Revista Millenium
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Revista Millenium by Title
Now showing 1 - 10 of 837
Results Per Page
Sort Options
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico Visto pelos seus Profissionais.Publication . Gonçalves, Maria FernandaO Departamento de Educação Básica, órgão central do Ministério da Educação, lançou no início do corrente ano lectivo um projecto de trabalho visando "uma reflexão participada sobre os currículos do Ensino Básico"1. Este trabalho tem em vista a definição consensual de quais serão as aprendizagens nucleares a promover, e também a preparação dos professores para assumirem, nas suas escolas, a gestão adequada e devidamente contextualizada dos programas oficiais, fazendo deles instrumentos sólidos na construção dos currículos reais que, embora parte, terão que ter como determinantes as condições do meio e as características, necessidades e potencialidades de cada aluno em concreto2. Os
- 10 anos de MilleniumPublication . Figueiredo, Fernando Jorge; Fonseca, Maria de JesusO último número de MILLENIUM, recentemente publicado, o N.º 32, anuncia, logo na abertura do respectivo Editorial, que, com o seu lançamento, se “assinala o 10º Aniversário” da revista, bem como, no final, sinaliza as comemorações festivas que estes 10 anos de vida ininterrupta da revista merecem e, sem dúvida, exigem. Efectivamente, sendo uma publicação periódica, Millenium conseguiu manter, ao longo destes 10 anos de vida, a regularidade e sistematicidade da publicação, o que é feito de grande monta para qualquer publicação periódica, muito mais para uma publicação que se assume como publicação de uma instituição singular de ensino superior politécnico – o Instituto Politécnico de Viseu. Mais espantoso ainda que tenha conseguido ter mantido a edição de todos os seus números, bem como a sua divulgação e distribuição, desde o seu início, a título gratuito para todos quantos dela usufruem. Dez anos são, pois, muito tempo para uma publicação periódica. Dez anos são ainda mais pesados e mais difíceis para uma publicação periódica de uma única instituição, quando essa publicação continua a manter-se viva e sobrevivente, como é o caso.
- 10ª Conferência Anual da E.A.I.E. (European Association for International Education).Publication . Barros, João Pedro Antas de; Cunha, Vasco Oliveira e; Silva, SóniaRealizada na Universidade de Estocolmo entre 21 e 24 de Novembro de 1998, o tema aglutinador foi a "Educação Internacional: Interacções com a comunidade" (International Education: Interactions with the wider community). Desenvolvida em treze áreas distintas (Interacções com a comunidade, Avaliação de credenciais, Economia e Gestão, Cooperação com países em vias de desenvolvimento, Coordenação de programas europeus de educação, Gestão de relações internacionais, Línguas para a comunicação e a mobilidade, Investigação e ligações com a indústria, Aconselhamento para o estudo no estrangeiro, Redes de educação à distância, Colocação de estagiários em empresas, Disciplinas académicas, Genérica), e promovendo, no seu conjunto, 102 sessões, 16 workshops, 2 plenários (abertura e encerramento) e um programa social e cultural opcional(para além de um Mercado de Informação com 51 stands), a 10ª Conferência teve a participação de 1784 docentes e técnicos de 66 países.
- 19th World Conference on Open Learning and Distance EducationPublication . Barros, João Pedro Antas de; Cunha, Vasco Oliveira eTodos os trabalhos se desenvolveram no Austria Center Vienna, o mais moderno centro de congressos da capital austríaca, adjacente ao complexo das Nações Unidas, na margem esquerda do Danúbio, a menos de quinze minutos de metro do centro da cidade. Com mais de mil e trezentos participantes, na Conferência estiveram representados setenta e nove países, sendo trinta europeus, dezasseis asiáticos, quinze americanos, catorze africanos e quatro da zona do Pacífico. Em termos de representação individual, a Europa, com mais de 57% de presenças, foi a zona do globo mais visível. De salientar, contudo, a presença significativa de um elevado número de representantes de países em busca de desenvolvimento, de todos os continentes, da Letónia à Eslováquia, da Mongólia ao Vietname, da República Dominicana ao Equador, do Botswana à Tunísia, passando pelo Chade e pelo Togo.
- 40 Metros abaixo do fundo do Atlântico, "latti", Jack the Ripper e OlissipoPublication . Pereira, Maria da ConceiçãoPois é, com a graça do Altíssimo, estamos prestes a iniciar mais uma andança! Daquelas fabulosas que, uma vez por ano, somos sortudos por poder fazer. E a deste ano prometia ser de arromba! Por duas razões básicas e fundamentais: primeiro, porque íamos rever Londres, onde havíamos estado pela primeira vez quatro anos antes da viragem do milénio. Segundo, porque íamos atravessar o Eurotúnel, essa tão fantástica quanto assustadora obra de engenharia, com os seus cinquenta quilómetros de comprimento, trinta e nove dos quais debaixo do mar e a uma profundidade média de 40 metros depois do solo do Atlântico. Iríamos no Le Shuttle, uma espécie de mega transfer que transporta viaturas ligeiras e autocarros e faz a travessia entre Calais, na França, e Folkestone, no Reino Unido
- O 5º Programa Quadro de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração na União EuropeiaPublication . Silva, SóniaO 5º Programa Quadro (PQ5) estabelece as prioridades para as actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração da União Europeia, para o período de 1998-2002.Estas prioridades foram identificadas com base num conjunto comum de critérios que reflectem as principais preocupações no que diz respeito à crescente competitividade industrial e à qualidade de vida dos cidadãos europeus. Este programa difere consideravelmente dos seus antecessores. Foi concebido para ajudar a resolver problemas e para responder aos principais desafios enfrentados pela Europa. Para maximizar o seu impacto, o PQ5 está centrado num número limitado de áreas de investigação que combinam aspectos tecnológicos, industriais, económicos, sociais e culturais. Os procedimentos de gestão põem a tónica na simplificação e envolvem sistematicamente actores-chave da investigação.
- A systematic review of cardiovascular risk management interventions among community-dwelling people with chronic diseasePublication . Helga Rafael Henriques; Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Lisboa. Portugal.; Joana Pinto; Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Serviço de Cardiologia, Lisboa, Portugal; José Faria; Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Serviço de Cardiologia, Lisboa, Portugal; Augusto; Centro Hospitalar Lisboa Norte, Lisboa, PortugalIntroduction: Cardiovascular diseases (CVD) represent the main cause of mortality in the world. Arterial hypertension, obesity, diabetes, dyslipidemia, sedentary lifestyle and smoking are risk factors for CVD and the main chronic diseases. The evidence on the effectiveness of interventions to promote cardiovascular risk management in chronic disease is still laconic. Objective: To identify the components of cardiovascular risk management programs for people with chronic illness in the community, as well as the behavioral change techniques used. Methods: A systematic literature review was carried out in November 2020, following the recommendations of PRISMA. We used the MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, Cochrane, Academic Search Complete and Mediclatina databases. The bibliographic sample consisted of 21 articles, involving 26040 people with chronic disease. Results: The intervention programs are heterogeneous, concerning their components, knowledge disciplines involved, duration and strategies used. The most frequently used behavioral change techniques are advice and negotiation. Conclusion: We can conclude that educational interventions are a consensual approach to the management of CVD risk in people with chronic diseases. The heterogeneity of the interventions doesn’t allow us to determine the program's effectiveness. Further research is needed to make the results more consistent.
- O ABC do Geometer's SketchpadPublication . Duarte, Isabel; Cavaleiro, JoãoO Geometer’s Sketchpad, sendo um software de geometria dinâmica permite-nos abordar conceitos de geometria de uma maneira inovadora.
- A abertura ao "outro": a língua e a cultura francesas. Uma experiência "d’ éveil", de sensibilização e descobertaPublication . Área Científica de Francês da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de ViseuVivemos, quer queiramos quer não, na era da globalização. Viver hoje é ser capaz de integrar, competindo, a sociedade à escala mundial. Tendemos a ser cada vez mais “cidadão do mundo”, não obstante o lutarmos ainda (por vontade, gosto ou necessidade) por ser “cidadão europeu” sem todavia deixarmos de ser “cidadão português”. Viver no conjunto de nações tão diversas como as que compõem a Europa enquanto “família” é um desafio, implica a aceitação mútua de povos com uma história diferente mas com um futuro comum.
- Abordagens literárias sobre alguns escritores portuguesesPublication . Carriço, Lilaz dos SantosNo contexto literário que vamos apresentar, não nos é possível recuar, no tempo, para trás do século XVI. É que, se temos um ou outro texto poético com expressão artística como o caso da cantiga de João de Roiz de Castelo Branco “Senhora, partem tristes/meus olhos por vós meu bem/que nunca tão tristes vistes/outros nenhuns por ninguém.”, não temos nenhum escritor que deixasse uma obra individual de vulto. Fazemos uma excepção significativa, referindo Fernão Lopes e a sua Crónica de D. João I do qual apresentámos um estudo cuidadoso e intensivo no 1º volume do compêndio de Literatura que publicámos.