Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
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Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by contributor "Fonseca, Susana"
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- Modelos e projetos de inclusão socialPublication . Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Fonseca, SusanaPrefácio Este volume reúne e divulga modelos e projetos de inclusão social contemplando, para além dos textos que apoiaram as comunicações apresentadas nas Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Social – III Seminário de Projetos Sociais, que decorreram em 8 de abril de 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), outros trabalhos em torno da integração social das comunidades ciganas e educação e saúde dos jovens. O evento, que emerge no âmbito das unidades curriculares de Seminário II e Investigação em Educação Social I e II do curso de licenciatura em Educação Social da mesma Escola, proporcionou um espaço de reflexão e debate acerca da intervenção socioeducativa, onde participaram docentes e alunos, investigadores, e a comunidade não académica. As Jornadas procuraram dar visibilidade ao interesse crescente, por parte de alunos e docentes da ESEV, na investigação que sustenta a formação de profissionais e de jovens investigadores em intervenção social. Este interesse é partilhado por uma comunidade mais alargada, quer de académicos nacionais e internacionais, quer de agentes de intervenção local, materializado em textos oriundos das Universidades de Lisboa e Barcelona, Politécnico de Viseu, bem como de escolas, associações e municípios locais. Assume-se, assim, que as Jornadas aproximaram investigadores, técnicos e alunos em torno dos temas centrais. A edição deste volume serve para o reforço das parcerias institucionalizadas no evento e visibilidade além-fronteiras dos trabalhos apresentados. Finalmente, o presente livro, através do conjunto de textos da inteira responsabilidade dos seus autores que coloca à disposição dos leitores (estudantes, docentes, investigadores/as, técnicos/as de ação social, entre outros interessados), procura ser um incentivo para a instituição de novos estudos e para a necessidade de práticas de intervenção melhor fundamentadas, pensadas, planeadas e orientadas neste mesmo domínio. Julgo que é este o desejo da Equipa Editorial deste volume, quando proporcionou o espaço aqui presente para a publicação dos textos que se seguem.
- Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior PortuguesesPublication . Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, SusanaDurante o primeiro confinamento geral (março de 2020), uma equipa de psicólogo/as e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou, através da rede social Facebook, um espaço informal de partilha e discussão de informação e estratégias de superação do isolamento social dirigido a toda a comunidade académica. No seu seguimento foi desenvolvido um projeto de investigação com vista a compreender o impacto psicossocial da pandemia COVID-19 no grupo dos estudantes. Neste artigo são apresentados dados parciais desse projeto de investigação. Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de conveniência constituída por 567 estudantes onde foi utilizado um questionário construído para o projeto de acordo com os objetivos, e preenchido online, na altura do segundo confinamento geral. Os participantes identificaram como alterações na sua vida associadas à pandemia, maioritariamente, aquelas experienciadas nas Rotinas Familiares (64,2%), Relações Pessoais (62%) e no Desempenho Académico (57,3%). A análise de conteúdo dos motivos subjacentes às alterações identificadas aponta, predominantemente, para a perceção de impacto no funcionamento socio-ocupacional (53,8%), evidenciando-se as Alterações na Gestão de Vida (52,2%) e na Vida Académica (36,5%), e no funcionamento pessoal e relações (46,2%), sobretudo nas Relações Sociais (26,2%) e Relações com a Família (23,6%). A leitura integrada das experiências dos estudantes sugere que os impactos se fizeram sentir em diferentes domínios da Qualidade de Vida. Em complemento às medidas de segurança sanitária, as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver/reforçar práticas e recursos facilitadores da criação de contextos protetores face aos riscos associados à situação pandémica.
- Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da AutonomiaPublication . Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, SusanaO e-book Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia é uma segunda publicação, no seguimento da edição intitulada Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, crianças e jovens em risco, e constitui-se como uma síntese de reflexões de oradores/as e participantes do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia, que teve lugar no dia 3 de junho de 2022, em formato online, organizado no contexto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. As docentes das Unidades Curriculares de Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, Política Social e Saúde Infanto-Juvenil e Seminário de Apoio à Dissertação-Projeto-Estágio, conjuntamente com os/as alunos/as dos 1.º e 2.º anos, têm vindo a organizar anualmente um seminário internacional com oradores/as convidados/as, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio científico nas áreas de abrangência deste ciclo de estudos. O sucesso das anteriores edições tem incentivado a manter esta prática e tem permitido organizar em livro informação muito relevante nesta área de estudo. O presente documento está organizado em três temas: Prevenção, Proteção e Promoção da Autonomia. O primeiro, Prevenção, composto por três capítulos, começa por discutir a Saúde mental, bem-estar e a pandemia por COVID- 19, tendo por base o Projeto Aventura Social, continuando na reflexão sobre Programas de Parentalidade no Brasil: Evidências Científicas e Políticas Públicas e terminando com uma discussão em torno do Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais. A segunda parte do e-book é constituída por quatro capítulos que abordam as questões da Proteção. Assim, podemos encontrar diferentes questões que refletem a complexidade e abrangência desta temática, como: Quando os avós são, e têm de ser pais dos netos, Doença crónica e bullying na adolescência, Turmas homogéneas ou turmas heterogéneas de alunos/as da comunidade cigana e Social Inclusion Law and the Constitutional Power for Human Rights Development. Na terceira e última parte foi considerado o capítulo referente à Autonomia. Aqui é apresentado um estudo sobre a Participação de jovens do sistema de proteção Galego no processo de autonomização. O e-book termina com um balanço do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia. Consideramos que este documento é demonstrativo da qualidade, pertinência e riqueza das trocas multidisciplinares e interinstitucionais entre oradores/as nacionais e internacionais e do grande número de participantes também eles/as, nacionais e internacionais, que na sua colaboração e envolvimento foram determinantes para o sucesso de mais uma edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. O nosso agradecimento pela colaboração de todos/as