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- Práticas E Consumo de Media No Ensino Superior - Um Estudo Exploratório Com Estudantes de Comunicação SocialPublication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, MiguelNo âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, que tem como principal objetivo avaliar o grau de literacia dos alunos desta área de formação ao longo dos três anos do seu percurso académico no curso de Comunicação Social, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Para a concretização dos objetivos, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório e optou-se pela implementação de um questionário online para a recolha de dados. Especificamente neste artigo analisam-se os resultados relativos à primeira secção do questionário e que dizem respeito às práticas e consumo de media pelos estudantes. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos recorrem essencialmente às redes sociais e à televisão para se informarem sobre o que acontece no país e no mundo, sendo o jornal impresso o meio menos utilizado. Em termos do uso de dispositivos e tecnologias, a maioria dos estudantes considera que as principais funções da internet são informar e entreter, usam maioritariamente o smartphone para estabelecer e manter contactos e as redes sociais têm como principal função o entretenimento. A pertinência e o principal contributo deste estudo passam, entre outros, por permitir a caracterização de hábitos e práticas de consumo de media, bem como possibilitar a identificação de estratégias específicas para uma geração que tem claramente diferentes hábitos de consumo de informação.
- Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaExperiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
- Jovens, media e tecnologia - práticas e hábitos de estudantes de comunicação social no acesso à informaçãoPublication . Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana; Midões, MiguelA partir do projeto “Literacia Mediática no Ensino Superior: um estudo exploratório com alunos de Comunicação Social”, é intenção dos autores avaliar o grau de literacia dos estudantes de um curso na área das Ciências da Comunicação. Neste artigo são analisados os dados que cruzam as respostas a um questionário online com os resultados do focus group, instrumentos aplicados a alunos do 1.º ano da licenciatura, no âmbito dos hábitos e práticas de consumo dos meios de comunicação social. Os resultados mostram a prevalência dos ecrãs, sobretudo redes sociais e televisão, como meios de consumo de informação e apontam ainda para a prevalência do smartphone e substituição do consumo de entretenimento na televisão tradicional por plataformas de streaming. A pertinência e contributo deste estudo passam pela ideia de mudança dos hábitos de consumo, com especial ênfase num grupo geracional que se encontra em formação para exercer uma profissão na área da comunicação social. Face à mudança de paradigma comunicacional, a educação para os media continua a ter um papel fundamental do ponto de vista do desenvolvimento do espírito crítico para compreender esta mudança e as suas implicações na atual sociedade de ecrãs, onde a sobrecarga de informação impera e o consumo é feito de forma diferenciada.