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Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação, entendendo os direitos da criança enquanto pilares sustentadores da educação para a cidadania global, refletimos sobre o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! de Isabel Minhós Martins (2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. Norteadas por tal ensejo, lançamos mão de um referencial teórico que compreende: i) o Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) o documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) a Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçamos os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas ressonâncias na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Concluímos que este livro-álbum potencia fortemente palmilhar a liberdade de redescobrir mundos, no entendimento da sua pluralidade e da sua diversidade, possibilitando a compreensão de valores essenciais à Educação enquanto caminhada permanentemente em aberto – dando protagonismo à voz das crianças, em pleno direito.
Description
Keywords
Literatura para a infância Cidadania global Valores Criança
Citation
Melão, D. & Silva, A. I. (2020). Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbum. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Livro de resumos, pp. 143-144. Lisboa: SPCE
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação