ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- Perfil epidemiológico das vítimas de acidentes de moto atendidas num serviço de emergênciaPublication . Esmeraldo, Dalvinisa Maria; Albuquerque, Carlos Manuel SousaEnquadramento: Em decorrência do crescimento expressivo do número de motocicletas, associado a condutas inapropriadas entre os condutores, vias inadequadas e sem manutenção, os acidentes de trânsito ocasionam diversos danos físicos e psicológicos aos intervenientes, principalmente em jovens, e seus familiares além das importantes implicações sociais e económicas que lhes estão associadas. Objetivos: Conhecer o Perfil Epidemiológico das Vítimas de Acidentes de Moto Atendidas na Emergência de um Hospital Brasileiro de Grande Porte; Conhecer alguns determinantes da ocorrência de acidentes de moto, numa região brasileira, como Recife. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, exploratório -descritivo, com recurso a uma amostra de 188 vítimas de acidentes de moto, maioritariamente do sexo masculino (88,3%), solteiros (74%), na faixa etárias dos 21 a 30 anos (31,4,%), e com uma média de idade de 29 anos, a mediana de 25 anos. O guião do instrumento para a recolha dos dados incorporou indicadores relativos: a caracterização sóciodemográfica da amostra, a dados relacionados com a evolução clínica e à caracterização dos acidentes, cujas informações foram retiradas dos prontuários/ficheiros clinicos e através da Unidade Sentinela de Informações sobre Acidentes de Transporte Terrestre – USIATT. Resultados: Foi notória a existência de um típico perfil sóciodemográfico associado à ocorrência de sinistralidade em veículos motorizados; o excesso de velocidade foi o principal registro encontrado como fator determinante, presente em 63,8% dos casos; quanto à natureza do acidente, a queda representou 85,6% e a colisão 10,6%. Os principais tipos de lesão, foram, em diversas estruturas ósseas, as fraturas não expostas (28,2%), fraturas expostas (24,4%) e os traumas em membros em 27,1% dos sinistrados. O acidente em contexto de trabalho representou 11,7%, e acontece em sua maioria no fim de semana (sábado – 18,1%), sugerindo que no referido período os jovens saem para se descontrair, conduzindo os veículo alcoolizados causando os acidentes. Conclusão: Os resultados permitiram conhecer alguns dos indicadores associados ao perfil epidemiológico das vítimas de moto atendidas num serviço de emergência, levando-nos a afirmar que a educação para a saúde é uma estratégia fundamental no sentido da prevenção desses acidentes, através da informação/formação é possível levar à consciencialização da população sobre suas ações e riscos associados a uma condução não responsável. Também a concretização das políticas públicas voltadas para a redução desses acidentes e o reforço na fiscalização das leis são cruciais para a redução dos mesmos, pois são um verdadeiro problema de saúde pública. Palavras-chaves: acidente de moto, sinistralidade, epidemiologia, prevenção, emergência.