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- Portuguese Born-on-the-Net Brand's Strategy on InstagramPublication . Rodrigues, Ana; Silva, PauloThe internet has become a primary communication and advertising platform, leading to the rise of born-on-the-net brands. These brands are born and widespread on the internet, and their communication strategy is based on this platform. This strategy combines digital marketing and social media like Facebook, Instagram, TikTok, and YouTube, which allows brands to establish a close relationship with their customers. This study’s main goal was to understand the communication strategies adopted by the born-on-the-net brands on Instagram and to identify their preferences regarding a publication on this social network. It was also intended to understand the brand’s motivations for choosing the online medium instead of the physical one and to realise how important social networks are for them and which are the most relevant. The research was conducted through a mixed methodology that met qualitative and quantitative methods and included an interview with six born-on-the-net fashion brand managers and a social media specialist, followed by the content analysis of 293 Instagram publications of those same brands. Thus, this investigation intended to contribute to a better knowledge of the born-on-the-net brands and their ways of communication through social media and reflect on the growing domination and importance of the online medium and its platforms.
- Food Security and Sustainability: Discussing the Four Pillars to Encompass Other DimensionsPublication . Guiné, R.P.F.; Pato, Lúcia; Costa, Cristina Amaro Da; Costa, Daniela; Silva, Paulo; Martinho, VítorThe unadjusted intake of food constitutes a real challenge for the several sustainability dimensions. In this perspective, the main objectives of this research are to characterise the current contexts of food security, its relationship with sustainability, and identify proposals and actions that may support the design of more adjusted policies in the future. In addition, it is intended to assess if the food security pillars properly address the sustainability goals and if the evolution of undernutrition is accompanied by sustainable frameworks. In this way, statistical information from the FAOSTAT database was considered for the several dimensions of food security over the period 2000–2020. These data were analysed through factor-cluster approaches and panel data methodologies, namely those related to quantile regressions. As main insights, we may refer that undernutrition is more impacted by the availability of food and nutrients and political stability than by the level of GDP—Gross Domestic Product (except for the extreme cases). This means that the level of development is not the primary explanation for the problems of nutrition. The main focus of the national and international policies must be to improve the agrifood supply chains and to support political stability, in order to mitigate undernutrition worldwide and ensure a global access to sustainable and healthy diets. In addition, it is suggested to rethink the four pillars of food security (availability, access, utilisation and stability), in order to encompass other dimensions, such as climate change.
- Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquidaPublication . Silva, Paulo; Seabra, Cláudia; Cunha, I. F.A utilização das novas tecnologias móveis tornou-se um fenómeno global. Existe “uma cultura jovem móvel global” e uma “emergência da sociabilidade em rede” (Castells et al., 2009: 183-184). O objetivo deste estudo passou por compreender a utilização dos telemóveis pelos millennials, que gratificações procuram e os efeitos sociais gerados pela utilização destes equipamentos. O trabalho desenvolvido, através de uma metodologia mista que reuniu a investigação quantitativa e qualitativa, compreendeu a análise de 649 questionários a jovens adultos e 46 posts das páginas da rede social Facebook, dos principais operadores do setor das telecomunicações, em Portugal. O efeito da vivência da experiência de fluxo, entre outros resultados revelados pelo modelo de equações estruturais, poderá servir de advertência para os próprios utilizadores, pais, empresas e escolas que funcionam como mediadores do ensino da linguagem, através das novas tecnologias.
- As práticas de comunicação em ambiente, de Cabo Verde à República Checa: dois territórios unidos pela sustentabilidade.Publication . Silva, Paulo; Pato, Lúcia; Campos, SofiaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, ONGs, municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar um posicionamento omnicanal e que a comunicação online é uma componente crucial das estratégias de comunicação. OBJETIVO O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar as estratégias de comunicação de dois territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações ambientais e da sustentabilidade, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. METODOLOGIA Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas quatro entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e ainda da cidade de Praga (República Checa). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO As estratégias de comunicação, ações de sensibilização e a tipologia dos conteúdos são as categorias que apresentam maior robustez. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das estratégias de comunicação omnicanal que privilegiam tipologias de conteúdos tradicionais e online. IMPLICAÇÕES São discutidas as implicações que se concentram na difusão e aplicação de boas práticas de comunicação dos municípios estudados e o modo de envolvimento da comunidade nos objetivos definidos.
- Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: conceitos e práticas.Publication . Silva, Paulo; Pato, Lúcia; Campos, Sofia; Augusto, Luísa; Santos, Sara; Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Santo, Pedro Espírito; Mota, Miguel
- Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em PortugalPublication . Silva, Paulo; Campos, Sofia; Pato, Maria LúciaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar comportamentos sustentáveis nas suas políticas e ações. O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações de sustentabilidade ambiental, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas cinco entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde), cidade de Praga (República Checa) e Águeda (Portugal). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. As práticas de responsabilidade ambiental, envolvimento da comunidade, comunicação e turismo são as categorias que apresentaram maior robustez, sendo por isso, analisadas e discutidas. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das suas estratégias de sustentabilidade ambiental. Procurou-se complementar o trabalho de investigação existente comparando diferentes realidades, europeia e não europeia e ainda a identificação de um conjunto de boas práticas e casos de sucesso que possibilitem o transfer e adoção pelos diferentes territórios.
- Food Security and Sustainability: Discussing the Four Pillars to Encompass Other DimensionsPublication . Guiné, Raquel P. F.; Pato, Maria Lúcia; Costa, Cristina Amaro; Costa, Daniela; Silva, Paulo; Martinho, Vítor
- The Role of Social Responsibility on Consumer Engagement Through Fashion Brands' InstagramPublication . Santos, Sara; Silva, Paulo; Lopes, Margarida; T. Tarnanidis; E. Papachristou; M. Karypidis; V. IsmyrlisAt a time when consumers are becoming more aware of social and environmental responsibility, they are increasingly recognising the fashion industry's impact on the world. Based on this growing awareness, the response from fashion brands is to strategically use digital platforms to highlight their commitment to the issue of sustainability. Brands that consciously share this content on online platforms adopt an effective communication strategy, attracting greater engagement with their audience. In particular, the analysis in this study focuses on the Instagram presence of three notable brands: Naz, Isto, and Tentree. The results of this study affirm the positive impact of social responsibility on consumer engagement when it comes to the Instagram accounts of these fashion brands. This underlines the significant role that social responsibility plays in influencing consumer perceptions and interactions in the digital sphere.
- As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online, na rede social instagram.Publication . Rodrigues, Ana; Silva, PauloTendo a produção em massa possibilitado uma maior variedade de escolhas, os estilos de vida tornaram-se cada vez mais dependentes do consumo. O final do século XX confirmou a tecnologização do mundo, surgindo deste modo o marketing digital. Esta forma mais recente de marketing combina as técnicas do marketing tradicional com as ferramentas oferecidas pela tecnologia e pela internet, que se tornou num dos maiores veículos de comunicação e publicidade dos tempos atuais. Com isso, surgiram também as marcas criadas e difundidas especificamente na web, passando todo o seu processo de comunicação por esta rede. Este processo baseia-se em estratégias ligeiramente diferentes, criadas no contexto do marketing digital, baseando-se, sobretudo, em redes sociais. O objetivo deste estudo passou por compreender as estratégias de comunicação que as marcas nascidas em contexto online adotam na rede social Instagram, observando-se as suas preferências no que diz respeito a publicações nesta plataforma. Pretendeu-se também entender as motivações das marcas para a escolha do meio online ao invés do meio físico e perceber a importância por elas atribuída às redes sociais, assim como quais as que consideram mais relevantes. Recorreu-se a uma metodologia mista baseada em entrevistas semiestruturadas a seis marcas nascidas em contexto online e a um especialista em marketing digital, seguindo-se a análise de 293 publicações das referidas marcas na rede social Instagram através do modelo Web Content Analysis, de Susan Herring. Procurou-se deste modo contribuir para o aumento do conhecimento sobre as marcas criadas na internet e as suas formas de comunicar nas redes sociais, assim como refletir sobre o crescente domínio e importância do meio online e das suas plataformas.