cruzam as respostas a um questionário online com os resultados do focus group, instrumentos aplicados a alunos do 1.º ano da licenciatura, no âmbito dos hábitos e práticas de consumo dos meios de comunicação social. Os resultados mostram a prevalência dos ecrãs, sobretudo redes sociais e televisão, como meios de consumo de informação e apontam ainda para a prevalência do smartphone e substituição do consumo de entretenimento na televisão tradicional por plataformas de streaming. A pertinência e contributo deste estudo passam pela ideia de mudança dos hábitos de consumo, com especial ênfase num grupo geracional que se encontra em formação para exercer uma profissão na área da comunicação social. Face à mudança de paradigma comunicacional, a educação para os media continua a ter um papel fundamental do ponto de vista do desenvolvimento do espírito crítico para compreender esta mudança e as suas implicações na atual sociedade de ecrãs, onde a sobrecarga de informação impera e o consumo é feito de forma diferenciada.
- A forensics and compliance auditing framework for critical infrastructure protectionPublication . Henriques, João; Caldeira, Filipe; Cruz, Tiago; Simões, PauloContemporary societies are increasingly dependent on products and services provided by Critical Infrastructure (CI) such as power plants, energy distribution networks, transportation systems and manufacturing facilities. Due to their nature, size and complexity, such CIs are often supported by Industrial Automation and Control Systems (IACS), which are in charge of managing assets and controlling everyday operations. As these IACS become larger and more complex, encompassing a growing number of processes and interconnected monitoring and actuating devices, the attack surface of the underlying CIs increases. This situation calls for new strategies to improve Critical Infrastructure Protection (CIP) frameworks, based on evolved approaches for data analytics, able to gather insights from the CI. In this paper, we propose an Intrusion and Anomaly Detection System (IADS) framework that adopts forensics and compliance auditing capabilities at its core to improve CIP. Adopted forensics techniques help to address, for instance, post-incident analysis and investigation, while the support of continuous auditing processes simplifies compliance management and service quality assessment. More specifically, after discussing the rationale for such a framework, this paper presents a formal description of the proposed components and functions and discusses how the framework can be implemented using a cloud-native approach, to address both functional and non-functional requirements. An experimental analysis of the framework scalability is also provided.
- Modelo machine learning para padrões alimentares de doentes com AlzheimerPublication . Cardoso, Tiago Ribeiro; Cunha, Carlos Augusto da Silva; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroEste trabalho pretende explorar a aplicação de técnicas de machine learning na análise de padrões de alimentares. A área de machine learning pode ser aplicável a qualquer indústria e que, se corretamente aplicada, poderá trazer benefícios que até agora eram impossíveis de alcançar para a qualidade da vida humana. Por estas razões a utilização de técnicas de machine learning tem vindo nos últimos anos a ganhar importância no âmbito do reconhecimento de padrões para suporte á tomada de decisões. A doença de Alzheimer leva as pessoas a perder a autonomia de exprimir as suas necessidades. Com isto os doentes de Alzheimer tornam-se dependentes de outras pessoas, mesmo para as tarefas mais básicas, nomeadamente a escolha de alimentos. Tornando assim o controlo alimentar destas pessoas uma tarefa bastante importante executada pela pessoa que apoia a sua rotina diária, denominada de Cuidador Informal (CI). Este acompanhamento é sem dúvida um processo que exige do CI uma grande responsabilidade, disciplina e habilidade para lidar com possíveis adaptações circunstanciais, como a substituição de alimentos prescritos no plano alimentar por outros equivalentes ou a combinação cuidadosa de alimentos. A combinação de alimentos é um fator sobretudo ligado à preferência dos próprios doentes, para além das regras de combinação dos alimentos recomendados pelos especialistas da doença, existem padrões particulares a cada indivíduo que podem variar ao longo do tempo. Pretende-se assim, desenvolver um modelo de machine learning para detetar padrões a partir do registo prévio alimentar, podendo substituir o doente nas suas escolhas e auxiliar a pessoa que o acompanha. Pretende-se explorar várias combinações de configurações, adaptando os valores dos diferentes hiperparâmetros na execução do trabalho experimental, para comparar e obter resultados que servirão para retirar conclusões sobre a aplicação destas técnicas neste contexto.
- Reutilização de Materiais em Educação Visuale Educação Tecnológica Como Forma Democrática deAcesso a RecursosPublication . Almeida, Wilson Emanuel Jerónimo; Figueiredo, SofiaO presente relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Viseu, surge no âmbito de mestrado e na consequente obtenção do grau de mestre no Ensino de Educação Visual e Tecnológica no ensino básico. O presente relatório encontra-se organizado em duas partes, onde a primeira é alusiva a todo o percurso do mestrando ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (I, II e III), em contexto sala de aula, no 2º ciclo de ensino com turmas do 5º e 6º ano, onde são abordadas e devidamente refletidas as dificuldades sentidas e observadas na sala de aula ao longo dos três semestres em que a Prática de Ensino Supervisionada assentou. A segunda parte debruça-se sobre a investigação levantada pelo mestrando que pretendeu abordar a Reutilização de materiais em Educação Visual e Educação Tecnológica como forma democrática de acesso a recursos. A problemática partiu inicialmente da experiência e da vivência do mestrando durante o seu percurso escolar, assim como da observação realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada I (PES I). A metodologia aplicada foi o estudo descritivo de carácter misto, com recurso ao inquérito por questionário, tendo como inquiridos os professores de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo, e também alguns Encarregados de Educação. De forma a averiguar a problemática levantada, foram estudados artistas que praticam a reutilização de materiais, assim como empresas nacionais e internacionais que dão importância à preservação do meio ambiente. Também foi tido em consideração a forma como os países desenvolvidos incentivam a população a reciclar, e as diferenças do que é praticado em Portugal. Sendo a problemática em estudo direcionada para o ensino, foi realizada uma contextualização sobre a democratização no ensino e de que forma a prática da reutilização de materiais pode colaborar com tudo o que é defendido na escola democrática. Os resultados e discussões apresentados visam dar resposta aos objetivos inicialmente levantados, sendo que, segundo o ponto de visto dos inquiridos, a reutilização de materiais nas aulas e consequente recolha em casa, para além da atenuação nos gastos escolares, apresenta-se como uma mais valia no que diz respeito à descoberta e ao tratamento dos vários tipos de materiais por parte dos alunos. Boa prática da reutilização permite ainda a partilha e a cooperação entre os alunos.
- A Educação Visual e Educação Tecnológica como potenciadores da relação professor-alunoPublication . Silva, Anabela dos Santos; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, contemplando duas partes. A primeira parte é constituída por uma síntese relativa à fase das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III. Desta forma, são abordados contextos, análises e reflexões críticas das práticas desenvolvidas em estágio sendo que os Relatórios de Estágio referentes a cada um dos períodos de Prática Pedagógica se encontram em anexo. A segunda parte diz respeito ao projeto de investigação, que teve como tema “A Educação Visual e a Educação Tecnológica como Potenciadoras da Relação ProfessorAluno”. No que respeita à segunda parte, a investigação procurámos contribuir para o estudo da relação professor aluno no âmbito das Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). No enquadramento teórico procurámos estudar a problemática apoiados em alguns autores de referência como John Dewey, Carl Rogers, Elliot Eisner e Lev Vigotski. No que respeita ao estudo empírico, optámos por uma abordagem predominantemente qualitativa fazendo um trabalho de investigação junto de alunos de 5.º e 6.º anos e professores da escola de Mundão, onde houve oportunidade de realizar as Práticas de Ensino Supervisionadas II e III. As entrevistas de grupo e questionários foram os métodos escolhidos para o desenvolvimento da recolha de dados. Respondendo aos objetivos iniciais enunciados a partir da questão de partida, os resultados obtidos permitem-nos chegar a algumas conclusões, nomeadamente no que diz respeito à perceção dos alunos face à importância da relação entre Professor Aluno para o desenvolvimento da autoestima, expressividade e criatividade no contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
- O efeito da ação sísmica num edifício em função da localização de uma piscina em alturaPublication . Sachet, Juneor Neto Osokoski; Rouxinol, Gilberto Antunes Ferreira; Benetti, Heloiza Aparecida PiassaA disserta¸c˜ao apresenta o estudo sobre a influˆencia da localiza¸c˜ao em altura de uma piscina, num edif´ıcio sujeito `a a¸c˜ao s´ısmica. A piscina pode representar um diferencial e pode satisfazer as exigˆencias da procura do mercado. A posi¸c˜ao da piscina no edif´ıcio pode ter um impacto significativo no custo de constru¸c˜ao. Para o estudo s˜ao desenvolvidos dois programas de c´alculo: (1) A¸c˜ao S´ısmica; e (2) An´alise de Estruturas. Num primeiro ´e implementado o m´etodo da sobreposi¸c˜ao modal e no segundo o m´etodo dos deslocamentos. Ambos os programas s˜ao escritos em C++. O caso de estudo consiste em estudar quatro edif´ıcios, de 5, 9, 15 e 19 pisos, de iguais dimens˜oes em planta e com a piscina localizada ou no R/C, ou no primeiro piso, ou no piso localizado a meia altura, ou no ´ultimo piso. Os resultados indicam que a piscina influencia o valor das for¸cas laterais. A maior influˆencia ocorre quando a piscina est´a no primeiro piso dos edif´ıcios, independente da altura dos mesmos. O edif´ıcio que obteve o melhor desempenho perante a a¸c˜ao s´ısmica foi o de 9 pisos, com a piscina no piso m´edio e no ´ultimo piso, cuja varia¸c˜ao de esfor¸cos em rela¸c˜ao ao edif´ıcio com a piscina no R/C (sem piscina) foi a menor.
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