Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
114-Article Text-217-1-10-20200707 PUBLICADO.pdf478.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.

Description

Keywords

Análise de conteúdo NVIVO Reforma de Bolonha

Pedagogical Context

Citation

Antunes, S. M. G. ., Marques dos Santos, P. ., Guedes, A. F. ., & Lousado, J. P. . (2020). A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha. New Trends in Qualitative Research, 2, 502-517. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.502-517

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue