ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- A Promoção da Rota dos Vinhos do Dão: Planeamento e Organização de EventosPublication . Miranda, Liliana Maria Soares; Amaro, SuzanneO estágio é uma aprendizagem profissional que um estudante realiza para pôr em prática os conhecimentos e as competências adquiridas durante o percurso académico. O objetivo é proporcionar experiência ao estagiário e prepará-lo para que se possa desenvolver no setor de atividade associado à sua futura profissão. O presente relatório é produto final não apenas do estágio que foi desenvolvido na Comissão Vitivinícula Regional do Dão, como também de todas as aprendizagens que foram efetuadas ao longo do meu percurso académico na Escola Superior de tecnologia e Gestão de Viseu e de todo o meu percurso inicial de inserção no mercado profissional. Neste documento podemos encontrar o resultado de um trabalho realizado durante seis meses na entidade que me acolheu. Durante o estágio, e para a elaboração deste relatório, foi feito um conhecimento da mesma, a participação e organização de eventos em que a entidade é parceira tendo como objetivo a divulgação da Rota dos Vinhos do Dão, a receção de comitivas de vários mercados, atendimento ao público, gestão de stock e logística operacional do dispensador de vinhos. Além destas funções desenvolveu-se uma proposta de melhoria à página de internet, criação de bases de dados e de imagens. Em qualquer estágio, a intervenção do estagiário passa por uma transversalidade em termos de funções. Todas as tarefas desenvolvidas promovem uma apredizagem constante, têm um caráter formativo, de construção de um profissional completo e com todas as competências fundamentais para o mercado de trabalho, Saber-Ser e SaberFazer.
- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- O marketing no desempenho de uma empresa: ações e campanhasPublication . Figueiredo, Daniela Francisca; Antunes, Joaquim GonçalvesO marketing está presente em todo o tipo de negócio ou empresa. Nos dias de hoje é uma ferramenta importantíssima para levar mais além um produto, serviço ou marca. O presente relatório é o resultado final do estágio curricular exercido em funções de assistente de marketing no Grupo Visabeira, colocando em prática os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo do meu percurso académico na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu no mestrado de marketing. No decorrer do estágio, o planeamento de ações e campanhas de unidades do Grupo Visabeira foram o ponto fulcral para o desenvolvimento deste trabalho final. O processo por detrás da criação de uma campanha é algo complexo e com fases a serem respeitadas, é neste trabalho que também apresento as mesmas, até ao resultado final de uma campanha/ação.
- O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor ImobiliárioPublication . Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.
- Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do CentroPublication . Marques, Mariana Henriques Carvalho; Antunes, Joaquim Gonçalves; Cotta, JoãoO relatório que se segue tem como objeto apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular no Jornal do Centro em Viseu, como o fim de obter o grau de Mestre em Marketing no Instituto Politécnico de Viseu-Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O principal objetivo deste estágio foi a realização de uma pesquisa de mercado para os diversos serviços do Jornal Do Centro (Rádio, Jornal, TV) do ponto de vista do consumidor e do tecido empresarial (patrocinadores). Esta pesquisa enquadrou-se num contexto de compreender o posicionamento da empresa relativamente ao público viseense, assim como perceber os pontos fortes e fracos da mesma, de forma a poder criar uma estratégia para cativar mais o público a consumir os conteúdos da empresa. O processo desta pesquisa passou por um inquérito interno dentro da empresa sobre as fraquezas da mesma e os motivos pela qual esta não vende mais ou tem pouco conhecimento a nível comercial. A segunda fase envolveu a realização de um inquérito de forma a determinar se as suposições estavam corretas. Após a análise dos resultados foi possível perceber como a marca se posiciona no público viseense, o conhecimento das marcas associadas ao Jornal do Centro e problemas relacionados com a plataforma digital. Após a modificação de alguns fatores negativos na empresa foi realizado um novo inquérito para compreender o impacto das mudanças pelos inquiridos.
- O impacto do marketing territorial na promoção da cidade de ViseuPublication . Marques, Andreia da Silva; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório tem como objetivo destacar as atividades realizadas ao longo dos seis meses de Estágio Curricular, na Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção, enquadrado no 2º Ano do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Sendo a Viseu Marca a associação de marketing territorial e de branding de Viseu, o relatório inclui um enquadramento teórico sobre estes temas. A globalização faz com que as cidades cada vez mais se preocupem em desenvolver iniciativas de promoção dos seus territórios, produtos e serviços. As atividades desenvolvidas ao longo do estágio enquadraram-se nesta área, nomeadamente no apoio a eventos enoturísticos, como o Vinhos de Inverno e Festival Literário Tinto no Branco e, também, na organização da Feira de São Mateus 2020 que, devido às circunstâncias do presente ano, a pandemia COVID-19, foi cancelada. Outras atividades realizadas foram o clipping, o planeamento estratégico de Redes Socias e Website, elaboração de bases de dados, estudos dos públicos dos eventos, criação de regulamentos e formulários, entre outras atividades. Por último, é feita uma reflexão crítica sobre o estágio e são efetuadas algumas sugestões à Viseu Marca.
- A importancia dos recursos humanos no desempenho empresarial: o caso do Grupo VisabeiraPublication . Pavão, Carlos Miguel Corvelo; Pinto, António Pedro Soares; Fialho, Joana Rita SilvaCom o decorrer dos anos, a gestão dos Recursos Humanos (RH) tem vindo a ganhar relevância no mundo empresarial e a despertar uma maior atenção por parte dos superiores hierárquicos. O ambiente de trabalho constitui um importante indutor da produtividade dos trabalhadores, na medida em que deve proporcionar as melhores condições para o exercício das suas funções. Com o recurso ao modelo KEYS pretendese avaliar o ambiente de trabalho em diferentes dimensões, proporcionando à empresa uma visão dos seus pontos fortes e fracos. O presente relatório tem por objetivo efetuar uma breve revisão bibliográfica em torno da problemática da gestão dos Recursos Humanos, de avaliar diferentes ambientes de trabalho no Grupo Visabeira e aferir o modo como estes condicionam o desempenho empresarial.
- Plano de Marketing Digital para a empresa AldecoPublication . Lopes, Maria Isabel Oliveira; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do segundo ciclo de estudos do curso Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado o Estágio Curricular na empresa Aldeco Comércio Internacional S.A. O presente relatório relata todas as atividades desenvolvidas durante os seis meses de estágio e apresenta o plano de Marketing Digital para a empresa Aldeco Comércio Internacional S.A., cujo objetivo consiste na promoção dos produtos e serviços junto dos consumidores, na captação e fidelização de novos clientes, por conseguinte, para o aumento do volume de vendas. Para o desenvolvimento do plano de Marketing Digital, foram tidos como fatores cruciais, os efeitos da atual pandemia originada pela COVID-19, tanto no comportamento do consumidor quanto na organização empresarial. A revisão da literatura, o estudo do mercado, a análise dos concorrentes, a definição do público-alvo e a respetiva persona, serviram de base para a definição das ações desenvolvidas, cujo foco incidiu nas principais estratégias: SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Também o design gráfico contribuiu para o branding da marca Aldeco Interior Fabrics, na construção da comunicação visual e no desenvolvimento de novos projetos da empresa. Adicionalmente este relatório exibe um conjunto de considerações e aplicações a nível teórico e prático. A nível teórico aborda questões ligadas ao Marketing Digital e a importância do mesmo na atualidade e no desempenho das organizações. Em termos práticos, aponta várias ferramentas de análise online que auxiliam e permitem suportar as decisões de marketing, mais precisamente na fundamentação das estratégias em Marketing Digital.
- Plano de Marketing Digital para o Museu do BrincarPublication . Jacinto, Fábio Ferreira; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do 2º ano de Mestrado em Marketing, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, pertencente ao Instituto Politécnico de Viseu, foi realizado um estágio no Museu do Brincar, situado em Vagos. Este teve início a 1 de outubro de 2020 e término a 31 de março de 2021. O estágio foi realizado com o propósito de trabalhar sobre a área de formação, isto é, através da colaboração em situações reais de labor e de uma introdução ao mercado de trabalho, com enfoque sobre o Marketing Digital, colocando em prática todas as competências e valências adquiridas durante o Mestrado em Marketing. A importância deste tema centra-se na crescente utilização da Internet e consequente afluência ao marketing digital por parte das pessoas e das empresas, assim como a necessidade de desenvolver este tipo de marketing no Museu do Brincar. Por conseguinte, o marketing digital torna-se pertinente, tendo por base possibilitar um crescimento da empresa e da marca através da definição de estratégias.
- Fruut – Perfil Geral do Cliente ParticularPublication . Costa, António Paulo Correia; Antunes, Joaquim GonçalvesNo âmbito do segundo ciclo de estudos do ensino superior português de Mestrado de Marketing, o relatório aqui evidenciado tem como grande finalidade descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio final de mestrado concretizado na empresa Frueat - Fruut, com a duração de 26 semanas (entre 2 de novembro de 2020 a 2 de maio de 2021). O presente relatório aqui enunciado descreve a adoção das mais distintas técnicas de marketing desde a comunicação, tanto offline como online da marca estabelecida pela empresa, como o reforço e o seu posterior aprofundamento de canais de distribuição emergentes. A grande ênfase deste estágio e aquele que ocupou uma maior porção do tempo, residiu na concretização e implementação de um projeto de caixas de subscrição para a Fruut. Todos os dados obtidos a partir destas três grandes tarefas que formam o estágio no seu todo (reforço da comunicação, aprofundamento de canais de distribuição emergentes e caixas de subscrição) foram previamente estudadas, analisadas com base em diretrizes da empresa e, em consequência disso, estes documentos de análise e investigação minuciosa tinham como principal alvo potenciais clientes e concorrentes que aos olhos da empresa interessavam para a implementação e concretização das tarefas já aqui mencionadas no decorrer deste parágrafo. Note-se que, o não alcance das metas e dos fins previamente definidos e avaliados por parte da empresa não refletem a não concretização dos objetivos. O que se terá de fazer é proceder a uma revisão do que foi feito e proceder-se a uma reavaliação de todo o trabalho de forma a colmatar os desvios verificados. No caso menos positivo reitera-se que, os desvios, embora residuais, são, de facto, positivos para a empresa. No caso mais favorável, com o avançar dos projetos definidos para o estágio, continuar-se-á para o próximo passo das tarefas como forma, numa fase final, de implementação efetiva dos projetos/ tarefas definidas para este estágio. Finalmente, no que toca à estruturação do relatório de estágio final de mestrado, numa primeira instância, irá ser feita uma introdução de enquadramento onde se explicita a temática do estágio e a sua pertinência pessoal, social, científica e profissional, entre outros temas; num primeiro capítulo, a descrição detalhada da instituição acolhedora; num segundo capítulo, uma análise, diagnóstico e estratégia da instituição acolhedora; num terceiro capítulo, uma fundamentação teórico-metodológica do relatório proposto; no quarto capítulo a descrição das atividades desenvolvidas no estágio e as apreciações conclusivas.