ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.º CEB"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da expressão e educação musical para motivar os alunos a aprender portuguêsPublication . Ferreira, Jéssica Amaral; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaResumo Neste documento é apresentada uma síntese de todo o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que às unidades curriculares das práticas de ensino supervisionada diz respeito, bem como o trabalho de investigação solicitado. É concretizada uma breve contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as diferentes Práticas de Ensino supervisionada, uma reflexão crítica de todas as decisões tomadas ao longo das mesmas e ainda uma autoavaliação de acordo com o Perfil Específico do Docente. Quanto ao trabalho de investigação, este apresenta um estudo que ambiciona propor uma reflexão acerca da possível relação existente entre a área de Expressão e Educação Musical e a motivação dos alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, numa das escolas da cidade de Viseu. A base desta investigação é um estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos sob a forma de entrevistas que posteriormente foram analisadas segundo categorias de codificação. No que aos resultados diz respeito verificámos que, para a amostra entrevistada, a Expressão e Educação Musical é uma área capaz de motivar os alunos para aprender conteúdos da área de Língua Portuguesa, sendo a motivação um elemento ao qual atribuem bastante importância em contexto de sala de aula, essencialmente por melhorar e facilitar a aprendizagem aos alunos.
- A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casoPublication . Teixeira, Diana Sofia Guimarães; Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria CristinaEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
- Intervenção e investigação em educação pré-escolar e 1º CEB : direitos das crianças e interações com os adultos nas atividades de apoio à famíliaPublication . Ribeiro, Daniela Raquel André; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio contém uma apreciação do trabalho desenvolvido ao longo do período de formação em contexto, focando as aprendizagens feitas no decorrer das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. O relatório inclui, ainda, o estudo desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar que teve como objetivo refletir sobre os Direitos das Crianças e as interações com os adultos no âmbito do período de atividades de apoio à família. Tratou-se de um estudo qualitativo, tendo recorrido à observação de incidentes críticos, focados nas interações dos adultos com as crianças, e em entrevistas às próprias crianças que incluíram a solicitação de desenhos. Os resultados obtidos destacam situações pouco alinhadas com quatro direitos presentes na Convenção dos Direitos da Criança sendo estes: num primeiro momento, o artigo 3.º, referente à proteção e cuidados a prestar à criança e o artigo 19.º, referente à proteção relativa à violência física ou mental, que não se verificam quando os adultos repreendem com gritos e castigos as crianças, em situações que as próprias consideram injustas; num segundo momento, os artigos 12.º, que destaca a importância de ter em conta a opinião da criança e o artigo 13.º que foca a liberdade de expressão, foram salientados como contraponto a situações de imposição de opções às crianças, não as escutando ou desconsiderando opiniões e preferências expressas pelas mesmas. Tanto os dados das observações como das entrevistas apresentaram uma imagem coerente referente ao desalinhamento entre situações experienciadas e Direitos previstos.