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Recent Submissions

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  • Wine Tourism Law
    Publication . Soeiro De Carvalho, Ana Branca; Guia, Ana; Fonseca, Susana; Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da
  • Gestão de Organizações Sociais
    Publication . Marques Dos Santos, Paula
    Desempenhar, atualmente, funções de gestão/direção de uma organização da economia social é um grande desafio, dada a necessidade de garantir a sustentabilidade organizacional, sem esquecer o fim dessas mesmas organizações, que consiste na satisfação das necessidades sociais dos seus clientes – os cidadãos. Esse desafio exige a preparação das direções e direções técnicas em diversas áreas do saber, compreendendo as exigências específicas de cada área de atuação, garantindo a atualização do conhecimento e sabendo utilizar e implementar todas as ferramentas necessárias para que a organização funcione em uníssono e de acordo com objetivos e metas comuns e partilhadas. Se até há bem pouco tempo, o funcionamento deste tipo de organizações era suportado, quase na íntegra, pelo financiamento público, atualmente esse financiamento é cada vez mais difícil e escasso, urgindo a procura de fontes de financiamento alternativas, além da gestão eficiente de todos os recursos ao dispor de cada organização, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Este manual prático é, por isso, um guia de apoio para todos os profissionais das OES que procurem desenvolver boas práticas na gestão das suas organizações, baseando a sua atuação num conhecimento concreto da realidade como suporte à tomada de decisões e à definição do caminho a percorrer para garantir a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo, bem como a qualidade e excelência dos serviços prestados aos diferentes tipos e segmentos de clientes, além de estabelecer relações duradouras e adequadas com todos os stakeholders. Procurámos apresentar uma abordagem pragmática de todos os temas, apoiada numa linguagem simples e clara, que permita a qualquer técnico ou quadro superior de uma OES compreender a informação analisada e utilizar as ferramentas e exemplos práticos para o suporte do seu trabalho e para a sua adaptação às necessidades e especificidades da organização em que colabora, facilitando, não só o diagnóstico, mas também o planeamento, implementação, monitorização e avaliação. Apesar do esforço para abordarmos diversas áreas e temas, de forma científica e à qual procurámos associar sempre exemplos práticos e ferramentas de apoio ao seu desenvolvimento e implementação no mundo real, este manual não consegue cobrir todos os assuntos ou áreas que suportem o trabalho exigido à gestão diária das OES. Consideramos, contudo, a pertinência deste suporte técnico, restando-nos pensar em futuras publicações que consigam associar a esta investigação outras abordagens e perspetivas científicas e técnicas.
  • Secretariado e estratégia organizacional – assessoria, gestão de eventos e planeamento estratégico
    Publication . Marques Dos Santos, Paula
    Desempenhar, atualmente, funções na área do secretariado e assessoria, seja em organizações privadas, seja em organizações públicas, constitui um desafio complexo, dada a celeridade das mudanças societárias e das inerentes formas e/ou exigências do mercado de trabalho. Perante estas vicissitudes constantes, este manual pretende ser uma síntese das informações recolhidas e trabalhadas ao longo dos últimos quinze anos, enquanto docente no ensino superior, apresentando uma abordagem prática às principais questões relacionadas com o secretariado, a assessoria, a gestão de eventos, a gestão do tempo e o apoio ao planeamento estratégico organizacional, abrangendo diversas problemáticas que poderão surgir no ambiente profissional e procurando contribuir para o bom desempenho profissional dos secretários e assessores. Assim, e de acordo com este propósito, propomo-nos com este manual apresentar uma edição atualizada e alargada das temáticas já publicadas em 2014, designadamente:  identificar os conhecimentos teóricos básicos sobre a função de secretariado e assessoria e a sua importância na realidade organizacional contemporânea;  evidenciar os novos instrumentos e ferramentas à disposição do secretariado, nos mais diversos contextos organizacionais;  fomentar a assimilação prévia de conceitos teóricos básicos, para a elaboração e resolução posterior de simulações/casos práticos, preparando os profissionais paras as exigências com que cada um se depara no seu quotidiano profissional;  dotar os profissionais, através de simulações de situações reais e de conhecimentos teóricos, de capacidades pessoais e profissionais, teóricas e práticas, que permitam uma maior facilidade de adaptação aos diferentes métodos organizacionais e aos novos instrumentos de trabalho;  preparar os recursos humanos para o desenvolvimento profissional em diferentes ambientes (público, privado, comercial, associativo, diplomático, militar, religioso, etc.);  contribuir para a eficiência na gestão de eventos, desde a sua conceção até à sua avaliação final;  contribuir para o desenvolvimento da capacidade de fluência escrita e oral. Em termos práticos, pretendemos abordar e desenvolver temáticas que permitam ao profissional o melhor desempenho nas seguintes áreas/situações:  desenvolver uma postura pró-ativa e atitude assertiva perante qualquer situação profissional;  ser capaz de desenvolver o seu trabalho, de acordo com os princípios da eficiência e contribuir para que a organização alcance os seus objetivos;  ser capaz de desenvolver propostas de planeamento estratégico de crescimento pessoal e organizacional;  identificar e saber gerir os diferentes tipos de comunicação organizacional;  ser capaz de desenvolver e gerir qualquer tipo de evento;  conhecer e dominar as principais técnicas e fases da negociação empresarial;  resolver de forma assertiva situações de reclamação;  elaborar qualquer tipo de correspondência/documentação comercial/organizacional e protocolar;  saber gerir eficientemente o tempo e tarefas a desempenhar, aplicando as melhores técnicas para a organização do escritório e sabendo como atuar face a imprevistos;  desenvolver a capacidade de liderança e de trabalho em equipa;  respeitar e aplicar as regras de Protocolo nas mais variadas situações profissionais;  consciencializar para os problemas relacionados com a ética, a discriminação e a necessidade de profissionalismo. Esperamos que este manual seja uma ferramenta útil no trabalho diário de todos os profissionais que buscam a eficiência.
  • Secretariado – uma visão estratégica para a competitividade
    Publication . Marques dos Santos, Paula
    Desempenhar, hoje em dia, funções na área do secretariado e assessoria, seja em organizações privadas, seja em organizações públicas, constitui um desafio complexo, dada a celeridade das mudanças societárias e das inerentes formas e/ou exigências do mercado de trabalho. Perante estas vicissitudes constantes, este manual pretende ser uma síntese das informações recolhidas ao longo destes anos de formação de futuros secretários no ensino superior, apresentando uma abordagem prática às principais questões relacionadas com o secretariado e com todas as problemáticas que poderão surgir no ambiente profissional, procurando contribuir para o bom desempenho da profissão de secretariado e para o desenvolvimento as competências críticas que um técnico desta área deve dominar. Assim, e de acordo com este propósito, propomo-nos com este manual:  identificar os conhecimentos teóricos básicos sobre a função de secretariado e a sua importância na realidade organizacional contemporânea;  evidenciar os novos instrumentos e ferramentas à disposição do secretariado;  fomentar a assimilação prévia de conceitos teóricos básicos, para a elaboração e resolução posterior de simulações/casos práticos na área do secretariado, preparando os profissionais paras as exigências com que cada um se depara no seu quotidiano profissional;  dotar os profissionais, através de simulações de situações reais e de conhecimentos teóricos, de capacidades pessoais e profissionais, teóricas e práticas, que permitam uma maior facilidade de adaptação aos diferentes métodos organizacionais e aos novos instrumentos de trabalho;  preparar o secretário para o desenvolvimento profissional em diferentes ambientes (público, privado, comercial, associativo, diplomático, militar, religioso, etc.);  contribuir para o desenvolvimento da capacidade de fluência escrita e oral;  contribuir para o reconhecimento desta profissão como um valor acrescentado para qualquer organização que procure um posicionamento competitivo e sustentável. Em termos práticos, pretendemos abordar e desenvolver temáticas que permitam ao profissional de secretariado o melhor desempenho nas seguintes áreas/situações:  desenvolver uma postura proativa e atitude assertiva perante qualquer situação profissional;  conhecer as diversas tipologias de estrutura organizacional e as diversas formas de empresa, de acordo com a legislação portuguesa em vigor;  identificar e saber gerir os diferentes tipos de comunicação organizacional;  resolver situações de reclamação;  elaborar qualquer tipo de correspondência/documentação comercial/organizacional e protocolar;  saber gerir eficientemente o tempo e tarefas a desempenhar, aplicando as melhores técnicas para a organização do escritório e sabendo como atuar face a imprevistos;  ser capaz de desenvolver e gerir qualquer tipo de evento, quer ao nível de apoio de secretariado puro e simples, quer ao nível de toda a gestão de cada evento;  desenvolver a capacidade de liderança e de trabalho em equipa;  conhecer e dominar as principais técnicas e fases da negociação empresarial;  saber elaborar o curriculum vitae e a carta de apresentação, bem como saber como agir em entrevistas;  respeitar e aplicar as regras de Protocolo nas mais variadas situações profissionais;  consciencializar para os problemas relacionados com a ética, a discriminação e a necessidade de profissionalismo.