CI&DEI - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
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- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e
- Mom and me through the looking glassPublication . Sousa, Catarina Carneiro deThis article focuses on the collaborative work of the artists CapCat Ragu and Meilo Minotaur in Metaverse environments. The aim is to describe and analyse their cooperative creative process from the perspective of one of the artists/authors, walking through three artistic works that were made in the Second Life® region of Delicatessen: ‘de Maria, de Mariana, de Madalena...’, ‘Petrified’ and ‘Meta_Body’. These projects reflect two aspects of the artists’ work – on the one hand avatar art, and on the other the creation of virtual environments. The text also reflects on the concept of shared creativity, which the artists propose through their avatar creations.
- Kromosomer – an experience in shared creative work and expressionPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Dahlsveen, HeidiKromosomer is a storytelling performance that interacted with digital, virtual and social media, using characters from Norwegian legends as a motto to raise questions on alterety: the "other, the not normal, the one that looks "different", which we want to distance ourselves from. The abject, something outside the subject and object, prior to the subconscious, something primitive that has not yet manifested itself symbolically.
- The Kromosomer ProjectPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Dahlsveen, HeidiThis article is a reflection on the Kromosomer project, a storytell- ing performance held in the physical world and implemented through digital, virtual and social media. The motto was the traditional Norwegian legend characters that represent “the other”, the not “normal”. They were illustrated as avatars in the metaverse, where they were also distributed as unfinished arte- facts, open to mutation. We will describe and analyze the main work method used on this project, a shared creative process of collective and distributed creativity. We will also focus on how metaphors constitute them- selves as paramount to our way of working.
- Rotina diária segundo a perspetiva das criançasPublication . Clemente, Vera Cristina Gonçalves; Gomes, António Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o projeto de investigação. O documento divide-se em duas partes: na primeira, são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Prática de Ensino Supervisionada III, que decorreu na Educação Pré-Escolar; na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação que consistiu na análise da perspetiva das crianças acerca da rotina da sua sala de jardim-de-infância, focando a organização e uso do tempo e do espaço, assim como a iniciativa das crianças na tomada de decisão. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa que adotou como procedimentos metodológicos observações diretas, assim como entrevistas a quatro crianças e à respetiva educadora de infância de modo a compreender como está organizado e é usado o tempo e o espaço na organização das experiências educativas, ou seja, a rotina da sala e, assim, analisar a perceção das crianças sobre esta. Os resultados da investigação mostraram que as crianças conseguem identificar os momentos que compõem a rotina da sua sala, identificando o seu momento preferido e propondo alterações tanto aos momentos do dia, ou seja à organização do tempo e do espaço, como ao seu uso. As crianças têm também bem definidos quais os seus momentos do dia preferidos, assim como as áreas de interesse que lhes despertam mais a atenção. A investigação mostrou ainda que as crianças têm maneiras diferentes de atuar perante a tomada de decisões, percebemos que apenas algumas crianças se sentem completamente à vontade para comentar ou sugerir novas/diferentes atividades, apesar de saberem que o podem fazer e em que momentos do dia.
- Prática de ensino supervisionada e a perceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à sua formação no âmbito da relação escola-famíliaPublication . Duarte, Diana Sofia Coelho; Cardoso, Ana Paula; Cartagena, AlbertoO presente relatório de estágio emergiu da necessidade de refletir sobre o estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e, simultaneamente, realizar um trabalho de investigação relacionado com a prática em contexto escolar. A relação escola-família e a formação dos professores são a base de estruturação do trabalho empírico, com o objetivo de compreender a articulação entre esta relação e a formação de professores. Para este trabalho foram traçados objetivos, como analisar o grau de importância que os professores atribuem à sua formação, que tipo de formação obtiveram e se a consideram suficiente perante a realidade dos dias de hoje; além disso, procuramos perceber quais as áreas de maior carência neste âmbito, quais as melhores estratégias para promover o envolvimento dos pais na escola e verificar se os professores se encontram recetivos às mudanças que sociedade atual exige. Recorremos, para o efeito do presente trabalho, a material por nós elaborado ao longo do estágio, assim como a autores de referência e a alguma legislação. Como tal, procuramos refletir sobre as nossas práticas, percecionando todos os momentos altos e baixos deste nosso percurso profissional, bem como as aprendizagens construídas. Além disso, como forma de perceber melhor a perceção dos professores sobre a sua formação no âmbito da relação escola-família, realizámos uma investigação de caráter descritivo simples com recurso ao inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Paredes. Os professores e as famílias aparecem aqui como parceiros insubstituíveis, os quais devem unir esforços devido à importância desta relação para as crianças. Escola e as famílias partilham objetivos e responsabilidades e todos (professores, pais e crianças) tendem a ganhar com esta colaboração, pois é considerada uma mais-valia para o sucesso das crianças, assim como tendo implicações em todos os atores educativos.
- Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de açãoPublication . Soares, Maria de Fátima Machado; Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança JalesAs famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.
- The Meta_Body ProjectPublication . Sousa, Catarina Carneiro deMeta_Body is a project first held in online virtual environment and in a “real life” art exhibition, and now carrying on in the metaverse creative flux. The project addresses two aspects — the constitution of virtual corporality and the shared creative process of avatar building, sharing, transformation and embodiment.
- Práticas de ensino supervisionadas e a relevância curricular e pedagógica das atividades de enriquecimento curricularPublication . Ramos, Fabiana Amarante; Cardoso, Ana Paula; Ramalho, HenriqueCom a elaboração deste Relatório Final de Estágio propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada ao longo do segundo e terceiro semestres do Mestrado e compreender a relevância curricular e pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) segundo as perspetivas dos professores do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Para dar resposta ao primeiro objetivo mencionado, utilizámos material elaborado durante o estágio, como planificações e relatórios críticos, assim como recorremos a legislação, com o intuito de refletirmos sobre o nosso desempenho ao longo da prática pedagógica; também nos debruçámos sobre as perspetivas dos professores do Ensino Básico acerca das AEC, da sua relevância e influência nas atividades curriculares e pedagógicas. Para que tal fosse possível, realizámos um estudo qualitativo, onde utilizámos o inquérito por entrevista para a recolha de dados. O guião de entrevista semiestruturada, por nós elaborado, foi aplicado a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Viseu. Com os dados recolhidos podemos concluir que, em geral, os professores consideram que as AEC influenciam as suas atividades curriculares e pedagógicas de uma forma negativa, uma vez que a maioria dos professores se referiu aos alunos como “irrequietos”, “desatentos” e “menos disciplinados” depois das AEC. Por outro lado, consideram que as AEC poderiam ser uma mais-valia para os alunos se fossem bem dinamizadas e se os profissionais que as desenvolvem possuíssem uma melhor preparação.
- O património cultural imaterial como dinamizador das aulas de EVTPublication . Trabulo, Ana Bárbara Parchão; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséO património cultural imaterial, enquanto elemento estrutural de projetos artísticos e dinamizador das aulas de Educação Visual e Tecnológica, assume-se como uma questão relevante, passível de ser avalizada, de modo a determinar se o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de EVT pode contribuir para a familiarização dos alunos com o património imaterial local, mais especificamente no contexto das suas vivências. Neste sentido, este projeto de investigação assentou sobre um estudo de caso numa escola urbana do concelho de Viseu, situada na área urbana da cidade, inserida num contexto de grande riqueza cultural. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu a análise documental relevante para o estudo, bem como o questionamento a Encarregados de Educação dos alunos do 2º Ciclo do Ensino básico, professores de Educação Visual e Tecnológica e Diretores de Turma. Ao longo do desenvolvimento deste estudo, de natureza eminentemente descritiva, observámos aspetos relevantes sobre o conhecimento e a (des)valorização da cultura imaterial local e a forma como esta tem sido transmitida aos jovens estudantes. Os resultados obtidos indiciam, grosso modo, que a comunidade escolar conhece e demonstra sensibilidade para as questões relativas ao património cultural imaterial; porém, e por si só, essa atitude não tem sido suficiente para que a escola promova a preservação desse património e influencie significativamente uma mudança de atitude na comunidade onde a escola se encontra inserida.