Repository logo
 
Publication

Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorMagalhães, Cátia
dc.contributor.authorGonçalves, Amadeu
dc.contributor.authorNelas, Paula
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorGuiné, Raquel P. F.
dc.date.accessioned2022-12-21T08:58:53Z
dc.date.available2022-12-21T08:58:53Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractIntrodução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um papel central em rituais de integração. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos. Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos. Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000). Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A.P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed espec nº11), e27653.pt_PT
dc.identifier.doi10.29352/mill0211e.27653pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7475
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectliteracia em saúdept_PT
dc.subjectcomportamentos aditivospt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.titleLiteracia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeAdditive behavior literacy in higher education studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPagee27653pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
oaire.citation.volume11ept_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNameMagalhães
person.familyNameMatos Gonçalves
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNamede Pinho Ferreira Guiné
person.givenNameManuela
person.givenNameSofia
person.givenNameCátia
person.givenNameAmadeu
person.givenNameAna
person.givenNameRaquel
person.identifier1215605
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id0F15-1BF9-D79F
person.identifier.ciencia-idD91F-62A7-C05B
person.identifier.ciencia-id9711-7251-A660
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-id8B13-5492-0F23
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0001-5591-9610
person.identifier.orcid0000-0003-0043-3597
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0003-0595-6805
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.scopus-author-id54795093700
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id6603138390
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b
relation.isAuthorOfPublication73f21d0b-f012-41c1-a309-789662cbc6d1
relation.isAuthorOfPublicationed7f7199-5424-4174-9cac-7fb1ea3fee64
relation.isAuthorOfPublication90bf5a3d-9eb7-48a0-b5f4-2b7e6fbd5bbf
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SCAN_27653-Article Text-122248-1-10-20221215.pdf
Size:
565.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: