Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
114-Article Text-217-1-10-20200707 PUBLICADO.pdf478.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.

Description

Keywords

Análise de conteúdo NVIVO Reforma de Bolonha

Citation

Antunes, S. M. G. ., Marques dos Santos, P. ., Guedes, A. F. ., & Lousado, J. P. . (2020). A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha. New Trends in Qualitative Research, 2, 502-517. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.502-517

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue