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  • Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Relvas, Susana
    Introdução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.
  • Impressões em jeito de comemoração: os 90 anos da publicação de As Ilhas Desconhecidas- Notas e paisagens de Raul Brandão
    Publication . Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria
    Impressões em jeito de comemoração: os 90 anos da publicação de As Ilhas Desconhecidas- Notas e paisagens de Raúl Brandão Com o intuito de recordar os noventa anos da publicação do livro de Raúl Brandão As Ilhas Desconhecidas - Notas e paisagens (1926), evocamos este admirável livro de viagens que transforma a impressionante geografia das ilhas portuguesas numa admirável e assombrosa geografia metafísica. Escrevendo ao jeito impressionista de quem pinta, Raúl Brandão esquissa de forma deslumbrante as paisagens e a natureza dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, compelindo-nos a pensar sobre as condições de vida de Portugal e das ilhas do início das primeiras décadas do século XX. Entre o “esplendor da luz” e o “abismo negro da dor”, o autor reflete sobre a luta pela sobrevivência e a fragilidade e efemeridade da Vida: “palpo a fragilidade dos nossos atos, sinto a tristeza da vida efémera” (Brandão, 2011: 83).
  • Editorial
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana
  • Homework in primary education from the perspective of teachers and pupils
    Publication . Costa, Marina; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Costa Lopes, Ana Maria; Gomes, Celeste
    This study aims to understand the perceptions of teachers and students of the 4th year of schooling regarding homework and its relationship with the act of studying. A comparative research of a descriptive-correlational nature was undertaken, comprising two questionnaires one to the teachers and another to their pupils. The study covered a sample of fourteen primary teachers from all Nelas municipality state schools (central region of Portugal), and 128 pupils, aged from 9 to 11 years and of both sexes, in identical percentage. Data obtained show that all teachers ask their students to do homework, especially in the areas of Portuguese and Mathematics and consider it essential for learning. The students generally like to do their homework and consider it important. For the most part, if they could decide, students would do homework because it helps them to consolidate the content taught. Knowing the teachers and students perceptions about the homework is fundamental to developing teaching strategies that contribute to the academic success of all students.
  • Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Rocha, João; Aguiar, Maria Cristina; Costa Lopes, Ana Maria
    Considerando, sustentados em diferentes estudos e autores, que a prática musical continua a ser muito reduzida e a música não é ensinada com regularidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), assim como, que os professores deste nível de ensino possuem uma formação musical insuficiente, desenvolvemos um estudo onde pretendemos identificar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical (EEM). Nesse sentido, promovemos uma investigação suportada por uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O questionário foi aplicado a cento e trinta e três professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em quatro Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitiram-nos verificar que a grande maioria dos docentes não possui uma formação inicial adequada para lecionar a área disciplinar de EEM, traduzindo-se esta, em insegurança na abordagem dos conteúdos, condicionando assim a aprendizagem dos alunos. Contudo, os professores reconhecem que a abordagem da área musical contribui significativamente para o desenvolvimento global do aluno, para a melhoria das competências musicais e artísticas, para o desenvolvimento da capacidade de atenção/concentração, para o relaxamento e descontração do aluno, para o desenvolvimento da capacidade de memorização, para o equilíbrio emocional, para uma maior motivação e para a possibilidade da potenciação da interdisciplinaridade. Salienta-se, porém, que apesar dos docentes reconhecerem possuir uma formação inicial pouco adequada para a lecionação da EEM, a maioria não procura formação especializada, tendo em vista a atualização dos seus conhecimentos. Dada a assentida falta de formação, a lecionação da EEM é remetida, pela maioria dos docentes, para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC); menosprezando, todavia, a necessária articulação com os professores das AEC e não tomando em consideração o caráter facultativo da frequência das mesmas. Por último, sobressai que a grande maioria dos inquiridos considera que a lecionação da EEM deve ser efetivada por um professor especializado em música com a colaboração do docente titular da turma e não apenas pelo professor do 1.º CEB, em regime de monodocência.
  • “Tradução e Re-IMAG[EM]Inação como Locus e Foco Central em The Adventures of Tom Sawyer”
    Publication . Amante, Susana; Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Relvas, Susana
    Tanto os Estudos de Tradução como a Literatura Infantil e Juvenil foram áreas negligenciadas e apenas recentemente começaram a despertar interesse junto da comunidade académica, cruzando fronteiras e passando a ser estudadas numa abordagem multidisciplinar e holística. Contudo, esta abordagem, ao intersetar áreas de saber, em especial traduzindo línguas e culturas – e, de modo particular, tendo crianças e jovens como público preferencial – levanta questões éticas. Pretende-se, pois, reacender a discussão em torno das representações que são veiculadas em textos de partida e, sobretudo, nas respetivas traduções, questionando: a. esses livros seguem estratégias de domesticação ou de estrangeirização? b. poderão as traduções ser consideradas como um lugar de resistência ou serão, por outro lado, locais que nos permitem imaginar nações diferentes como comunidades exóticas, relegando-as para um espaço fora dos limites das paisagens modernas? Neste artigo, procuraremos abordar estas questões, centrando-nos em The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain. Como conclusão principal, destacamos a recente tendência de leitura das traduções como espaços liminares, de mediação; elas são o Terceiro Espaço que constrói pontes rumo a um diálogo intercultural produtivo e à compreensão mútua.
  • Zenith e a construção do espaço subjetivo em Babbitt, de Sinclair Lewis
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Ferreira, Zaida Maria Pinto
    Zenith, o lexema escolhido para designar o espaço onde decorre a ação do romance Babbitt, convoca, desde logo, imagens de bem-estar e progresso que a focalização do narrador (heterodiegético) aparentemente corrobora: “THE towers of Zenith aspired above the morning mist […] They were neither citadels nor churches, but frankly and beautifully office-buildings. The whistles rolled out in greeting a chorus cheerful as the April dawn; the song of labor in a city built it seemed for giants” (Babbitt 6). Por contraste com a cidade, supostamente robusta e vibrante de energia, como se de um organismo vivo se tratasse, o protagonista, George F. Babbitt, não ostenta qualquer grandiosidade: “There was nothing of the giant in the aspect of the man who was beginning to awaken on the sleeping porch of a Dutch Colonial house in that residential district of Zenith known as Floral Heights” (6). Na verdade, do ponto de vista físico, Babbitt assemelha-se a um bebé: “His large head was pink […] His face was babyish in slumber” (6). Inúmeras referências a uma fada-criança com quem Babbitt mantém, em sonhos, uma relação afetiva, corroboram a ideia de que o protagonista é uma personagem infantilizada. Considere-se ainda que o encontro com a fada- -criança ocorre habitualmente num jardim ou outro espaço próximo da Natureza e que, para além deste aspeto, existe habitualmente uma alusão ao mar. Conjugados, estes espaços remetem para um (re) nascimento e este para o ventre materno, um estádio de dependência anterior ao (re) conhecimento da subjetividade. Babbitt é pois uma espécie de não-sujeito, facto que o torna ainda mais vulnerável aos mecanismos de controlo da comunidade/sociedade. Importa lembrar, a este propósito, que instituições comunitárias como a Igreja, um partido politico, uma associação ou clube social, o clube de futebol, etc, funcionam como um espelho doutrinário ou ideológico, onde o sujeito vê uma imagem gestaltiana de um corpo com o qual se identifica, por ser composto por sujeitos que se assemelham a si próprio, concitando-o a anularse voluntariamente, para poder participar da força que inere ao Todo, seja Deus, a Nação, ou outros grupos/ corpos colectivos. O grupo transforma-se assim numa espécie de Éden, um espaço quase transcendental, onde o sujeito sente que está em segurança (Hinshelwood 74). A construção do espaço subjetivo de Babbitt está, pois, simbiótica e indelevelmente subordinada ao espaço social de Zenith, pelo que, quando do fecho da narrativa, o leitor conclui que a Babbitt apenas lhe resta projetar sobre o seu filho Ted os desejos que um espaço social omnipotente sempre o obrigaria a sublimar: “I´ve never done a single thing I´ve wanted to in my whole life […] Well, those folks in there will try to bully you and tame you down…Tell ‘em to go to the devil! […]. Don´t be scared of the family. No, nor all of Zenith. Nor of yourself, the way I´ve been. Go ahead, old man! The world is yours!“(Babbitt 319)
  • Conceções e práticas de professores sobre a educação para a cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Rocha, João; Costa Lopes, Ana Maria; Cardoso, Ana Paula
    O trabalho de investigação desenvolvido visa sensibilizar a comunidade científica e, principalmente, todos os professores, para a necessidade de incluir a Educação para a Cidadania, de forma transversal, na sua prática pedagógica diária, tal como é preconizado pela tutela. A partir do estudo empírico realizado damos a conhecer algumas conceções e práticas dos professores, principalmente aquelas que podem ser encaradas como resistências dos mesmos à abordagem desta área. Trata-se de um estudo com caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado à população dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Viseu, fazendo parte da amostra total da investigação noventa e um professores de quatro agrupamentos de escolas. De entre os resultados obtidos, salientamos que as metodologias que os docentes referem aplicar mais vezes para desenvolverem competências nesta área são os processos de trabalho reflexivo e de trabalho cooperativo entre os alunos. As dimensões da Educação para a Cidadania, definidas nos documentos orientadores, que os professores afirmam estar mais evidentes nas suas práticas são, em primeiro lugar, a educação ambiental/desenvolvimento sustentável, a educação para a igualdade de género e a educação para os direitos humanos. A extensão do currículo e a demasiada importância atribuída aos testes e exames são as maiores dificuldades apontadas pelos docentes à abordagem da Educação para a Cidadania.
  • Receção da Literatura Portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-colonialidade
    Publication . Relvas, Susana; Amante, Susana; Costa Lopes, Ana Maria
    Com este trabalho pretendemos perceber a dimensão que a literatura portuguesa ocupa no pensamento sociológico de António Cândido (AC), através da análise dos seus ensaios de crítica literária, apoiando-nos no enquadramento teórico da literatura comparada, das literaturas mundo, no contexto dos estudos pós-coloniais, atendendo, em concreto, às noções de espaço e de fronteira, de imaginários e de representações, de influências e de ruturas que configuram a literatura como sistema (M. Foucault, 1984; B. Anderson, 1991; R.T. Tally, 2013) Na revisão crítica da literatura e da cultura brasileiras, AC procede, em diversos escritos, à análise sociológica da produção literária do seu país, destacando o lugar da literatura portuguesa na génese e maturidade da literatura brasileira. AC tenta, assim, definir as fronteiras da literatura nacional, entre os períodos colonial e pós-colonial, entre a influência e a reivindicação de um espaço identitário próprio que caracteriza o sistema literário brasileiro.
  • Traditional Toys and Student Motivation and Commitment in Technological Education
    Publication . Cardoso, Ana Paula; Correia, Luísa; Rodrigues, Paula; Felizardo, Sara; Costa Lopes, Ana Maria
    Technological Education is a subject where students acquire knowledge and technical skills, which will enable them to analyse and resolve specific situations and will prepare them for an increasingly technological world. This course requires students to gain knowledge and know-how such that motivation and commitment are crucial for the development of classroom projects and activities. It is in this context that traditional toys come up in this study as catalysts for motivation and student interest. Thus, the aim of the research performed is to understand whether the units of work related to traditional toys promote the students’ motivation and commitment on Technological Education. In terms of methodology, we carried out an exploratory research of qualitative nature, based on semi-structured interviews with teachers and students in the 2nd cycle of basic education at five schools in the municipality of Viseu, Portugal. Nine teachers and forty-five Technological Education students, aged between 10 and 12 years, attending the 5th and 6th years of schooling participated. Content analysis of the answers revealed that the implementation of units of work involving the construction of traditional toys are conducive to students’ motivation and commitment, constituting an added value in Technological Education. As this is a classroom project, it allows students to apply technical knowledge they have acquired. Thus, starting from a first idea, it allows them to experience all of the stages of toy building, from conception to completion, contributing to greater student satisfaction in the teaching-learning process.