ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricasPublication . Marques, Cláudia Alexandra Loureiro; Ramalho, HenriqueO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este é constituído por duas partes, sendo que a primeira contempla a caraterização dos contextos e a análise e reflexão crítica das práticas de ensino ao longo do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A segunda parte destina-se ao trabalho de investigação empírica de modo a compreender qual a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. A primeira parte do trabalho resultou no culminar do percurso trilhado ao longo das nossas intervenções, das experiências e vivências daí adquiridas, das planificações de aulas elaboradas semanalmente e ainda das reflexões realizadas colaborativamente com os supervisores e orientadores cooperantes, que constituem, no nosso entendimento, um ponto crucial de todo este trajeto. A segunda parte contempla o enquadramento teórico e o quadro teórico metodológico evocando, sempre que possível e necessário, autores de referência da presente temática. Começamos por abordar a relação educativa na perspetiva de contrato social, no que concerne às possíveis relações estabelecidas entre a escola e a sociedade, às influências dos modelos culturais e da estrutura social. Fazemos ainda referência ao papel dos pais, dos professores e dos alunos na vida escolar e às conceções e fatores de (in)sucesso escolar. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica enquadrado no paradigma quantitativo. Os pais e os professores surgem como principais participantes, aos quais optámos por administrar inquéritos por questionário de modo a responder à questão central da nossa investigação. Os dados obtidos permitiram concluir que ambos os intervenientes educativos reconhecem a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. Os professores pertencentes ao agrupamento garantem que adotam estratégias de modo a aproximar os pais da escola. Também os pais afirmam ter conhecimento de estratégias de envolvimento parental propostos pela escola e de formas de colaborar em casa com os seus filhos. Contudo, continuamos a ter pais que não participam na vida escolar dos seus filhos. A incompatibilidade de horário e o desinteresse foram apontados, por ambos, como os principais condicionalismos à participação dos pais.
- A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de ViseuPublication . Ferreira, Jessica Coutinho; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
- Prática de ensino supervisionada e estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçárioPublication . Nunes, Fátima Maria Sousa; Ribeiro, Esperança JalesO Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes essenciais: reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais, às atividades, à legislação em vigor e a autores, de maneira a refletirmos sobre as nossas práticas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do 1º e 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aborda o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Os objetivos são conhecer estratégias e procedimentos usados em contexto de berçário para promover a adaptação do bebé e perceber como se estabelece especificamente a interação adulto-bebé, no referido contexto, no sentido de promover a adaptação deste último. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de um estudo de caso, com recurso, nomeadamente, às técnicas de observação direta e inquérito (entrevista semiestruturada). Tendo em conta as observações realizadas e os resultados obtidos podemos afirmar que as estratégias utilizadas foram a literacia afetiva, comunicação com a família e formas específicas de comunicação. No que respeita à relação adulto-criança, verificámos que os adultos em estudo apresentaram comportamentos de atenção, preocupação, afeto, carinho, confiança, segurança ao longo do processo de adaptação dos bebés, o que contribuiu para proporcionar um ambiente de conforto e bem-estar no contexto do berçário.
- Prática de ensino supervisionada e investigação sobre os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Marina Sofia Soares da; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o segundo e terceiro semestres do mestrado e um estudo empírico, que pretende analisar de que forma são percecionados os trabalhos para casa pelos professores e alunos, bem como a sua influência na aprendizagem. Para a reflexão crítica sobre as práticas em contexto recorremos a material desenvolvido ao longo do estágio, bem como a autores de referência, com o objetivo de refletirmos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo dos semestres. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Os questionários foram distribuídos a todos os professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho de Nelas, mais precisamente no Agrupamento de Nelas e Canas de Senhorim. Os dados obtidos permitem concluir que todos os professores, na sua prática letiva, solicitam trabalhos para casa aos seus alunos, bem como consideram que estes são essenciais para a aprendizagem. O Português e a Matemática são as áreas curriculares em que os professores solicitam mais vezes trabalhos para casa. Quanto aos alunos, em geral, gostam de realizar os trabalhos para casa, consideram-nos importantes para a aprendizagem, admitem que é mais fácil aprender e ter sucesso se os realizarem, mesmo que, por vezes, com ajuda de alguém. Na sua maioria, os alunos, se pudessem decidir, fariam trabalhos para casa, pois ajuda-os a consolidar a matéria.