ESSV - UEMOG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESSV - UEMOG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "Alta do doente"
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- Motivação das puérperas para a amamentação no momento da alta hospitalarPublication . Tojal, Daniela Filipa de Almeida; Nelas, Paula Alexandra de Andrade BatistaEnquadramento: O presente documento, estágio com relatório final, tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de conhecimentos e a aquisição de competências para a obtenção do título de enfermeiro especialista e o grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na primeira parte, relativa à componente clínica, irão ser apresentados, segundo uma descrição critico-reflexiva, os estágios realizados ao longo do ano, preconizados pela Ordem dos Enfermeiros e pelo plano curricular do curso. Na componente de investigação será abordada a motivação das puérperas para a amamentação, no momento da alta hospitalar. Objetivos: Analisar crítica e reflexivamente as atividades desenvolvidas, os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas, baseadas nas competências gerais e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica (EEESMO), ao longo dos seis estágios e avaliar a motivação das puérperas para amamentar no momento da alta hospitalar, em função das variáveis sociodemográficas, suporte e recursos, contexto obstétrico e depressão pós-parto. Métodos: No âmbito do relatório do estágio de natureza profissional, seguiu-se uma metodologia descritiva, com enquadramento crítico-reflexivo, relativamente às atividades desenvolvidas, tendo como linha orientadora os objetivos propostos para cada um dos estágios, tendo como padrão o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, bem como as evidências científicas. Na componente de investigação, foi efetuado um estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, com uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 254 puérperas. A média de idades da amostra foi de 31,9 anos. Foi aplicado um questionário, que permitiu fazer a caraterização sociodemográfica, de suporte e recursos e obstétrica. Foi ainda incluída a escala da motivação para a amamentação (Nelas et al, 2008) e a escala de depressão pós-parto de Edimburgo (Cox et al, 1987), validada para a população portuguesa por Santos et al (2007). No estudo, foram assegurados todos os procedimentos éticos e legais, de acordo com a legislação nacional e da EU em vigor (Lei n.º 58/2019, Diário da República n.º 151/2019, Série I de 2019-08-08; e Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados. Os dados foram analisados com recurso ao programa IBM® SPSS® Statistics 28.0. Resultados: O presente relatório demonstra a evolução no desenvolvimento de competências comuns e específicas do EEESMO, no contexto do mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, e acreditamos que as competências adquiridas e as reflexões efetuadas neste percurso contribuam para a formação de excelência nesta área de especialização. Durante este percurso formativo, foi tida em consideração o respeito pela individualidade e prática segundo o código deontológico inerente ao Enfermeiro Obstetra. A prática sustentada em evidência científica, também foi tida em consideração. A segunda parte do relatório integra a componente de investigação. Neste estudo, verifica-se que as puérperas estão motivadas para a amamentação no momento da alta hospitalar. Quanto aos preditores que podem influenciar a motivação, podemos referir o estado civil, os recursos disponíveis e a relação inversa que existe com a DPP. Conclusões: O conhecimento científico e o desenvolvimento de competências especializadas é fundamental para a prática de excelência, sustentada em evidência científica. Foram alcançados todos os números de experiências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de EEESMO, de acordo com a diretiva europeia 2005/36/CE de 7 de setembro. O estudo empírico sugere que apesar da motivação das puérperas para amamentar devem ser realizados mais estudos no sentido de apurar que outros contextos podem influenciar o sucesso da amamentação, tal como preconizado pela OMS e UNICEF. Palavras-chave: Amamentação; Motivação; Puérperas; Alta hospitalar; Depressão pós-parto.
- Perceção de conhecimentos na alta hospitalar : Impacto do contexto sociodemográfico e obstétricoPublication . Santos, Jessica Maria da Silva; Nelas, PaulaEnquadramento: O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, do 2ºano, do 7º Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia e do 12º Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Nele, está descrito o percurso para o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na componente de investigação estudámos a perceção de conhecimentos das puérperas na alta hospitalar: impacto do contexto sociodemográfico e obstétrico. Objetivos: Este relatório tem como objetivo descrever as competências comuns e específicas que foram adquiridas e desenvolvidas ao longo dos diversos estágios, tendo por base o Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica (Regulamento n.º 391/2019) e avaliar a relação entre os conhecimentos das puérperas na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas e obstétricas. Metodologia: Na primeira parte do relatório foram descritos todos os ensinos clínicos realizados, recorrendo para o efeito uma análise crítico-reflexiva, baseada na evidência científica mais recente. Na segunda parte é apresentada a investigação desenvolvida, sendo esta um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, numa amostra não probabilística por conveniência, com a recolha de dados através de um questionário a puérperas internadas num Serviço de Obstetrícia de um Hospital da região centro de Portugal Continental. Conclusão: As competências comuns e específicas foram adquiridas. Através da investigação verificámos que 97,1% das puérperas apresentou níveis de conhecimentos percecionados elevados. São influenciados por fatores sociodemográficos, como o grupo etário (p=0,012), as habilitações literárias (p=0,001) e a profissão (p=0,003), que afetam os conhecimentos percecionados pela puérpera, em relação ao índice global; o rendimento mensal influencia os conhecimentos na dimensão “Informações Gerais” (p=0,026). Quanto aos fatores obstétricos, a inexistência de dúvidas (p<0,001) e a promoção do autocuidado da puérpera (p=0,026), durante o internamento hospitalar predizem os conhecimentos percecionados, em relação ao índice global; a presença de uma pessoa significativa durante o TP e parto influencia os conhecimentos nas dimensões “Cuidados ao bebé”, “Autocuidado da puérpera” e “Alimentação do bebé” (p<0,05) e o tipo de apoio prestado pelo acompanhante durante o TP e parto influi os conhecimentos na dimensão “Informações gerais” (p=0,026). O EEESMO é o principal responsável na promoção dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que facilitam a autoeficácia e o desenvolvimento das competências parentais. Desta forma é garantida a adoção de comportamentos de saúde, pela puérpera, que sejam promotoras do autocuidado e cuidados ao recém nascido. Palavras-chave: puérperas, literacia em saúde materna, pós-parto, autocuidado, recém-nascido, competências parentais.