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Pacheco Figueiredo, Maria

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  • Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    Este livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
  • Livro de resumos: Olhares sobre a Educação
    Publication . Menezes, Luís; Pacheco Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    A 6.ª edição do “Olhares sobre a Educação”, realizada pela Escola Superior de Educação de Viseu em abril de 2018, introduziu, relativamente às realizações anteriores, duas novidades. Assim, a par dos habituais painel e conferência plenária, surgiram na edição deste ano Workshops paralelos e uma sessão de Pósteres. O espaço dos Workshops decorreu em 5 sessões paralelas, abordando temáticas atuais no campo da Educação: W1 - Geometria na infância: simetria e antissimetria (Andreia Hall, Universidade de Aveiro); W2 - Técnica vocal (Cristina Aguiar, ESE de Viseu); W3 - Os Robôs vão ao Jardim de Infância e 1.º CEB: imaginação, criatividade e aprendizagem (Maribel Miranda-Pinto, ESE de Viseu); W4 - Intervenção no autismo: a metodologia ABA (Célia Guimarães, APPDA); e W5 - Intervenção na multideficiência: o Grid (José Amaral, Esc. Sec. de Tondela). O espaço de pósteres, denominado “Realidades e possibilidades educativas”, visava a apresentação de experiências de ensino que relatassem realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação. Para isso, convidaram-se professores e estudantes dos cursos do âmbito da educação da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo a resposta sido muito afirmativa, traduzindo-se em 13 propostas de resumos longos (até 6000 caracteres). Todos os resumos foram submetidos a double-blind peer review. Os resumos dos pósteres, que representam a fatia maior deste livro de resumos, revelam uma multiplicidade de realidades e atores educativos, cruzando-se reflexão e investigação mais estruturada (em diversas fases de desenvolvimento) e, muito importante, envolvendo, em muitos casos, colaboração de estudantes e professores da ESEV, tanto de cursos de licenciatura como de cursos de mestrado. A porta de entrada nesta 6.ª Edição do “Olhares sobre a Educação” foi a conferência plenária “Geometria de muitas maneiras”, proferida por Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. Esta conferência representou uma troca de experiências formativas, no campo da Didática da Matemática, entre duas instituições com larga tradição na formação de professores, a Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Educação de Viseu. A finalizar o “Olhares sobre a Educação”, decorreu o painel “Articulações educativas na escola: entre o desejável e o possível”, com a participação de Luís Nóbrega (Agrupamento de Escolas Grão Vasco), Florbela Soutinho (Agrupamento de Escolas Viseu Norte) e José Fernando Rodrigues (Agrupamento de Escolas das Olaias), moderado por João Rocha (ESEV). No final deste livro de resumos apresenta-se uma síntese das principais ideias discutidas neste painel.
  • Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa
    Publication . Jales Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria João
    El papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la creación de conocimiento que haga visible la matriz teórica en que se inscribe su praxis profesional (Berñe, 2014; Corrreia, Martins, Azevedo & Delgado, 2014). En el ámbito de las contribuciones de la Pedagogía Social, mientras el cuadro conceptual que fundamenta la praxis del Educador Social, evidenciamos la emergencia del abordaje dialógico cuyo foco está en apoyar la capacidad de empowerment de los sujetos posibilitando que estos se prevean nuevas formas visualizando otras posibilidades de futuro. La praxis socioeducativa se centra, así, en una ampliación de la visión de cambio que lleve al Educador Social a resignificar el espacio de diálogo como un contexto colaborativo, respondiendo a las exigencias de una era post-moderna. Se trata de potenciar recursos y potencialidades, en vez de incidir en los posibles déficits, alejándose de intervenciones asistencialistas para la capacitación del individuo. En una profesión orientada para la promoción de la autosuficiencia, solaz e inclusión de los clientes, como es el caso de la educación social, es fundamental que los procesos relativos a las prácticas reflejen y sean coherentes con las metas. En esta comunicación evidenciaremos que la respuesta más eficaz y renovada a los desafíos que se colocan, en el mundo contemporáneo, al trabajo social y a la praxis socioeducativa, es el abordaje dialógico (Garavan, 2013). Para el efecto, se identificarán los principios en que esta última se sostiene y sus potencialidades en la contribución para una comprensión distinguida de las prácticas. Presentaremos las implicaciones de ahí decurrentes, para la praxis del Educador Social, expresamente en el ámbito del recurso de la metodología participativa, en los procesos de capacitación y autonomizada de los sujetos. Nos enfocaremos para el efecto en la importancia de la metodología de investigación-acción participativa que es el photovoice como herramienta ilustrativa de una opción y recurso pedagógico asiente en los presupuestos del abordaje dialógica. El photovoice adopta el abordaje de Freire de la educación para una conciencia crítica, una vez que los participantes consideran su realidad histórica, institucional, social y política y promueve el desarrollo de diálogos que posibilitan que los significados producidos sean vistos como construcciones sociales que puedan ser vueltas a ver y negociadas. La enseñanza del photovoice en cursos de ámbito social, ya reportado por diversos autores (Mulder & Dull, 2014) permitió verificar que la explotación de ideas a través de esta herramienta pedagógica permite dar un significado personal a los contenidos más conceptuales promoviendo una mayor implicación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Las evidencias que presentaremos retratan la experiencia del recurso al photovoice, mientras la metodología de investigación-acción participativa, susceptible de ser usada como herramienta de intervención y/o instrumento de investigación (Wang, Morrel-Samuels, Hutchison, Bell & Pestronk, 2004). Su utilización fue promovida en la licenciatura en Educación Social, de nuestra institución de enseñanza superior, más concretamente en dos unidades curriculares, en dos años consecutivos, en las cuales, respetivamente cincuenta y siete estudiantes (2014) y ocho estudiantes (2015) participaron en la experiencia de uso de la metodología y en el estudio de su pertinencia, analizando temas relacionados con la infancia, juventud y envejecimiento (Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2015; Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2016). En ambos casos fueron proporcionadas orientaciones para la elaboración de proyectos individuales de photovoice siendo que los alumnos quitaron fotografías originales relacionadas con la temática a explorar. Después de un periodo de dos meses, en que los alumnos pudieron investigar conceptos y problemáticas, asociadas a las referidas unidades curriculares, cada uno tuvo oportunidad de discutir con los docentes la temática que pretendía abordar en su photovoice y posibles formas de la operacionalizar. Las fotografías quitadas por los estudiantes les permitieron reflejar sobre el asunto de forma individual y colectiva. El análisis del photovoice y de las reflexiones críticas, a través de procesos de categorización emergente, reveló que las fotografías tuvieron un significado personal evidenciando beneficios en promover el diálogo asiente en la implicancia y participación de los mismos en la recoja de información y reflexión dividida de las temáticas. Los resultados evidenciarán que esta herramienta faculta una forma de acceso a la información altamente productiva, pues, desafía el sujeto a comprometerse con la problemática, envolviéndose en el proceso de la recojida de información ampliando, de este modo, las posibilidades de diálogo informado en los aprendizajes a desarrollar. A través de los resultados evidenciados, mostraremos que este recurso pedagógico faculta y promueve la implementación de los principios del abordaje dialógico, en el cuadro conceptual de la Pedagogía Social.
  • Intergenerationality and sharing stories in inclusive and digital contexts
    Publication . Azevedo Gomes, Cristina; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, Sara; Figueiredo, Maria Pacheco; Araújo, Lia; Fidalgo, Susana
    Within the quality of life paradigm, intergenerational and digital activities emerge as a relevant approach to blur boundaries and enhance the participation and inclusion between generations. In this context, we have developed a study that is part of a broader line of research, including the VIAS – Viseu Inter-Age Stories project, whose aim is to promote inclusive and collaborative intergenerationality practices, to enhance support and sense of belonging to a community thereby promoting greater personal well-being. It is an exploratory study, designed to be collaborative and participatory between generations. In this first phase of the project, we present the results of an intergenerational workshop, in which 23 children and seniors participated, using two questionnaires and naturalistic observation. In short, the results of the observations reveal indicators of involvement in the intergenerational interactions; the central role of seniors at the beginning of the interactions and in telling stories about the city and personal memories; the use of technologies emerging as support for narratives. The written reports of the participants show an appreciation of intergenerational relational dynamics and processes of learning and sharing of knowledge between generations. These early results (and subsequent workshops) will allow a cross-generational collaborative mobile application to be designed.
  • Adaptation of the baby to the day-care context: the importance of communication grammar
    Publication . Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Nunes, Fátima; Figueiredo, Maria Pacheco
    Day care has a socio-educational nature that should be provided to children as it leads to their overall development and well-being. Enrolment of an infant in this context provides access to situations which differ from those within the family setting. This calls on resources of adaptation on the part of small children, families and professionals. In the nursery, the infant’s day is organized around educational experiences and permanent care that are unique moments to promote didactic interactions and diversified learning. The aim of this research is to identify the strategies and procedures used in the context of the nursery to promote infants’ adaptation and well-being. Interactions between infants (aged 6 to 11 months) and two professionals (at reception, departure and during routine care and education), as well as with family members (upon arrival at the nursery and on returning home), were observed. The professionals were also inquired regarding the strategies used for infants’ adaptation in this context with a view to promoting their well-being. It is a qualitative and exploratory study with recourse to direct observation and semi-structured interview. The strategies used to promote adaptation which emerged from the observations made were triangulated with the results of the interviews. The following results as regards valued strategies have been highlighted: emotional literacy (the professional’s adaptation of responses to the infant’s individuality, the professional’s socio-affective skills); communication with the family (the exchange of information, harmony of procedures, transactional objects) and type of communication (verbal and nonverbal). The results show the importance of using a communicational grammar to safeguard the infant’s adaptation process to a new socio-educational context nature, consequently helping to promote well-being.
  • Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Rocha, João; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    O encontro “Olhares sobre a Educação”, promovido, desde há sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussão sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que são providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente número de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexão sobre diversas questões educativas, suportadas por análises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussão de resultados, congregando espaços de conferência, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussões havidas e se sistematizam as principais conclusões. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o “Olhares sobre a Educação 7”, assumindo que o que se apresenta é, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.
  • Adaptation of the baby to the day-care context: the importance of communication grammar
    Publication . Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Nunes, Fátima; Figueiredo, Maria Pacheco
    Day care has a socio-educational nature that should be provided to children as it leads to their overall development and well-being. Enrolment of an infant in this context provides access to situations which differ from those within the family setting. This calls on resources of adaptation on the part of small children, families and professionals. In the nursery, the infant’s day is organized around educational experiences and permanent care that are unique moments to promote didactic interactions and diversified learning. The aim of this research is to identify the strategies and procedures used in the context of the nursery to promote infants’ adaptation and well-being. Interactions between infants (aged 6 to 11 months) and two professionals (at reception, departure and during routine care and education), as well as with family members (upon arrival at the nursery and on returning home), were observed. The professionals were also inquired regarding the strategies used for infants’ adaptation in this context with a view to promoting their well-being. It is a qualitative and exploratory study with recourse to direct observation and semi-structured interview. The strategies used to promote adaptation which emerged from the observations made were triangulated with the results of the interviews. The following results as regards valued strategies have been highlighted: emotional literacy (the professional’s adaptation of responses to the infant’s individuality, the professional’s socio-affective skills); communication with the family (the exchange of information, harmony of procedures, transactional objects) and type of communication (verbal and nonverbal). The results show the importance of using a communicational grammar to safeguard the infant’s adaptation process to a new socio-educational context nature, consequently helping to promote well-being.