ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Subject "Artistic Tool"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Ensino de Fotografia na Disciplina de Educação Tecnológica como uma Linguagem e Ferramenta Artística e TecnológicaPublication . Lopes, Isabel Maria Leal Baptista; Pereira, JoséO presente relatório de final de estágio constitui uma parte determinante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu. Encontra-se organizado em duas partes, sendo que a primeira integra uma contextualização dos estágios desenvolvidos, seguida da análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte encerra a investigação desenvolvida no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica sobre o ensino da fotografia e as suas potencialidades como uma linguagem e ferramenta artística e tecnológica, numa abordagem de ensino do “saber pelo fazer”. Deste modo, pretende-se usá-la como um recurso oportuno no ensino da Educação Tecnológica. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem a cada dia progressos significativos impossíveis de dissociá-los do ensino/aprendizagem. Procurou-se auscultar a opinião dos professores de Educação Tecnológica, a nível nacional, sobre esta temática. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi fundamental a revisão de literatura na especialidade sobre a temática em estudo, a partir de livros, artigos e publicações. Relativamente à componente experimental levada a cabo com uma turma do 5.º ano, foi abordada uma metodologia de natureza qualitativa, na medida em que não se procura generalizar nem quantificar os dados obtidos. Foi uma atividade enriquecedora, tendo os alunos utilizado o smartphone como ferramenta pedagógica na sala de aula e aprendido a tirar fotografias digitais com maior qualidade e vicissitudes associadas à linguagem fotográfica.