ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Brandig"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- Plano de Marketing Digital para a empresa AldecoPublication . Lopes, Maria Isabel Oliveira; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do segundo ciclo de estudos do curso Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado o Estágio Curricular na empresa Aldeco Comércio Internacional S.A. O presente relatório relata todas as atividades desenvolvidas durante os seis meses de estágio e apresenta o plano de Marketing Digital para a empresa Aldeco Comércio Internacional S.A., cujo objetivo consiste na promoção dos produtos e serviços junto dos consumidores, na captação e fidelização de novos clientes, por conseguinte, para o aumento do volume de vendas. Para o desenvolvimento do plano de Marketing Digital, foram tidos como fatores cruciais, os efeitos da atual pandemia originada pela COVID-19, tanto no comportamento do consumidor quanto na organização empresarial. A revisão da literatura, o estudo do mercado, a análise dos concorrentes, a definição do público-alvo e a respetiva persona, serviram de base para a definição das ações desenvolvidas, cujo foco incidiu nas principais estratégias: SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Também o design gráfico contribuiu para o branding da marca Aldeco Interior Fabrics, na construção da comunicação visual e no desenvolvimento de novos projetos da empresa. Adicionalmente este relatório exibe um conjunto de considerações e aplicações a nível teórico e prático. A nível teórico aborda questões ligadas ao Marketing Digital e a importância do mesmo na atualidade e no desempenho das organizações. Em termos práticos, aponta várias ferramentas de análise online que auxiliam e permitem suportar as decisões de marketing, mais precisamente na fundamentação das estratégias em Marketing Digital.