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- Wine Tourism LawPublication . Soeiro De Carvalho, Ana Branca; Guia, Ana; Fonseca, Susana; Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da
- Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher educationPublication . Antunes, Sandra; Oliveira, Isabel; Guedes, Anabela; Marques dos Santos, Paula Alexandra
- Extração e caracterização de novas fibras naturaisPublication . Nicolau, Joana Filipa Dias; Romão, Cristina Maria Nogueira; Oliveira, Serafim Paulo de Melo deCom o crescente foco em fontes sustentáveis e o interesse cada vez maior em utilizar subprodutos de processos industriais, despertou-se um interesse significativo na caracterização física, química e mecânica das fibras naturais, neste caso específico provenientes da casca da espécie Eucalyptus Globulus. O propósito primordial desta dissertação consistiu em analisar as diferencias causadas pelos diversos tratamentos químicos nas propriedades mecânicas das fibras, visando determinar o mais adequado para aplicações específicas. Para atingir tal desígnio, as fibras foram submetidas a um processo de maceração, seguido de três distintos tratamentos de mercerização. Posteriormente, foram conduzidos uma série de ensaios, tais como Microscopia Eletrónica de Varrimento (MEV), Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC), Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR) e Ensaios de Tração, com o intuito de analisar e compreender os efeitos desses tratamentos sobre as características das fibras. Os resultados destacam que diferentes concentrações de NaOH afetam a constituição e morfologia das fibras, resultando na redução de impurezas. A análise das fibras tratadas revelou ainda variações na estrutura e composição química, refletindo a complexidade da mercerização. Observou-se uma tendência geral de diminuição das impurezas e melhoria na qualidade das fibras. Em termos de comportamento mecânico, o tratamento com 30% de NaOH, sem lavagem com solução de ácido acético, mostrou maior resistência à tração e o módulo de elasticidade reduziu após os tratamentos de mercerização. Estes achados contribuem para o conhecimento sobre os efeitos da mercerização em fibras naturais e têm potencial aplicação no desenvolvimento de materiais mais limpos e de alta qualidade. Este estudo não apenas procura preencher lacunas no conhecimento científico sobre o comportamento das fibras de casca de eucalipto após tratamentos químicos, mas também pretende contribuir para o desenvolvimento de alternativas sustentáveis e eficazes na utilização desses materiais. Ao investigar a resposta das fibras aos diferentes tratamentos, espera-se fornecer informações valiosas para a otimização de processos industriais e a criação de produtos de alta qualidade, promovendo, assim, a sustentabilidade e a inovação na indústria de materiais.
- Valorization of Arbutus unedo L. Bark Through Chemical Composition Analysis, Liquefaction, and Bio-Based Foam ProductionPublication . Cruz-Lopes, Luísa; Dulyanska, Yuliya; Lopes, Rogério; Domingos, idalina; Ferreira, José; Esteves, BrunoArbutus unedo (strawberry tree) is a small Mediterranean tree capable of vigorous regrowth after disturbances like fire. Traditionally used for biomass fuel, its bark and branches hold potential for higher-value products through ecovalorization into liquid mixtures that could replace petroleum-based materials. This study aimed to explore the chemical composition of various components of Arbutus unedo and to produce a liquefied material from its internal (IB) and external bark (EB). Chemical compositions of internal and external bark were determined using TAPPI standards including ash, extractive content, lignin, and cellulose. Metal cations were analyzed by ICP. Liquefaction of bark was optimized in a PARR reactor, evaluating factors such as particle size, temperature, and time, and the best polyols were monitored by FTIR-ATR. Polyurethane foams were made with internal and external bark materials liquefied by polymerization with isocyanate, a catalyst, and water as a blowing agent. Results showed that EB has a higher extractive and lignin content, while IB contains more cellulose. Liquefaction yields were higher for IB (74%) than EB (68%), with IB yielding polyols that produced stronger and more resilient foams with higher compressive strength and modulus of elasticity. Mechanical properties of the foams were influenced by the NCO/OH ratio and catalyst levels. Overall, the internal bark demonstrated superior performance for foam production, highlighting its potential as an eco-friendly alternative to petroleum-derived materials.
- DIGITAL TOOLS FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION IN PORTUGAL: IMMEASURABLE OPPORTUNITIES AMIDST MULTIPLE CHALLENGESPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaPedagogical innovation in higher education (HE) is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they must be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in HE, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education (ESEV) of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (CU) (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this CU is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching-learning contexts.
- O Impacto dos Serviços Educativos no Contexto Museológico: Estudo de Caso do CIMI - Centro Interpretativo da Máscara IbéricaPublication . da Silva Cardoso, Tatiana; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaNa presente dissertação procurou-se analisar a importância dos serviços educativos nos espaços museológicos e apresentar uma proposta de implementação de um serviço educativo no CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Nos últimos anos, os museus têm ampliado o seu foco além dos objetos, direcionando atenção ao visitante e à sociedade. Essa mudança de paradigma destacou a importância da função educativa dos museus, contribuindo para o desenvolvimento social. Este estudo não apenas investigou o papel dos serviços educativos nos museus em geral, mas também analisou o caso específico do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Por meio de um trabalho empírico, questionários foram distribuídos aos docentes que acompanharam os seus alunos ao Centro, enquanto, do ponto de vista teórico, foram explorados conceitos relacionados à museologia, serviços educativos e educação patrimonial. A análise permitiu aferir que as visitas educativas ao CIMI são reconhecidas como uma oportunidade valiosa para o enriquecimento cultural e pessoal dos alunos, apesar de enfrentarem desafios logísticos e de recursos que devem ser superados. A adaptação das atividades e a melhoria na organização são cruciais para otimizar a experiência educativa, assegurando que todos os alunos possam aproveitar plenamente essas visitas. Essa abordagem permitiu a recolha de dados essenciais para entender a relevância dos serviços educativos para os visitantes e identificar áreas de melhoria que possam aprimorar o serviço educativo no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. A ideia de criar um serviço educativo no CIMI visa transformar o local num centro ativo de aprendizagem. Mediante um Plano Educativo, aspira oferecer enriquecimento cultural, complementar o ensino escolar e desenvolver habilidades pessoais e sociais para todas as idades. Contudo, enfrenta desafios como falta de apoio financeiro, recursos pedagógicos limitados e problemas de logística e transporte. Para superar essas barreiras, sugere-se melhorar a organização, formar parcerias com instituições culturais e educacionais, e criar programas inclusivos. Implementar essas estratégias é fundamental para garantir uma experiência educativa rica e contínua, promovendo a conservação do património cultural e a inclusão de todos os públicos.
- As emoções das crianças: Um estudo realizado a partir da Educação Física na Educação Pré-EscolarPublication . Figueiredo, Beatriz Mendes; Eira, PauloO presente Relatório Final de Estágio (RFE) realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico permite a elaboração de duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão critica relativamente aos contextos de estágio e as aprendizagens desenvolvidas em ambos os estágios, tendo por base as orientações dos Padrões de Desempenho Docente. A segunda parte reporta-se à investigação realizada intitulada “As emoções das crianças. Um estudo realizado a partir da Educação Física na Educação Pré-escolar” esta investigação surgiu em contexto de jardim de infância, na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Envolveu 21 crianças, com idades entre três e cinco anos, e quatro educadoras, todas com experiência prévia na escola localizada na periferia de Viseu, onde as crianças estavam matriculadas. É importante destacar que as crianças de hoje crescem num ambiente marcado pela rápida evolução tecnológica e pela rotina dos pais, que frequentemente trabalham até tarde. Como consequência, as crianças passam longas horas na escola, o que pode prejudicar os vínculos e as relações familiares. Nesse cenário, a escola assume um papel cada vez mais central no desenvolvimento das crianças, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das emoções. Nesta linha de pensamento, é na escola que a criança tem mais oportunidade de brincar, de correr, saltar e sujar-se, deste modo o presente estudo propõe uma abordagem didática através da Educação Física, que estabelece uma ligação entre o jogo e as emoções, permitindo investigar se esta área contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A Educação Física envolve o corpo como principal ferramenta de trabalho, onde há uma comunicação contínua entre o cérebro e o corpo, mostrando que o desenvolvimento emocional está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia adotada no estudo é de natureza qualitativa, com características de investigação-ação, uma vez que há uma intervenção prática no contexto real. As atividades com as crianças consistiram em sete intervenções focadas na promoção e no desenvolvimento de competências emocionais através de jogos. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as quatro educadoras. Para a recolha de dados, foram utilizadas a observação participante, notas de campo, gravações de áudio e a análise de documentos. Assim foi possível recolher os dados necessários para conseguirmos tirar algumas conclusões, dando resposta a questão-problema. Os resultados indicam que a Educação Física pode promover o desenvolvimento emocional das crianças. No entanto, para que isso ocorra de forma eficaz, é essencial que as educadoras criem ambientes seguros e estimulantes, onde as crianças possam explorar as suas emoções livremente. As educadoras devem ser atentas, acolhedoras e estabelecer boas relações com as crianças e suas famílias, proporcionando-lhes um ambiente de bem-estar.
- Intervenção psicossocial no âmbito de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens: indicadores e causas do absentismo escolar na perspetiva de alunos do 3.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Daniela Cristina de Sá Neiva; Felizardo, Sara; Cordeiro, LeandraO presente relatório apresenta os resultados do trabalho final de estágio, integrado no segundo ano do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. No decurso do estágio, participei no desenvolvimento e implementação das atividades de colaboração e apoiei nas atividades regulares da CPCJ, nomeadamente, na observação e acompanhamento de processos. Com o suporte dos membros da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, foi possível identificar as principais causas e fatores que influenciam o absentismo escolar, na perspetiva de jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Para o efeito, os dados foram recolhidos junto de uma amostra de 56 alunos pertencentes às turmas de 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano. O instrumento utilizado no presente estudo, foi o inquérito por questionário, sendo que a posterior análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 29.0. Após a análise dos resultados, foi possível concluir que o absentismo escolar é fortemente influenciado pelo contexto familiar dos jovens, mas também por indicadores do ambiente escolar. Entre as causas identificadas, destaca-se, na perceção dos jovens, a pressão exercida pelos encarregados de educação, com o intuito de obterem bons resultados escolares, assim como, o desconhecimento por parte das famílias sobre o grupo de pares dos seus filhos e as contingências de quando faltam às aulas. Foi possível compreender que existem diferenças de género face ao absentismo escolar e que a idade e o ano de escolaridade são fatores que contribuem para o absentismo. Por fim, foi possível verificar que a relação saudável entre professor-aluno é importante para o desenvolvimento escolar dos alunos de Cabeceiras de Basto.
- The accounting professional’s competencies: does the supply fit with the demand? Evidence from PortugalPublication . Kroon, Nanja; Alves, Maria do CéuStudies examining the alignment between supply and demand for accounting professional’s competencies have been conducted worldwide. However, these studies have predominantly relied on questionnaires and interviews, and have often been limited to similar contexts. Our study adopts a novel approach to diversify this body of literature. We applied content analysis to 306 job advertisements (demand perspective) and 32 accounting course programs (supply perspective) to assess the supply – demand alignment of competencies among entry-level accounting professionals in Portugal. This research offers practical contributions by supporting Higher Education Institutions (HEIs), students, and professional bodies in identifying gaps in the alignment of courses with the job market. Additionally, it makes a theoretical contribution by employing a segment of the university-market convergence framework for the accounting professional’s competencies. The findings revealed a strong alignment of the essential technical competencies. However, the data also highlight room for improvement in less specific (generic) competencies such as information technologies and foreign languages. Moreover, an analysis of the alignment of various courses with the respective areas of accounting expertise yielded interesting results, albeit not consistently positive. These findings underscore the importance of HEIs to remain vigilant regarding labor market changes and adjust their curricula accordingly.
- Inclusão e Levantamento de Acomodações Curriculares em Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Pinto, Ana Rita Nogueira; Sousa, Catarina Carneiro De; Xavier, PaulaO presente Relatório Final de Estágio organiza-se em duas partes distintas. A primeira parte (Parte I) consiste numa descrição e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte (Parte II), é apresentado o Trabalho de Investigação, no qual, o objetivo geral foi conhecer perceções e descrever as Acomodações Curriculares utilizadas por uma amostra de professores (N=21) de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A maioria dos/as participantes eram mulheres (71.4%), tinham idades na casa dos 46 ou mais anos (90.5%), pertenciam ao grupo de recrutamento 240 (85.7%) e tinham um tempo de serviço superior a 25 anos. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, tendo sido utilizado um questionário especificamente construído para este estudo, aplicado em formato online (Google Forms) após resposta favorável por parte da Direção-Geral da Educação. O questionário foi elaborado para recolher dados de caracterização sociodemográfica, informação sobre formação e experiência na educação inclusiva, assim como perceções e frequência de implementação de diferentes Acomodações Curriculares, no geral e de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Em termos dos principais resultados, 66.7% dos participantes referiu não ter recebido formação inicial na área da educação inclusiva, ainda que a frequência de formação contínua tenha sido mencionada por 61.9% da amostra. A larga maioria mencionou ter experiência na implementação de medidas de apoio à aprendizagem e inclusão universais, seletivas e adicionais, bem como o recurso a Acomodações Curriculares (uma das medidas universais), o tamanho das turmas, maiores ou menores, foi apontado como um dos obstáculos ou facilitadores, respetivamente, na implementação de Acomodações Curriculares. No mapeamento/levantamento de Acomodações Curriculares de acordo com diferentes problemáticas, verificou-se uma disparidade de respostas, com uma parte da amostra a referir a falta de experiência e conhecimento (entre 7 a 13 participantes, nas diferentes situações) e outra a descrever diferentes Acomodações Curriculares, no geral, ajustadas às necessidades específicas em análise. Destaca-se a disparidade de experiências e domínio por parte dos participantes a evidenciar a necessidade de continuar a investir na formação inicial e contínua dos professores, para que sintam capazes de aplicar eficazmente as Acomodações Curriculares que se revelaram necessárias como a organização de pequenos grupos, apresentação de situações da vida real, uso de materiais concretos e ensino em pequenos grupos. A promoção de uma cultura de apoio mútuo e a partilha de boas práticas, envolvendo os docentes, poderá ser fundamental para a criação de um ambiente educativo que fomente o desenvolvimento integral de todos os alunos. Além disso, é imprescindível que as escolas e as instituições de formação de professores continuem a priorizar estas áreas, com o intuito de enfrentar os desafios da educação inclusiva e assegurar uma aprendizagem de qualidade para todos.