Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by Subject "2.º CEB"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Materiais didáticos na aprendizagem da MatemáticaPublication . Santos, Vera Lúcia Costa; Gomes, Helena; Martins, Ana PatríciaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e pretende apresentar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas em ambos os ciclos, assim como o projeto de investigação na área disciplinar de Matemática, no âmbito do 2.º CEB. Este projeto de investigação teve como foco o ensino-aprendizagem da Matemática apresentando como questão problema Em que medida o recurso a materiais didáticos no ensino da Matemática no 2.º CEB potencia aprendizagens significativas?, tendo como objetivos identificar as potencialidades do uso de barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, no ensino-aprendizagem da Matemática no 2.º CEB e conceber tarefas matemáticas com recurso a materiais didáticos que sejam potenciadoras de aprendizagens significativas. A partir da revisão detalhada da literatura sobre o tema, criou-se e analisou-se um conjunto de tarefas matemáticas, com recurso a materiais didáticos, apresentando-se propostas de roteiros numa perspetiva de ensino exploratório, sendo o público-alvo alunos do 2.º CEB. O estudo trata-se de uma Investigação Baseada em Design (IBD), apoiando-se numa experiência de prática pedagógica. Esta metodologia parte de uma hipótese, tratando-se neste caso da questão problema já mencionada anteriormente, à qual a investigação pretende dar resposta. As tarefas matemáticas construídas com base no ensino exploratório e com recurso a materiais didáticos, designadamente barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, permitiram concluir que o uso de materiais didáticos é potenciador de aprendizagens significativas. As barras de Cuisenaire e o tangram apresentam potencialidades para trabalhar os números racionais não negativos. Todavia a tarefa apresentada com recurso às barras de Cuisenaire aborda o sentido da fração como relação parte-todo e medida, enquanto que a tarefa em que se utiliza o tangram trabalha-se o sentido da fração como medida. A tarefa com recurso a espelhos, mira e papel vegetal revelou potenciar aprendizagens significativas ao nível das isometrias do plano, nomeadamente nas simetrias de reflexão e rotação. Também, a tarefa apresentada com recurso à torre de Hanói demostrou proporcionar aprendizagens significativas nos conteúdos das sequências e regularidades e potências de expoente natural. As tarefas matemáticas apresentadas neste trabalho com utilização dos materiais didáticos potenciam aprendizagens significativas, dado o material facilitar a abordagem dos conteúdos curriculares, promover o trabalho em grupo e proporcionar ainda as discussões matemáticas coletivas, sendo estes aspetos caracterizadores do ensino exploratório.
- Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Rafaela Neves; Novais, Anabela; Mendes, CristianaO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresenta-se o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.
- Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carla Alexandra Rocha; Novais, Anabela; Ramalho, HenriqueO presente Relatório Final de Estágio intitulado Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Ramalho e da Prof.ª Dra. Anabela Novais. Este relatório, a nível estrutural, encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira contempla a reflexão e análise das práticas pedagógicas praticadas nos diferentes contextos. Já a segunda parte aglomera todo o trabalho de investigação que, por sua vez, pretende averiguar qual a recetividade, por parte dos professores e alunos, das atividades práticas investigativas no processo ensino-aprendizagem das Ciências Naturais. Em termos metodológicos, esta investigação empírica integrou-se numa investigação de carácter quantitativo e, como tal, recorreu-se à realização e implementação de questionários diferenciados, como forma de incluir a população pretendida, sendo neste caso, os professores e alunos do 2.ºCEB, mais especificamente da área disciplinar de Ciências Naturais. É de salientar que o instrumento de investigação apurado foi implementado nos Agrupamentos de Escolas de X e Y. Tendo em conta a análise dos dados recolhidos, podemos mencionar que os professores e alunos do 2.ºCEB, mais concretamente da área disciplinar de Ciências Naturais, afirmam que as atividades investigativas são uma componente importante na construção das aprendizagens dos alunos. Porém, estas atividades não são aplicadas com muita regularidade devido a alguns fatores, como por exemplo a falta de tempo para o cumprimento do Programa de Ciências Naturais.