ESTGV - DEMGI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da biomassa de Paulownia enquanto combustível na forma peletizadaPublication . Pinto, Andrea Isabel Moreira; Paiva, João Luís Monney de SáEste trabalho teve por objetivo a avaliação da biomassa de Paulownia enquanto combustível na forma peletizada, na perspetiva do desempenho energético e ambiental duma caldeira doméstica. Os resultados foram comparados com péletes de Pinho comerciais e certificados pela norma ENplus. A Paulownia é uma espécie de crescimento rápido, originária da China e resistente numa gama alargada de condições climáticas. A espécie utilizada foi a Cotevisa 2, que é uma espécie híbrida interespecífica e não invasora, produzida em Espanha a partir de Paulownia elongata x Paulownia fortunei. O poder calorífico da biomassa de Paulownia apresenta valores idênticos aos de outras espécies de biomassa, como o Pinho, mas o seu teor reduzido de poluentes torna-a num alvo de estudo de interesse. Após o corte dos troncos de Paulownia em pedaços mais pequenos, procedeu-se à secagem numa estufa solar e noutra elétrica, seguindo-se o destroçamento e, por fim, a peletização. Foram efetuadas análises às amostras, no sentido de determinar o teor de humidade. Os péletes produzidos apresentaram um valor médio de teor de humidade de 6,3% na base húmida. Foram realizados ensaios de qualidade aos péletes para permitir uma comparação com os péletes de Pinho. Procedeu-se, então, à combustão dos péletes de Paulownia e de Pinho com os parâmetros de operação indicados pelo fabricante da caldeira, em três cargas térmicas diferentes: mínima, média e máxima. Foram obtidos os dados que permitiram calcular a rendimento térmico e, simultaneamente, foram monitorizadas as emissões de poluentes em cada uma das cargas. Verificou-se que o caudal mássico tem grande influência no rendimento da caldeira, sendo este superior na Paulownia; no entanto, nenhuma das espécies cumpre o requisito mínimo exigido pela norma de referência. Relativamente às emissões de CO, tanto os péletes de Paulownia como os Pinho apresentaram uma tendência decrescente entre a carga mínima e a máxima, embora menos acentuada na máxima no que diz respeito aos de Paulownia. As emissões de NOx de Paulownia foram bastante superiores às de Pinho, mostrando serem mais dependentes do teor de azoto da amostra e não tanto das condições de operação da caldeira. No sentido de melhorar o valor do rendimento térmico, refizeram-se ensaios com valores inferiores de excesso de ar e, posteriormente, isolou-se, termicamente, a caldeira. Verificouse um aumento muito significativo do rendimento em todas as cargas, neste caso, respeitando a norma. O efeito isolado da redução do excesso de ar mostrou provocar um aumento acentuado do valor de rendimento, acompanhado por uma redução de emissões de CO; no entanto, após a aplicação do isolamento obteve-se um ligeiro aumento do rendimento mas à custa de emissões elevadas de CO.
- Metodologia SMED: estudo do trabalho e redução dos tempos de SetupPublication . Ferreira, Vítor Varela; Paiva, Luís Manuel Gonçalves deO presente Trabalho de Estágio constitui-se como parte integrante da estrutura curricular do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, e assume-se como um projeto dirigido ao desenvolvimento e melhoria operacional do processo produtivo na empresa Purever Industrial Solutions S.A. Acentuando-se os níveis de competitividade em contexto mundial, é hoje reconhecida a necessidade de as empresas se apresentarem extremamente disponíveis, no sentido de poderem dar rápidas respostas às solicitações do mercado, no cumprimento das especificidades e exigências dos múltiplos clientes. Neste âmbito, considerou-se como fundamental e de maior importância, definir como objetivo a aplicação da Metodologia SMED (Single Minute Exchange of Die), uma ferramenta do Lean Manufacturing, no intuito de se procurarem reduzir os tempos de setup das linhas de produção da empresa, tornando os processos operativos mais rápidos e flexíveis, com uma acentuada repercussão no nível de stocks intermédios. Acresce referir, que de uma forma subjacente, se fez a aplicação da Metodologia 5’S e Gestão Visual, que ao constituírem um precioso auxiliar na organização e sistematização dos processos, constituíram um fator facilitador e indispensável à aplicação do SMED. Finalmente, de realçar a projeção e o estudo da eficiência de dois equipamentos principais do processo produtivo da empresa - Máquinas de Ângulos, utilizando o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), parte integrante da Metodologia TPM (Total Productive Maintenance), no sentido de permitir calcular os parâmetros de qualidade, cadência e desempenho, configurando a obtenção de valores indispensáveis a uma desejável análise e comparação com processos operativos industriais, possíveis de tomar como referência.
- Otimização de um sistema automático de deteção visual de defeitosPublication . Marques, Vítor Manuel Sampaio; Rodrigues, António Mário da SilvaDesde o início da industrialização em Portugal que a produção automóvel assumiu uma grande importância no seu desenvolvimento económico. Desde então e até hoje, apesar da crise, este setor continua a ser marcante no PIB português e, consequentemente, a ter uma elevada importância estratégica para o país. Sendo este um setor bastante exigente, a qualidade na produção automóvel não pode ser minimizada, levando produtores e fornecedores a elevados investimentos nesta área. A constante evolução da tecnologia automóvel é visível na velocidade do aparecimento de novos modelos, com motores mais eficientes, materiais com desempenhos superiores e soluções mais inovadoras. A concorrência no setor e a exigência do cliente final assim o exigem. O investimento na área da qualidade é também crucial por questões de segurança, pois uma falha pode significar enormes custos (como os “Recalls” de viaturas) e, em casos extremos, acidentes rodoviários com graves consequências. O objetivo deste projeto é, como o título indica, a otimização de um sistema automático de defeitos, a realizar na empresa Borgstena Textile Portugal, situada em Nelas, no distrito de Viseu. Com esta otimização do sistema que já se encontra instalado, a empresa deverá obter uma melhoria significativa no sistema de qualidade e produção, assim como uma diminuição de tempos e custos. A realização do projeto numa empresa que envolvesse as duas áreas mencionadas era um objetivo pessoal, quer pelo gosto do setor automóvel, quer pela importância da qualidade em qualquer empresa. A possibilidade de criar, através do desenvolvimento deste projeto, uma parceria entre a empresa Borgstena e o Instituto Superior Politécnico de Viseu é também uma mais-valia para as instituições envolvidas.
- Projecto de simulação na indústria de serviçosPublication . Oliveira, Filipe Alexandre Martins de; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA crise, a dificuldade das democracias europeias em fazer face aos desafios causados pela mesma e a concorrência dos países emergentes criam um clima de forte competitividade entre as empresas conducentes a uma margem estreita por onde orientar os seus negócios. A utilização de metodologias que auxiliem a eliminar incerteza nos processos de decisão empresarial são de enorme importância actualmente. O advento da Modelação e Simulação proporciona-se como uma ferramenta de suporte inovadora e útil na melhoria da gestão dos processos e negócios. Neste trabalho, apresenta-se uma breve introdução teórica aos conceitos da Modelação e Simulação, uma descrição do funcionamento do programa Anylogic e um exemplo de aplicação. Foi analisado o caso da empresa de serviços de assistência e desenvolveu-se um modelo conceptual que emule o seu processo. De seguida criou-se um modelo de programação baseado na filosofia Agent Based Modeling e implementou-se o mesmo no software específico de simulação Anylogic. Por último verificou-se e validou-se o modelo, fez-se análise de dados e a optimização de parâmetros importantes para o a eficiência do negócio.