Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
350.84 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A utilização das novas tecnologias móveis tornou-se um fenómeno global. Existe “uma cultura jovem móvel global” e uma “emergência da sociabilidade em rede” (Castells et al., 2009: 183-184). O objetivo deste estudo passou por compreender a utilização dos telemóveis pelos millennials, que gratificações procuram e os efeitos
sociais gerados pela utilização destes equipamentos. O trabalho desenvolvido, através de uma metodologia mista que reuniu a investigação quantitativa e qualitativa, compreendeu a análise de 649 questionários a jovens adultos e 46 posts das páginas da rede social Facebook, dos principais operadores do setor das telecomunicações, em Portugal. O efeito da vivência da experiência de fluxo, entre outros resultados revelados pelo modelo de equações estruturais, poderá servir de advertência para os próprios utilizadores, pais, empresas e escolas que funcionam como mediadores do ensino da linguagem, através das novas tecnologias.
Description
Keywords
Millennials Publicidade Telemóveis Usos & gratificações Experiência de fluxo
Citation
Silva, P.; Seabra, C.; Ferin, I. (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 18(34): 65-81.
Publisher
Imprensa da Universidade de Coimbra