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FERREIRA LOUSADO, JOSÉ PAULO

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  • Perspetivas de evolução para plataformas de código aberto na conceção e partilha de conteúdos para e-learning
    Publication . José P. Lousado
    O ensino e a formação a distância, assenta no princípio da separação física de aluno/formando e formador. Sendo uma modalidade de formação que facilmente se adapta às inovações tecnológicas, tira partido de novas formas de comunicação, síncrona a assíncrona, pelo que o ensino e formação a distância assume na sua nova vertente, o e-learning, a garantia de que esta não é uma modalidade complementar de ensino e de aprendizagem, mas sim uma forte alternativa ao ensino e formação tradicional. Assente na Internet e nos serviços associados a esta tecnologia o e-learning, permite que sejam criados ambientes artificiais, virtuais, que facilmente se identificam com uma sala de aula, permitindo a interação entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos terão obrigatoriamente de sofrer alterações quer no formato, quer no meio de comunicação. Os professores e formadores terão forçosamente de se adaptar às inovações tecnológicas que dia para dia vão emergindo no campo educacional, pelo que são necessárias ferramentas auxiliares, para a tarefa de criação de conteúdos, bem como a sua publicação e disponibilização on-line. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar um conjunto de ferramentas modernas que são maioritariamente de código aberto e de utilização livre, que podem suportar o e-learning em todas as fases do processo, desde a modelação e produção dos conteúdos, até à sua disponibilização, em ambiente de formação virtual. São abordadas aplicações que podem ser utilizadas em diferentes contextos de ensino aprendizagem, assim como as plataformas que as poderão utilizar, nomeadamente dispositivos móveis, caminhando no sentido do m-learning, como evolução natural do e-learning.
  • ICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipality
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Lousado, José
    O presente artigo pretende apresentar um estudo acerca da importância da adaptação dos serviços sociais atuais ao perfil, preferências e necessidades efetivas do indivíduo idoso, desenvolvendo soluções adaptadas, com o apoio das TIC. Como objetivos, foram definidos os seguintes: Identificar os desafios do idadismo; Perceber a importância da adaptação dos serviços disponibilizados pelas organizações sociais aos indivíduos idosos; Apresentar o perfil do idoso não institucionalizado, no concelho de Lamego; Apresentar proposta de intervenção, de acordo com o perfil definido. Em termos metodológicos, na dimensão empírica da investigação, de natureza essencialmente descritiva, construiu-se um formulário, submetido a pré-teste, que veio a servir de base a uma entrevista estruturada, administrada presencialmente a 33 idosos do concelho de Lamego, selecionados segundo os princípios de uma amostra por conveniência. Os dados colhidos foram submetidos a tratamento no software SPSS, versão 25.0, fazendo uso de medidas da estatística descritiva, selecionadas para responder aos objetivos propostos. O presente estudo apresenta o perfil do idoso não institucionalizado, do concelho de Lamego, bem como a proposta de serviços sociais adaptados às necessidades e aos gostos identificados, com o desenho de sistemas tecnológicos de monitorização e de apoio às atividades quotidianas desses indivíduos.
  • Audio folios management system for foreign language learning
    Publication . Lousado, José; Oliveira, Isabel; Costa, Carlos M.; Roberto, Maria T.
    Teaching and learning using technology has, for some years, been the focus of various researchers. From vocational schools, through basic education to higher education, the use of teaching aids based on information technologies is now a common practice. Today, more than making large computing solutions to support the activities of e-learning, it is important to focus on software specific solutions whose cost of production/implementation has a quick return. In this context the need emerged to move forward with a system to support teaching and learning of foreign languages to facilitate communication between teachers and students. It is on this issue that we present a proposal to develop a computing solution that enables students to develop the skills of reading and speaking foreign languages within the classroom context or outside the classroom. In this specific case we address the English language. We also present a working prototype, which is available as freeware for the educational and the scientific community and can be used without restriction. Experimentally, tests were made with 20 volunteer students from ESTGL. They used the prototype, in order to validate the usability tests. Finally, we present some results that show the progression of learning in those students who used the system
  • A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha
    Publication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, José
    O presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.