CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os Efeitos do Cheiro a Limão Sobre a Indução de Emoções Por Estímulos Visuais e AuditivosPublication . Carvalho, Dina Raquel Moura; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO marketing sensorial surgiu como uma resposta ao marketing tradicional para responder às necessidades do mercado relativamente ao comportamento do consumidor. Entre os cinco sentidos, o olfato está entre os menos explorados. No entanto, existem vários estudos que demonstram a sua influência. Nesta dissertação, apresentamos uma investigação que estuda a influência do aroma a citrinos sobre os sentimentos expressos após a visualização de curtos excertos audiovisuais indutores de emoções. Par tal, estabelecemos duas condições experimentais onde se manipulou o cheiro ambiente. Os sentimentos expressos e a intensidade sentida dos participantes foram recolhidos através de questionários. Para responderem às questões, os participantes podiam usar os computadores, telemóveis e tablets, tendo sido previamente equipados com auscultadores de ouvido. No total, 77 estudantes participaram de forma voluntaria e sem qualquer benefício em troca. Explorando os resultados obtidos em cada uma das condições, podemos ressaltar uma intensidade mais forte de sentimentos nos participantes que estiveram expostos ao estímulo do aroma a limão. Também identificamos outro efeito interessante relativamente aos fumadores. O presente estudo expõe assim o poder de influência de um aroma específico (o cheiro a limão) sobre a sensibilidade emocional expressa pelos indivíduos. A principal limitação desta investigação reside na pequena amostra estudada e no seu carácter experimental limitando assim a validade ecológica do estudo. Porém, estes resultados quando interligados com os de outros trabalhos, demonstram e suportam a influência do aroma cítrico sobre as atitudes e o comportamento do consumidor que merecem ser tidos em consideração para futuras investigações e no desenvolvimento de estratégias comerciais como a dinamização sensorial dos espaços de venda ao público.
- Eventos Terroristas e Redes SociaisPublication . Henriques, Sara Alexandre Saraiva; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaEste estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo.
- Minas e memórias da Urgeiriça: contributos da arte para a sensibilização ambientalPublication . Almeida, Helena Maria Abranches Sá Guerra; Novais, Anabela; Pereira, JoséO projeto "Minas e Memórias da Urgeiriça" focaliza-se nos contributos da arte enquanto vetor de sensibilização ambiental, entendida como um veículo privilegiado para promover comportamentos e atitudes mais sustentáveis, responsáveis e cívicas, apelando para a mudança ou para o reforço de boas práticas ambientais. O projeto foi implementado no Concelho de Nelas, distrito de Viseu, baseando-se na história socioambiental das Minas da Urgeiriça, localizadas na freguesia de Canas de Senhorim. Abarcou um conjunto de atividades de índoles pedagógico e artístico, que se interligaram coerentemente, iniciando-se com o seminário “Urgeiriça: Antes, Agora e Depois?”, seguindo-se a performance “Escuridão” complementada pelos cantares de hinos dos ex-trabalhadores das Minas da Urgeiriça, culminando na visita à instalação artística “Escavações”. Os resultados estão ancorados em duas premissas fundamentais: por um lado, os testemunhos reais dos ex-trabalhadores mineiros expressaram a influência da ação do homem sobre a natureza de forma descomedida e irresponsável, que continua a acarretar consequências nefastas para o ser humano, e por outro, demonstraram as intervenções a que o local se sujeitou (da exploração desenfreada de recursos até à progressiva requalificação). Para tal, conseguiu-se revitalizar e reforçar as memórias do espaço (físico e mental) e materializá-las através da arte como forma de sensibilizar a comunidade local acerca das ações resultantes da interação do homem versus ambiente, sendo encaradas como meio privilegiado de desenvolvimento comunitário, gerador de competências e de mudanças.
- A música ao vivo como Estratégia de MarketingPublication . Oliveira, Diana Marli Carmo; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoA música, como estratégia de marketing, tem desempenhado um papel fundamental junto das empresas. Aliada a esta situação e dada a constante evolução e mudança de preferências por parte dos consumidores, que cada vez estão mais exigentes, pretende-se estudar a relação entre a música ambiente, a música ao vivo e o comportamento do consumidor em cada uma destas circunstâncias. Mais precisamente, tenciona-se desmistificar quais os métodos que comprovam que a música ao vivo influencia o comportamento do consumidor positiva ou negativamente face à música ambiente, bem como os aspetos que os consumidores julgam ser mais relevantes para a sua utilização em espaços noturnos. Para a realização desta investigação, o Mills Bar situado na cidade de Viseu foi o espaço escolhido. Para tal, foi feita uma pesquisa quantitativa através de um inquérito por questionário e obtida uma amostra não aleatória. A pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira com música ambiente e a segunda com música ao vivo, em que a playlist de músicas foi a mesma e no total se extraiu a resposta de 99 inquiridos. Para averiguar o consumo, foi oferecido um cocktail aos consumidores, o mesmo nas duas experiências musicais, de forma a compreender se a classificação dada à bebida foi mais elevada quando houve música ao vivo. Os resultados apontam positivamente para esta última questão e revelam que os consumidores atribuem uma melhor cotação ao ambiente e atendimento do bar nessa condição. Nas questões relacionadas com a música, 60,9% inquiridos concordam plenamente com a questão “Não consigo viver sem música” quando estão na presença de música ao vivo e 26,4% afirmam o mesmo quando há música ambiente, verificando-se assim uma maior sensibilização por parte dos consumidores na presença de música ao vivo.
- Plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTELPublication . Barbosa, Vera Luísa Fonte Pereira; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Barros, Samuel FerreiraO turismo industrial permite desenvolver a notoriedade e imagem de um lugar ou marca promovendo o seu património industrial. Abrir as portas e mostrar o seu processo de fabrico, as suas competências e os seus dinamismos potencia a visita de turistas a uma região o que contribui para o seu desenvolvimento económico. O MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL visa explorar um segmento de turismo ligado à atividade industrial e a sua história, numa perspetiva da indústria viva desde a origem à evolução ao longo do tempo, da fábrica de Porcelana da Vista Alegre. O objetivo deste trabalho é elaborar o plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL com vista à determinação das orientações estratégicas para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, foi efetuada a revisão de literatura do turismo industrial analisando os seus benefícios como fator de desenvolvimento económico de uma região. Em Portugal destaca-se um caso de sucesso deste produto turístico, São João da Madeira. Efetuada a análise do meio envolvente contextual e transacional e a análise interna e realizado o estudo de mercado (inquérito), foram identificados os fatores críticos de sucesso que, com a matriz SWOT, permitiram formular uma proposta de orientação estratégica para o hotel. A aplicação do inquérito por questionário aos agentes e operadores turísticos permitiu concluir das potencialidades deste tipo de turismo. Contudo, demonstrou também o desconhecimento ainda existente do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL como destino de turismo industrial. A análise estratégica do hotel permitiu suportar uma proposta de diretrizes estratégicas que se fundamentam na herança cultural da unidade de produção de porcelana da Vista Alegre. É preconizado o crescimento do volume de negócios do hotel, baseado na excelência do serviço e assente numa oferta diversificada e inovadora, suportadas pelo desenvolvimento de parcerias e pela qualificação dos seus recursos humanos.