CI&DEI - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
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Browsing CI&DEI - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- Citizenship education and pedagogical practices of the teacher of the 1st cycle of basic educationPublication . Costa, Ana Sofia; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoCitizenship Education is being increasingly debated, due to social changes that are rapidly occurring. Nowadays, the school must take on new challenges that should be reflected in teachers’ pedagogical practices. This is where school gains prominence as a main agent in the formation of active citizens, capable of contributing to the development and well-being of the society in which they live, by educating them for citizenship. Therefore, the present investigation aimed to understand if Citizenship Education is a disciplinary area valued by teachers in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) [years 1-4] in the classroom, based in their perspectives. For this, we tried to verify how often Citizenship Education is addressed, in the classroom; to know the importance attributed to this subject in the various areas of student training; to identify those responsible for selecting the content covered in Citizenship Education; and to analyse the thematic areas of Citizenship Education more and less worked on in the classroom. To this end, we carried out a descriptive research using a questionnaire sent to a non-probabilistic sample of ninety-one 1st CEB teachers working in the municipality of Viseu (Portugal). The data showed that teachers attribute relevance to Citizenship Education teaching in various areas of educational action, and approach it quite frequently in their teaching practice. It was also observed that content selection responsibility rests mainly over teachers and students, and that there are thematic areas of Citizenship little addressed, such as the European Dimension of Education, or the of Education for Entrepreneurship. Considering that school is a privileged space for citizenship development, it is required that teachers guide their pedagogical practices towards themes on which it is necessary to reflect, in order to promote the development of social skills from a very early age.
- A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de ViseuPublication . Ferreira, Jessica Coutinho; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
- Prática de ensino supervisionada e estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçárioPublication . Nunes, Fátima Maria Sousa; Ribeiro, Esperança JalesO Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes essenciais: reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais, às atividades, à legislação em vigor e a autores, de maneira a refletirmos sobre as nossas práticas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do 1º e 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aborda o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Os objetivos são conhecer estratégias e procedimentos usados em contexto de berçário para promover a adaptação do bebé e perceber como se estabelece especificamente a interação adulto-bebé, no referido contexto, no sentido de promover a adaptação deste último. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de um estudo de caso, com recurso, nomeadamente, às técnicas de observação direta e inquérito (entrevista semiestruturada). Tendo em conta as observações realizadas e os resultados obtidos podemos afirmar que as estratégias utilizadas foram a literacia afetiva, comunicação com a família e formas específicas de comunicação. No que respeita à relação adulto-criança, verificámos que os adultos em estudo apresentaram comportamentos de atenção, preocupação, afeto, carinho, confiança, segurança ao longo do processo de adaptação dos bebés, o que contribuiu para proporcionar um ambiente de conforto e bem-estar no contexto do berçário.
- Prática de ensino supervisionada e investigação sobre os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Marina Sofia Soares da; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres do mestrado e um estudo empírico, que pretende analisar de que forma são percecionados os trabalhos para casa pelos professores e alunos, bem como a sua influência na aprendizagem. Para a reflexão crítica sobre as práticas em contexto recorremos a material desenvolvido ao longo do estágio, bem como a autores de referência, com o objetivo de refletirmos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos semestres. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Os questionários foram distribuídos a todos os professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho de Nelas, mais precisamente no Agrupamento de Nelas e Canas de Senhorim. Os dados obtidos permitem concluir que todos os professores, na sua prática letiva, solicitam trabalhos para casa aos seus alunos, bem como consideram que estes são essenciais para a aprendizagem. O Português e a Matemática são as áreas curriculares em que os professores solicitam mais vezes trabalhos para casa. Quanto aos alunos, em geral, gostam de realizar os trabalhos para casa, consideram-nos importantes para a aprendizagem, admitem que é mais fácil aprender e ter sucesso se os realizarem, mesmo que, por vezes, com ajuda de alguém. Na sua maioria, os alunos, se pudessem decidir, fariam trabalhos para casa, pois ajuda-os a consolidar a matéria.