Publication
Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Magalhães, Cátia | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Amadeu | |
dc.contributor.author | Nelas, Paula | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Guiné, Raquel P. F. | |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T08:58:53Z | |
dc.date.available | 2022-12-21T08:58:53Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um papel central em rituais de integração. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos. Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos. Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000). Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A.P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed espec nº11), e27653. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.29352/mill0211e.27653 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7475 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | literacia em saúde | pt_PT |
dc.subject | comportamentos aditivos | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.title | Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.title.alternative | Additive behavior literacy in higher education students | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | e27653 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
oaire.citation.volume | 11e | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.familyName | Magalhães | |
person.familyName | Matos Gonçalves | |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.familyName | de Pinho Ferreira Guiné | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | Cátia | |
person.givenName | Amadeu | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Raquel | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.ciencia-id | 0F15-1BF9-D79F | |
person.identifier.ciencia-id | D91F-62A7-C05B | |
person.identifier.ciencia-id | 9711-7251-A660 | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B13-5492-0F23 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5591-9610 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0043-3597 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0595-6805 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603138390 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | 860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b | |
relation.isAuthorOfPublication | 73f21d0b-f012-41c1-a309-789662cbc6d1 | |
relation.isAuthorOfPublication | ed7f7199-5424-4174-9cac-7fb1ea3fee64 | |
relation.isAuthorOfPublication | 90bf5a3d-9eb7-48a0-b5f4-2b7e6fbd5bbf | |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication | 59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- SCAN_27653-Article Text-122248-1-10-20221215.pdf
- Size:
- 565.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
Collections
CERNAS - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESPFC - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESAV - DIA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
ESSV - UESPFC - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus