ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Carolina Almeida; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaA presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.