Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pacheco Figueiredo, Maria

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual
    Publication . Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria Pacheco
    Para a comemoração de 40 anos de existência, o Instituto Politécnico de Viseu, em colaboração com o Museu da História da Cidade, concebeu uma exposição virtual, que se queria materializada numa coletânea de vídeos com testemunhos em torno de objetos e sítios, que permitiria a salvaguarda e partilha de memórias e experiências. O património pedagógico e científico das instituições, sendo produto e objeto da ação de ensino e de investigação, integra de forma significativa a missão do ensino superior (Lourenço & Dias, 2017). A exposição foi desenvolvida em colaboração com estudantes de diferentes cursos para celebrar o património material e imaterial que substancia a vida da instituição, mas que corre riscos de perda, frequentemente irreversível, dada a perecibilidade dos testemunhos, suportes, artefactos e documentos que o suportam. O artigo reporta a pesquisa que antecedeu os registos, participada por vários atores da instituição e em que se confirmou a tendência registada por Simpson (2014) de um interesse generalizado pela história e património das instituições de ensino superior. Na seleção dos objetos e testemunhos, foi assumida a perspetiva de Lawn e Grosvenor (2005) sobre a cultura material escolar: a dimensão material do artefacto, que orienta para as práticas educativas, e a sua relação com a cultura do trabalho, contribuindo para a compreensão do habitus do ofício docente e das culturas de escola. Esta opção concretizou-se nos critérios (pedagógico, organizacional e pessoal) de seleção dos objetos e testemunhos, assim como na diversidade de contadores de histórias e de perspetivas.
  • Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem
    Publication . Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco
    O photovoice é uma técnica de investigação-ação participativa, que se insere na metodologia qualitativa, e através da qual as pessoas criam e discutem fotografias como um meio de desencadear mudanças pessoais e comunitárias (Wang et al., 1998). Apesar de o seu uso ser mais associado à área da intervenção social, são várias as experiências no ensino superior com recurso ao photovoice, as quais reportam benefícios significativos (e.g., Malka, 2020), registando-se um considerável aumento nos últimos tempos de pandemia, devido a ser uma metodologia facilmente desenvolvida a distância (Rania et al., 2021). Neste capítulo, apresentamos uma experiência do uso do photovoice com estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) no âmbito de duas unidades curriculares (uc) do curso de licenciatura em Educação Social, que se iniciou no ano letivo 2014/15 e se mantém até ao presente. Procura-se que a partilha dos princípios, procedimentos e resultados desta experiência, incluindo a opinião de antigos/as estudantes que participaram na mesma, possa inspirar outros/as colegas.