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Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia

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  • Significados atribuídos ao programa de mentoria no Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteve, Inês; Tavares, Ana Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Este estudo pretende apresentar uma nova abordagem aos dados recolhidos, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Para este estudo, utilizou-se como principal método a abordagem sociopoética, uma pesquisa que potencializa a produção coletiva, incentiva a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais, explorando o potencial cogni-tivo das sensações, das emoções, da gestualidade, da imaginação, intuição e razão (Elias, A. D. S. et al, 2016). A expressão dos co-pesquisadores ganha escala e potencializa-se na pesquisa desenvolvida (Fonseca, Silveira, Tavares, & Carvalho, 2017). Assim, tendo por base o estudo desenvolvido no âmbito do programa piloto já referido, foram ouvidas as gravações de dois mentores de entre quinze inquiridos, de dois mentorados de entre quinze inquiridos e um tutor de entre os dois inquiridos. Aos mesmos men-tores, mentorados e tutor foi também solicitada a participação numa sessão, desenvolvida através da técnica de teatro-imagem, onde simularam um momento da relação de mentoria estabelecida de modo a que estes expressassem o significado de mentoria para os mesmos. Desta forma, pretendeu-se perceci-onar os significados atribuídos ao programa piloto de mentoria, por mentores, mentorados e tutores, aquando da realização das primeiras gravações (entrevistas do projeto piloto) e o momento atual (através da recolha de dados na sessão de teatro-imagem), procurando sistematizar os principais contributos al-cançados que, por sua vez, nos permitirão apresentar melhorias para a consolidação do Programa de Mentoria no PV, nos próximos anos letivos. Os dados foram tratados através de análise qualitativa, no software NVivo, versão 12.0.
  • Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica
    Publication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia
    Os objetivos da educação escolar não devem incidir apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de processos e mecanismos de aprendizagem e de autorregulação, que possibilitem ao aluno a construção ativa dos seus próprios conhecimentos e o orientem para a construção de respostas adequadas às diferentes situações. A educação tem assim como função e princípio fundamental contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, contemplando o “espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (Delors, 2003, p, 99). Neste sentido, só incentivando e capacitando os alunos para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem e de identificação e compreensão das emoções, é que podemos promover uma aprendizagem ativa, consciente e responsável e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Sendo este um fenómeno multifatorial, e tal como é referido nesta obra, salienta-se que “o tipo e a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem são cruciais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, na sua condição simultânea de alunos, filhos e cidadãos”, fazendo emergir “a necessidade de promover as competências emocionais de todos os intervenientes da relação educativa, que tenham impacto no sucesso escolar” (p. 109). Considerando o objetivo central deste livro, a apresentação de um programa de “desenvolvimento de competências emocionais para alunos, pais e professores”, podemos referir que o mesmo, através de uma intervenção sistémica, veio suprir a necessidade de assegurar uma abordagem integrada, que considere os vários intervenientes educativos numa ótica de empowerment, de modo a alterar comportamentos menos ajustados e potenciar relações interpessoais mais produtivas. O livro encontra-se organizado em dois grandes capítulos, o primeiro incide sobre o enquadramento e justificação teórica e empírica para o desenvolvimento do programa Desenvolver +, apresentado no segundo capítulo. No capítulo 1, é evidenciada a importância do desenvolvimento de competências emocionais em professores, pais e alunos, e o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares. Através da apresentação de resultados de investigações realizadas, os autores concluem em termos gerais que: a aplicação de um “programa de formação para a promoção de competências pessoais (bem-estar e inteligência emocional) e profissionais dos professores de alunos com comportamentos disruptivos” (p. 26) apresenta um contributo positivo para a gestão das emoções em sala de aula e para a melhoria da interação pedagógica; os programas de intervenção centrados nos pais “potenciam a otimização de informação e a melhoria das competências parentais ajustadas, a capacidade de expressão e de regulação das suas emoções” (p. 36), entre outros aspetos; no que concerne à intervenção com alunos, os resultados obtidos evidenciam que as atividades desenvolvidas, relativas às competências e habilidades emocionais, em geral, revelaram ser bem sucedidas e, a partir de observações e dos inventários administrados, verificou-se um aumento significativo do índice de identificação emocional após a implementação de um programa de atividades, elaborado com base no documento contemplado no Currículo do 1ª Ciclo do Ensino Básico, Referencial de Educação para a Saúde (2016), apresentado pelo autores em anexo (pp. 91-93). O foco central desta obra encontra-se nas páginas 109 e seguintes, que consiste na exposição exaustiva e pormenorizada do Programa Desenvolver +. Após a apresentação da sua fundamentação e objetivos gerais, entre os quais salientamos: “promover o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências emocionais, relacionais, sociais, de cidadania ativa, crítica e corresponsável”, bem como “contribuir para melhorar a motivação e promover competências instrumentais para o estudo que potencie o sucesso escolar” (p. 110), é apresentado o Programa Desenvolver +, programa de intervenção sistémica que pode ser aplicado a alunos, respetivos pais e professores “para que, de uma forma integrada, se possam alterar comportamentos menos ajustados e se potenciam relações interpessoais mais produtivas, mais comportamentos positivos e maior sucesso escolar” (p. 14). Em termos de estrutura, o programa é composto por: • 11 sessões destinadas a pais, onde se pretende desenvolver: competências emocionais para a relação com os filhos, competências instrumentais para ajudar os filhos nas tarefas escolares e competências de relação interpessoal: • 11 sessões destinadas a professores, onde se pretende desenvolver: competências emocionais e relacionais, gestão de conflitos (disciplina/indisciplina), gestão de sala de aula e pedagogias diferenciadas; • 11 sessões destinadas a alunos/filhos, onde se pretende desenvolver: motivação para o estudo e para a escola, competências de autocontrolo de comportamentos e competências emocionais e relacionais. O programa é de seguida exposto detalhadamente por sessões tendo em conta os seguintes tópicos: descrição, destinatários, questão/objetivos, métodos/material/equipamento, duração, reflexão/análise crítica da sessão e sugestões de melhoria, tarefa. O que o torna passível de ser utilizado e aplicado por profissionais habilitados para o efeito. Em síntese, trata-se de um livro de significativo rigor científico, bem estruturado, de escrita escorreita, em que todas as opções efetuadas para a construção do Programa Desenvolver + encontram-se fundamentadas em termos teóricos e empíricos. Salientamos que a abordagem sistémica e integrada que o caracteriza faz a diferença relativamente a outros programas existentes na área das competências emocionais.
  • Competencias emocionais e prevenção do abandono no ensino superior
    Publication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia
    INTRODUÇÃO 12 Introdução ENSINO SUPERIOR: CONTEXTOS, APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS 20 Ensino Politécnico: Contextos Sociais, Motivações de Acesso e Competências Emocionais 36 Competências Emocionais e Sucesso Académico: Revisão de Literatura 50 Modelos Tradicionais e Alternativos de Aprendizagem no Ensino Superior em Contexto Pandémico QUALIDADE DE VIDA ACADÉMICA 62 Revalidação do Questionário de Qualidade de Vida Académica para os Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português 78 Qualidade de Vida em Estudantes do Ensino Superior: Revisão Exploratória de Literatura ABANDONO ESCOLAR: PERFORMANCE DE APRENDIZAGEM E OUTROS FATORES PREDITORES 90 Performance de Aprendizagem e o Abandono Escolar no Ensino Superior 102 Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: Fatores Relacionais e de Gestão de Vida 114 Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: A relevância das Dimensões Organizacionais e de Profissão/Carreira INTENÇÃO DE ABANDONO: Comparação entre Países 128 Intenção de Abandono no Ensino Superior: Estudo comparativo entre Estudantes Portugueses e Espanhóis 152 Intenção de Abandono Escolar nos Estudantes do Ensino Superior no Brasil