ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Análise de Risco de Crédito a Particulares e Empresas, na Caixa de Crédito Agrícola Terras de ViriatoPublication . Costa, Tamára Dias; Pinto, António Pedro Martins Soares; Henriques, Carla Manuela RibeiroA realização do estágio curricular permitiu adquirir novas competências e aptidões e pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. Também contribuiu para desenvolver competências e capacidades, que constituem uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, permitiu desenvolver a capacidade de comunicação, a gestão do tempo, a resolução de problemas, o pensamento crítico, bem como a criatividade e inovação. O estágio contribuiu sobretudo para o meu crescimento pessoal levando-me a enfrentar desafios e adversidades, bem como a conquistar a minha autoconfiança. A responsabilidade de assumir tarefas e enfrentar desafios mostrou-me que sou capaz de superar obstáculos e alcançar os meus objetivos. Ainda serviu para aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e tomar consciência do modo como estas se aplicam no mundo do trabalho. Na realização do relatório de estágio curricular adotou-se como metodologia efetuar uma revisão de literatura e dos normativos legais que contextualizam a Análise de Risco de Crédito. Para a realização da parte empírica, recorreu-se ao método “estudo de caso”, na medida em que, permite aprofundar o conhecimento da realidade empresarial. O relatório incide sobre “Análise de Risco de Crédito a Particulares e a Empresas” com o propósito de descrever as tarefas realizadas na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras de Viriato, entre 11 de setembro de 2023 e 15 de março de 2024. As principais atividades ao longo do estágio incidiram na análise de risco de crédito e na elaboração de pareceres. No entanto, ao longo do estágio foi ainda possível desempenhar outras atividades, nomeadamente, no departamento comercial como apoio ao atendimento ao balcão, realização de pareceres comerciais e fecho de Caixa Automático (ATM) e Balcão 24. O trabalho desenvolvido permitiu adquirir competências ao nível da análise de risco de crédito a particulares e empresas no setor bancário e identificar os principais fatores que a condicionam. A análise de risco de crédito difere de banco para banco, no entanto, a realização do estágio permitiu contactar com todas as fases do processo desde o momento de abertura de crédito até à concessão num dado banco. Na análise de risco de crédito às empresas, a finalidade, o montante a financiar, o prazo, as garantias prestadas e as condições de reembolso e taxas de juro a aplicar assumem particular relevância. A avaliação do risco contempla informação disponível nas demonstrações financeiras e os movimentos da conta do cliente bem como o valor das responsabilidades junto da banca e o rating atribuído. Por sua vez, a análise de risco de crédito a particulares dá relevância à situação profissional, à estabilidade financeira, à experiência creditícia, à movimentação da conta do cliente, à taxa de esforço, à DSTI (Debt Service-to-Income), à LTV (Loan-to-Value), aos encargos mensais, aos rendimentos anuais, ao valor das responsabilidades na banca do cliente e ao scoring atribuído.
- Digitalização de Pequenas e Médias Empresas: Planeamento e Aplicação de Marketing DigitalPublication . Sousa, António Francisco Baptista de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente relatório é o culminar de 9 meses de estágio curricular na empresa Miúdos Frenéticos, expondo as várias estratégias de Marketing aplicadas nos diferentes projetos, negócios e serviços da empresa, utilizando os conhecimentos e competências que adquiri ao longo do percurso académico na licenciatura e mestrado em Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. O objetivo para a realização do estágio foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mestrado em diferentes dimensões do marketing tais como, o marketing digital, o marketing de conteúdo e o marketing tradicional aplicando uma variedade de estratégias em diferentes setores, tais como a restauração e retalho, setores esses em que a empresa Miúdos Frenéticos atua. Ao longo deste relatório será apresentado um enquadramento teórico incidindo na fundamentação das estratégias utilizadas, essas que por sua vez serão enunciadas e explicadas nos respetivos setores em que foram aplicadas durante o estágio. Na parte final do relatório é apresentada uma apreciação crítica ao estágio, expondo tanto os pontos positivos como negativos complementando com sugestões a implementar de modo a potencializar os diferentes negócios e projetos da empresa.
- A dinamização do marketing interno no Grupo TestaPublication . Correia, Filipe Marques Cruz; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório visa expor as atividades realizadas em contexto de estágio curricular realizado no Grupo Testa, no âmbito do Mestrado em Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve duração de 6 meses, a primeira metade realizada no departamento de marketing na sede do Grupo Testa, e a segunda metade no departamento de termorresistentes da empresa Tria Portugal, a primeira empresa do grupo. A vontade de ganhar experiência e conhecimentos colocados na prática são os principais objetivos para a escolha de realizar o estágio, num ambiente diferente do que o mestrando tinha vivenciado anteriormente, enriquecendo o currículo profissional e académico. O relatório de estágio divide-se em quatro capítulos, nos quais é apresentada a sustentação teórica, onde é demonstrada a relevância do tema, e a ligação do tema para o contexto de estágio. Ao longo do relatório é possível consultar a revisão de literatura, alguns conceitos chave para o entendimento do que é o marketing interno e a sua relevância e das características e perfil desejado para um comercial. Posto isto, é apresentado o local de estágio e uma caracterização do local, de valores e missão do grupo. Na parte final do relatório encontra-se uma conclusão e uma apreciação geral do relatório de estágio, assim como algumas sugestões de melhoria.
- Elaboração de instrumento de apoio à decisão numa Câmara MunicipalPublication . Herculano, Francisco Miguel Marques; Melão, Nuno Filipe Rosa; Reis, Paulo Sérgio Beco PintoNos dias que correm as organizações estão sujeitas às variações do meio envolvente e, como tal, torna-se fulcral adotar ferramentas que as modernizem, protejam e orientem no sentido certo. O controlo de gestão tem-se revelado benéfico neste sentido, na medida em que cria condições para o alcance dos objetivos estabelecidos, prepara as organizações para os diversos desafios e influencia as ações a tomar. Um dos instrumentos nele integrado é o dashboard, que divulga de forma clara e objetiva as informações mais relevantes, por meio dos indicadores de desempenho, contribuindo para a identificação de potenciais erros e, consequentemente, tomada de decisões. O presente estudo, inserido no âmbito de um estágio, teve como objetivo a construção de um dashboard destinado aos órgãos executivos da Câmara Municipal de Águeda (CMA), capaz de fornecer informação útil relativamente à receita, para que esta pudesse ser analisada e monitorizada. A seleção dos indicadores de desempenho e a formulação e preparação dos dados foram etapas chave na criação de um painel ajustado com os objetivos da organização. A revisão da literatura foi a base do projeto, suportando a elaboração da ferramenta de forma coerente e enquadrada com o contexto atual. Da mesma forma, o conhecimento da entidade também se revelou uma etapa fundamental, que, a par com o estudo prévio viabilizou a identificação de um conjunto de indicadores de desempenho. Posteriormente, por via de uma entrevista semiestruturada, foram definidos os indicadores de desempenho assim como estrutura/design do dashboard final. Esta etapa alavancou o restante projeto, na medida em que a partir dela foram recolhidos e formatados os dados que permitiram a construção do painel com informação indispensável para uma gestão eficaz e eficiente. O dashboard proposto satisfaz as necessidades sentidas, dado que apresenta indicadores de desempenho enquadrados com os objetivos traçados, dotando os utilizadores de um conjunto de mecanismos interativos e dinâmicos, essenciais para que estes tenham, através de gráficos ilustrativos, um conhecimento claro e imediato da situação atual da receita camarária, realizem análises das informações com um maior nível de detalhe (drill-down) e tenham comportamentos que promovam o desenvolvimento da mesma. O mesmo demonstrou ser possível às organizações do setor público adotarem este tipo de instrumentos de controlo de gestão, abastecendo-se de informação de qualidade que confere uma monitorização e análise do seu desempenho, a identificação de eventuais falhas e tomadas de decisões mais seguras, em conformidade com os objetivos da organização.
- Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing DigitalPublication . Costa, Ana Catarina Rodrigues; Pinheiro, Paula Sofia N. V.O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve a duração de seis meses e foi realizado no departamento de marketing da Enbiente - Energia e Ambiente Lda., empresa que atua no setor das energias renováveis em Portugal. Os principais objetivos do estágio passaram por obter experiência no mundo do trabalho, conseguir aplicar, sempre que possível, os conhecimentos teóricos adquiridos no mestrado e consolidá-los, mas também adquirir novas competências, tanto a nível técnico como pessoal, bem como novos conhecimentos na área do Marketing Digital. Dado que atualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo que as empresas se adaptem e adotem novas tendências e respetivos mecanismos, para irem de encontro às necessidades e expectativas dos clientes, mas também para se destacaram face à concorrência. Seguindo esta linha de pensamento, o propósito do estágio curricular foi desenvolver estratégias de marketing e dinamizar o marketing digital da empresa para melhorar o seu posicionamento no mundo digital. O relatório teve como base as tarefas que me foram propostas, entre elas a gestão das redes sociais da empresa, o desenvolvimento de artigos para o blog e respetiva otimização, bem outras atividades inseridas nesta área do marketing. Estas atividades foram suscetíveis de um enquadramento teórico, onde se procedeu à análise de vários temas e conceitos referentes ao Marketing Digital. O presente relatório é composto por seis capítulos, sendo estes: introdução, enquadramento teórico, apresentação da entidade acolhedora, atividades realizadas; reflexão crítica e conclusão.
- Estratégia de Marketing na GrapelandPublication . Vieira, André Filipe da Bárbara Monteiro; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do segundo ciclo de estudo, do curso Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, o mesmo decorreu na empresa Grapeland Adventure and Tourism. O estágio teve como objetivo primordial implementar, na prática, as questões abordadas durante as unidades curriculares. Este documento transborda as atividades executadas durante os seis meses de período de estágio, no qual foram executadas estratégias de Marketing para a entidade de estágio, na área do branding, marketing digital e marketing de relacionamento. De modo a suportar o trabalho realizado, o presente documento é composto por uma revisão da literatura, um contexto de estágio com abordagem ao mercado em que a empresa se insere, os concorrentes da mesma, a persona e depois sim as respetivas atividades desenvolvidas. A nível teórico foram abordados conceitos como o setor do turismo no Alto Douro, o marketing no turismo, marketing digital, as redes sociais, Search Engine Optimization (SEO), Inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e o design gráfico como auxiliar de marketing, uma vez que as estratégias do estágio terem estes tópicos como pilares. Foram desenvolvidas atividades de redes sociais, uma restruturação do Website, um branding de elementos e documentos visuais, novas formas de apresentar os serviços da empresa e, ainda, ações da marca Grapeland na sociedade.
- Estratégias de inovação na Food4SustainabillityPublication . Duarte, Thaís Velasco Brum; Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos; Figueiredo, António José Queiroz Soares deO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Food4Sustainability CoLAB (F4S) no âmbito do Mestrado em Marketing, com início em outubro de 2023 e fim em abril de 2024. Durante o estágio, a principal função foi colaborar no projeto PRIMA InovFarmer.MED, especialmente no desenvolvimento da work package 5 (WP5), que visa criar modelos de negócio inteligentes para pequenos agricultores. Para alcançar este objetivo, foi necessário realizar pesquisas de mercado e uma revisão de literatura. A fase inicial envolveu o entendimento dos planos e requisitos do projeto. Para desenvolver a WP5, foram utilizadas ferramentas como o Business Model Canvas (BMC) e a análise SWOT. A partir desses estudos, desenvolveram-se modelos de negócio e estratégias de ação para tornar os pequenos agricultores mais resilientes. A fase final do trabalho incluiu a criação de materiais de divulgação, a recolha e análise de dados relevantes, e ainda a organização e participação em eventos de divulgação do projeto, tarefas previstas na WP4 do projeto. O estágio no F4S revelou-se enriquecedor para ambas as partes, proporcionando à entidade um suporte para o cumprimento das metas do projeto e oferecendo-me uma experiência prática valiosa multidisciplinar, e principalmente na área do marketing sustentável.
- Estratégias de marketing e gestão de redes sociais na PapayyaPublication . Guzman, Valeria Daniela González; Amaro, Suzanne FonsecaO seguinte relatório descreve o estágio curricular realizado na entidade 2045 – Digital Health Solutions Lda. Papayya entre outubro de 2023 a abril de 2024, para a obtenção de grau de Mestre em Marketing. No primeiro ponto, temos uma introdução do relatório, seguido do segundo ponto, onde temos um enquadramento teórico sobre o trabalho remoto e a adaptabilidade ao mesmo depois da época de pandemia, a Inteligência Artificial, origem, uso desta ferramenta no marketing, desenvolvimento de conteúdo para as redes sociais e implicações sobre o seu uso. No terceiro ponto, podemos encontrar uma apresentação extensa sobre a entidade, a sua caraterização e serviços prestados. Seguido de uma apresentação das atividades desenvolvidas no estágio e conclusão. Este trabalho tem o objetivo de entender o papel que pode jogar a Inteligência Artificial no marketing e no desenvolvimento de estratégias e conteúdos no marketing e nas redes sociais, perceber como os profissionais de marketing se podem beneficiar desta ferramenta e as questões e limitações que esta ferramenta apresenta ainda. No estágio estas tarefas foram envolvendo pesquisa de mercado e copywritting, para melhor analise e concessão do estudo; de forma externa, foi feita uma pesquisa extensa, através de artigos científicos e outras fontes, sobre os temas e áreas a desenvolver neste relatório.
- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- Os eventos da Região Centro e os impactos do Covid-19Publication . Sabino, Rita Pereira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO presente relatório reflete o estágio curricular realizado na Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal (ERTCP). O estágio decorreu durante seis meses, iniciado no dia 2 de novembro de 2021 e finalizado no dia 29 de abril de 2022, no Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) onde foram desempenhadas várias atividades centradas principalmente na monitorização da atividade turística regional e sub-regional, bem como na dinamização do Observatório de Atividade Turística da Entidade, o “Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal. Os eventos, neste caso os que ocorrem na Região Centro de Portugal, são o foco deste relatório, constituindo um dos setores mais importantes do turismo global e, de acordo com a literatura, capazes de gerarem impactos impressionantes, a nível económico, sociocultural e ambiental. No entanto, os eventos nos últimos dois anos (2020 e 2021) atravessaram uma fase muito negativa devido ao surto da doença COVID-19, declarada como uma pandemia. O objetivo do estudo passa por perceber quais são os eventos e a sua importância na Região Centro de Portugal e perceber igualmente qual foi o impacto da pandemia nos eventos. De modo geral, antes do surgimento da pandemia, os dados demonstram que os eventos podem ser de enorme importância para um destino turístico, uma vez que se evidenciam como uma boa estratégia para contornar a sazonalidade de um destino e têm a capacidade de atrair um grande número de visitantes, uma realidade que pode ser visualizada no número de dormidas dos alojamentos turísticos e no aumento de compras em serviços locais. A título de exemplo, em 2017 a Região Centro teve a maior taxa de ocupação até à data, cerca de 34,3% (INE, 2018), em virtude da visita do Papa Francisco a Fátima. A partir do momento em que se fizeram sentir os efeitos da pandemia e das restrições de circulação associadas, o impacto neste setor foi extremamente negativo, na medida que a maioria dos eventos foram cancelados, porém salienta-se a redefinição de alguns eventos que adotaram novos métodos para se apresentarem, nomeadamente através de exibições online.