Repository logo
 
Publication

Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorGuiné, Raquel
dc.contributor.authorPereira, Andreia
dc.date.accessioned2022-11-14T10:17:22Z
dc.date.available2022-11-14T10:17:22Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEnquadramento: A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não con clusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno. Objetivos: Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudan tes do ensino superior. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas. Resultados: Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes. Conclusão: Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.pt_PT
dc.description.abstractBackground: Student dropout, defined as the non-completion of the attended school program, is a complex phenomenon that involves different predictors. Objective: To identify predictor variables for dropout in higher education students. Methodology: This is a descriptive-correlational and analytical cross-sectional quantitative study with a non-probability convenience sample of 1175 Portuguese students. The data collection instrument included a socio-demographic questionnaire, the Reasons for Higher Education Dropout Scale, and other validated scales. Results: The results obtained identify age and gender, emotional perception, learning performance, and dimensions of students’ academic experiences as predictor variables for the four dimensions of student dropout. Conclusion: This study points to the need to support students in managing their expectations, providing them with a greater ability to deal with their emotional perceptions. Implementing measures to mitigate students’ dropout, considering their socio-demographic profiles, and creating infrastructures that ensure the quality of academic life are recommended.pt_PT
dc.description.abstractMarco contextual: La complejidad del fenómeno del abandono escolar, visto como la no finalización del curso, presupone diferentes predictores de este fenómeno. Objetivos: Identificar variables predictoras de los motivos de la intención de abandono escolar en estudiantes de educación superior. Metodología: Estudio cuantitativo transversal, descriptivo-correlacional y analítico, con una muestra no probabilística por conveniencia de 1175 estudiantes portugueses. El instrumento de recogida de datos incluyó un cuestionario sociodemográfico, una Escala de Motivos de Intención de Abandono Escolar de la Educación Superior y otras escalas validadas. Resultados: Los resultados obtenidos identifican, como variables predictoras de las cuatro dimensiones de los motivos de abandono escolar, la edad y el género, la percepción emocional, el rendimiento del aprendizaje y las dimensiones de las experiencias académicas de los estudiantes. Conclusión: Es necesario apoyar a los estudiantes en la gestión de las expectativas, proporcionándoles una mayor capacidad para gestionar sus percepciones emocionales. Se sugiere crear medidas para mitigar el abandono escolar según su perfil sociodemográfico, así como infraestructuras que aseguren la calidad de vida académica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S., Duarte, J., Guiné, R., & Pereira, A. (2022). Variá-veis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Revista de Enfer-magem Referência, 4(1), e21134. DOI: 10.12707/RV21134pt_PT
dc.identifier.doi10.12707/RV21134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7373
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation“Sucesso Académico no Ensino Superior: Competências Emocionais e prevenção do abandono”, Referência PROJ/CI&DETS/CGD/0004pt_PT
dc.subjectevasão escolarpt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectemoçõespt_PT
dc.subjectdesempenho académicopt_PT
dc.subjectsucesso académicopt_PT
dc.subjectstudent dropoutspt_PT
dc.subjectuniversitiespt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectemotionspt_PT
dc.subjectacademic performancept_PT
dc.subjectacademic successpt_PT
dc.subjectenseñanza superiorpt_PT
dc.subjectrendimiento académicopt_PT
dc.subjectéxito académicopt_PT
dc.subjectaprendizajept_PT
dc.titleVariáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNameDuarte
person.familyNamede Pinho Ferreira Guiné
person.givenNameManuela
person.givenNameAna
person.givenNameSofia
person.givenNameJoão
person.givenNameRaquel
person.identifier1215605
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id8B13-5492-0F23
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0001-7082-8012
person.identifier.orcid0000-0003-0595-6805
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.ridN-6975-2013
person.identifier.scopus-author-id54795093700
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id54795027800
person.identifier.scopus-author-id6603138390
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b
relation.isAuthorOfPublication83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3
relation.isAuthorOfPublication59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REF_2022_e21134_port.pdf
Size:
419.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: