Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Oportunidades para a comunicação escrita na aprendizagem da matemáticaPublication . Menezes, LuisNeste texto, propõe-se refletir sobre a importância da comunicação escrita na aula de Matemática, discutindo-se a sua articulação com a comunicação oral, os seus contributos para a aprendizagem, as estratégias para a desenvolver e as formas que pode assumir. A partir de algumas destas estratégias e tirando partido das potencialidades das tarefas matemáticas construídas a partir de humor gráfico, analisam-se produções escritas de alunos do ensino básico, focando-se a compreensão do humor, o uso de conceitos matemáticos, vocabulário e notação específicos, a organização do texto e a relação entre o texto escrito e a resolução de
- MindMaths: learning mathematics in the early years through computational thinking and roboticsPublication . Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Figueiredo, Maria; Lucas, Antonio; Menezes, LuisMindMaths is an EU-funded project, started in 2020, with partners from Portugal, Italy, Turkey and Latvia, aiming to cope with math anxiety and problems with mathematics learning in primary education, using educational robotics. Throughout Flipped Learning Practices its focus is on initial primary teacher training, designing learning activities and resources to fulfill this challenge of preparing the future teachers to use robotics to release math anxiety. This paper presents an overview of the MindMaths Project and the main ideas underlying its development in the Portuguese context. It frames the more relevant learning issues in primary math education, presents the most significant initiative of programing and robotics in the Portuguese scene and discuss the potential that computational thinking and robotics offer for learning meaningful mathematics in the early years. It also presents a pilot study in a polytechnic school with the participation of 20 students, future teachers, discussing the main ideas of its development and results.
- Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7Publication . Rocha, João; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaO encontro “Olhares sobre a Educação”, promovido, desde há sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussão sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que são providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente número de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexão sobre diversas questões educativas, suportadas por análises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussão de resultados, congregando espaços de conferência, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussões havidas e se sistematizam as principais conclusões. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o “Olhares sobre a Educação 7”, assumindo que o que se apresenta é, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.