ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Turismo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Slow Cities: uma sugestão de candidatura da cidade de Santa Maria da Feira à Rede CittaslowPublication . Rocha, Ana Miguel Teixeira da; Duque, Ana Sofia; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraEste projeto consiste no desenvolvimento de uma candidatura da cidade de Santa Maria da Feira, à rede internacional Cittaslow. A pertinência do tema em questão, o movimento Slow e o Slow Tourism reside no facto de existirem poucas cidades portuguesas classificadas e no facto de este ser ainda um tema recente e pouco estudado, mas que se tem vindo a mostrar pertinente para a altura que vivemos, podendo efetivamente passar por ser umas das principais tendências de escolhas dos consumidores para o futuro. Com a situação pandémica que atravessámos, o setor turístico foi dos mais afetados. Isto fez com que os hábitos de turismo das pessoas sofressem alterações e deu origem a mudanças nos comportamentos. Assim sendo, o movimento Slow pode ser visto por muitas pessoas como uma boa alternativa a práticas de turismo massificadas. Santa Maria da Feira é uma cidade com um enorme potencial turístico já conhecido, sendo que a cidade é conhecida maioritariamente pelo turismo de eventos. Ainda assim, existe uma grande oferta turística que se pode enquadrar nesta temática, visando a oferta de experiências e vivências únicas e verdadeiramente alternativas aos turistas. Recentemente, a cidade passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, sendo o único território português no âmbito da gastronomia. Isto representa um enorme potencial de desenvolvimento (turístico) para a região. No que diz respeito à metodologia, procedeu-se a uma análise quantitativa com recurso à técnica de inquérito por questionário, que foi posteriormente aplicado aos residentes e visitantes/turistas de Santa Maria da Feira. Os resultados obtidos mostram que uma futura possível candidatura à rede internacional Cittaslow por parte da cidade de Santa Maria da Feira seria viável.
- Turismo, gastronomia e criatividade: elementos para uma estratégia diferenciadora no território de São Pedro do SulPublication . Almeida, Joana Patrícia Fernandes; Duque, Ana Sofia Carreira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO setor do turismo está em permanente mudança devido às constantes alterações no comportamento dos turistas, que se tornam cada vez mais exigentes. Desta forma, o aumento da competitividade leva a que os destinos tenham de inovar no desenvolvimento de novos produtos, marcas e a reinventar os mercados tradicionais. Tendo como ponto de partida esta importância de os destinos turísticos inovarem os produtos oferecidos, os objetivos deste trabalho relacionam-se com a criação de uma estratégia diferenciadora para o turismo de São Pedro do Sul, tendo por base o turismo gastronómico e a criatividade (Rede de Cidades Criativas da UNESCO). Pretende-se analisar e caracterizar a sua oferta gastronómica e o seu potencial turístico, identificar o perfil e as motivações gastronómicas dos visitantes, realizar uma análise de benchmarking tendo em vista outras cidades que já sejam Cidades Criativas da UNESCO, na área da gastronomia, salientando as melhores práticas e, por último redigir um conjunto de sugestões para o desenvolvimento de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia que poderão ser aproveitadas para uma futura candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. De modo a alcançar os objetivos propostos, optou-se pela realização de inquéritos por questionário, a visitantes (atuais e potenciais) e residentes, durante quatro meses (fevereiro a maio). A recolha dos duzentos e nove inquéritos foi feita online- através das redes sociaise por email aos hotéis do concelho. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados, com recurso ao software SPSS, permitindo verificar os objetivos inicialmente propostos. Ao fim de analisados os resultados do questionário, foram sugeridas algumas ações que permitem desenvolver São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, propondo ideias para alcançar visitantes a nível local, regional, nacional e internacional, e que vão ao encontro do que é necessário para a ficha de candidatura à Rede de Cidades Criativas. Com a conclusão da investigação é possível percecionar o parecer favorável quanto ao desenvolvimento e promoção de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, evidenciando por parte dos inquiridos uma opinião bastante positiva para uma futura candidatura de São Pedro do Sul à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de gastronomia.
