Repository logo
 
Publication

Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de pares

dc.contributor.authorFélix, Ana
dc.contributor.authorFernandes, Rosina
dc.contributor.authorMartins, Emília
dc.contributor.authorMendes, Francisco
dc.date.accessioned2022-03-02T10:54:13Z
dc.date.available2022-03-02T10:54:13Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractA qualidade de vida (QV) manifesta-se, precocemente, em domínios fundamentais da vida (família, escola e grupo de pares) e na relação com variáveis sociodemográficas. Atualmente, as restrições no contacto com estes grupos, particularmente na infância e adolescência, exaltam a importância de estratégias promotoras da QV nos mais jovens. Caracterizou-se a QV de crianças e jovens, explorando a relevância da escola, família e grupo de pares, num estudo quantitativo não experimental, com 605 participantes (69.4% crianças, 8-12 anos e 30.6% jovens, 13-17 anos), maioritariamente do interior do país (77%), 56.8% femininos e 57.2% do meio rural. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Kid-Kindl para avaliação das dimensões escola, família e pares, da QV. As crianças apresentaram melhores resultados em todas as dimensões e no total da QV (QVg), exceto na subescala família. Esta última destacou-se nas crianças femininas, enquanto a escola se mostrou negativamente associada à idade (rs=-.144, p=.023). As crianças do meio rural e agregados familiares numerosos superiorizaram-se na QVg e subescala de bem-estar emocional. O género diferenciou favoravelmente os jovens masculinos no bem-estar emocional. A idade e o meio não foram relevantes neste grupo, mas a adoção de um estilo de vida saudável associou-se positivamente ao bem-estar emocional e QVg. O regresso a estilos de vida marcados pela ruralidade e em família alargada parece constituir-se promissor no âmbito da QV, sobretudo dos mais novos, incluindo as relações com os pares. Numa altura em que o recurso às interações baseadas nas tecnologias se agravou pela pandemia COVID-19, intensifica-se o desafio.pt_PT
dc.description.abstractThe quality of life (QoL) manifests itself, early, in fundamental domains of life (family, school and peer group) and in the relationship with sociodemographic variables. Currently, restrictions on contact with these groups, particularly in childhood and adolescence, highlight the importance of strategies that promote QoL in younger people. The QoL of children and young people was characterized, exploring the relevance of school, family, and peer group, in a non-experimental quantitative study, with 605 participants (69.4% children, 8-12 years and 30.6% young people, 13- 17 years), mostly from the inland of the country (77%), 56.8% female and 57.2% from rural areas. A sociodemographic questionnaire and the Kid-Kindl were used to assess the school, family and friends’ dimensions of QoL. Children showed better results in all dimensions and in global QoL (QoLg), except for the family subscale. The latter stood out among female children, while school was negatively associated with age (rs=-.144, p=.023). Children from rural areas and numerous households had superior QoLg and emotional well-being. Gender differentiated boys in emotional well-being subscale. Age and residence area were not relevant in this group, but adopting a healthy lifestyle was positively associated with emotional well-being and QoLg. The return to lifestyles marked by rurality and in the extended family seems to be promising in terms of QoL, especially for the younger ones, including in relationships with peers. At a time when the use of technologybased interactions has been increased by the COVID-19 pandemic, the challenge is higher.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7119
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.subjectqualidade de vidapt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectescolaspt_PT
dc.subjectgrupos de parespt_PT
dc.subjectcrianças/jovenspt_PT
dc.subjectquality of lifept_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjectschoolspt_PT
dc.subjectpeer groupspt_PT
dc.subjectchildren/youthpt_PT
dc.titleQualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de parespt_PT
dc.title.alternativeQuality of life in children and youth: relevance of school, family and peer grouppt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage880pt_PT
oaire.citation.startPage871pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
person.familyNameFernandes
person.familyNameFigueiredo Martins
person.familyNameMendes
person.givenNameRosina
person.givenNameEmília da Conceição
person.givenNameFrancisco
person.identifier2530667
person.identifier.ciencia-idCE14-B0FC-525D
person.identifier.ciencia-id4119-B43E-DA69
person.identifier.ciencia-id5813-44AB-188B
person.identifier.orcid0000-0002-6630-9831
person.identifier.orcid0000-0002-3438-452X
person.identifier.orcid0000-0001-8504-8676
person.identifier.ridO-6559-2018
person.identifier.scopus-author-id56708107400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf5dc54ec-af0e-44fc-a61e-deac3247c2a3
relation.isAuthorOfPublication133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32
relation.isAuthorOfPublication3a6bd870-8c94-47c1-80df-7f7a9933dad1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2021_1.1__ATAS_XVI_CIGPP-2021_Qualidade de vida em criancas e jovens.pdf
Size:
4.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format