ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarPublication . Martins, Maria de Fátima Teixeira; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.
- Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Silva, Céline Alves da; Ribeiro, António; Rodrigues, CátiaO relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma reflexão crítica relativamente às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. O relatório contempla ainda uma investigação cuja temática se centra na área da Matemática. Para a realização da primeira parte do relatório, foram utilizados diversos materiais construídos e implementados ao longo das PES II e III, bem como autores de referência, de forma a fundamentar o texto. Relativamente à segunda parte do relatório final de estágio foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal objetivo perceber de que forma a utilização de materiais didáticos, em aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia a aprendizagem da Matemática, num tópico muito particular: números racionais. Desta forma, foi realizado um teste diagnóstico de forma a perceber o conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades. Posteriormente, foram desenvolvidas três tarefas diferentes, utilizando materiais didáticos distintos e, foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada aos três participantes do estudo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com alguma segurança, que a utilização de materiais didáticos, em conteúdos matemáticos, é benéfica para os alunos, pois revelam maior envolvimento nas tarefas propostas e uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.
- Trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico no âmbito da matemáticaPublication . Lopes, Fabiana Cristina de Sousa; Menezes, Luís; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) focando, em especial, os processos de formação desenvolvidos em contexto do 1.º ciclo do ensino básico (PES II) e da educação pré-escolar (PES III). A questão de investigação abordada na segunda parte do relatório foca a problemática dos Trabalhos Para Casa (TPC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Matemática. O estudo estabelece como objetivo saber quais são as perspetivas dos alunos e dos pais/encarregados de educação (EE) acerca dos trabalhos para casa na área curricular de Matemática e como as põem em prática. O trabalho de campo decorreu numa escola do 1.º CEB da cidade de Viseu, tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de questionários aos alunos de duas turmas do 4º ano de escolaridade, da realização de entrevistas a quatro pais/EE das respetivas turmas e de registos, por parte das duas professoras das turmas referidas, de TPC realizados durante um mês. Este relatório de estágio mostra que os TPC são uma estratégia de ensino com larga presença nas duas turmas estudadas, fazendo parte do quotidiano dos alunos e das suas famílias. O tipo de TPC mais solicitado aos alunos na área curricular de Matemática passa por aplicação de fichas de trabalho envolvendo cálculo algorítmico e também resolução de problemas. O Português e a Matemática são as áreas curriculares em que os professores solicitam mais vezes trabalhos para casa. Em geral, os alunos gostam de realizar os trabalhos para casa e consideram-nos importantes para a sua aprendizagem. O estudo também mostra que os pais/EE se envolvem ativamente no apoio ao trabalho dos alunos em casa, apesar das dificuldades que experimentam nesse apoio.