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Pereira, José Manuel de Almeida

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  • O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
    Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é inovar nas suas práticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das línguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competências em diversas áreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do século XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francês e inglês, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso às novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho à distância, assegurando a continuidade da produção de conteúdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteúdos produzidos, de aquisição de competências, mas também de avaliação por parte dos alunos e dos docentes.
  • The practice of interdisciplinarity in Technological Education projects
    Publication . Cardoso, Ana Paula; Santiago, Rosário; Pereira, José
    The rapid development of technology, together with the expertise of scientific knowledge requires a change in teaching-learning methodologies in schools in order to contribute to the integration of knowledge. In the discipline of Technological Education (TE) it is customary to turn to implementing interdisciplinary practices based on project-based methodologies. Promoting the value of these practices means relying on more innovative education, dedicated to developing individuals who are flexible, critical, supportive and receptive to change in response to the demands of a society in constant transformation. To that end, we sought to discover the perception teachers, students and employers in the local community have with regards to the importance of interdisciplinarity in developing TE projects. For this, a descriptive and exploratory study was conducted based on a survey questionnaire and interview. The convenience sample consisted of 11 TE teachers, mostly female, aged between 50 and 59 years; 987 students of both sexes, aged 12 or older, attending the 3rd cycle of basic education [7th – 9th years of schooling]; and 15 representatives of employers, mostly male, taking place in four school groupings in the central region of Portugal. The data indicate that most teachers consider it very important to articulate TE with the other disciplines of the academic year, with an identical the percentage for those admitting they put it into practice a few times and those who say that they always or almost always do. They mention the transfer of scientific knowledge from one domain to another as the main advantage. Regarding students, they consider that a TE project is more interesting when it is carried out in connection with other disciplines in the same academic year and that it should favour the use of devices and the interaction between knowledge. As for employers, they are unanimous in affirming the importance of schools promoting interdisciplinary projects and all consider it relevant that schools establish regular partnerships with local community organizations. These data reinforce the importance of schools, and TE teachers in particular, in promoting interdisciplinarity together with the professional context, since this is an asset not only from the curricular standpoint, but also to train autonomous citizens who participate in community life.
  • Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
    Publication . Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique
    Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.
  • Utilização de agentes artístico-expressivos em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo
    Publication . Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara; Pereira, José; Rodrigues, Paula; Proença, Joana
    A investigação empírica tem vindo a alargar a base das evidências científicas que corroboram a eficácia da utilização da arte como forma de promover o desenvolvimento dos indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, procurámos analisar a importância de duas atividades, a interação com uma instalação artística e a criação de um painel de arte colaborativa, na melhoria de competências sociais de jovens com PEA. A primeira atividade materializou-se na criação de um espaço em que os jovens foram transportados para situações de guerra, apelando aos sentidos e levando-os a colocar-se no lugar do outro. A segunda atividade foi efetuada numa mesa digital, dando liberdade a cada indivíduo de se expressar graficamente e levando-o depois a partilhar, em grupo, pensamentos/perceções a respeito dos respetivos desenhos, tendo em vista desenvolver a capacidade de saber ouvir e aceitar as opiniões dos outros. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, utilizando uma variedade de técnicas e instrumentos de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante e estruturada, entrevista na modalidade de focus group e, ainda, o registo fotográfico e vídeo). Participaram seis jovens com PEA, que frequentavam uma Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Portugal. Os dados evidenciaram a importância da utilização de agentes artístico-expressivos na melhoria das competências sociais dos jovens, mostrando que a arteterapia constitui um meio facilitador do desenvolvimento e expressão da pessoa com autismo.
  • ABRIR AS PORTAS DA SALA DE AULA: SERIOUS GAMES - O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR (APSASEG)
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    A aprendizagem no ES tem deixado pouco espaço ao jogo. ---- surgimento dos serious games. Esta ferramenta pedagógica, resultado da associação da vertente lúdica, com recurso ao digital, às estratégias de aprendizagem, das Línguas Estrangeiras para fins específicos, representa um desafio original de potencial melhoria para o ensino-aprendizagem neste contexto mais específico de cursos do ES em áreas que não as LE. --- Motivar e encorajar os estudantes, estabilizar os conhecimentos e promover e reforçar a aprendizagem.
  • Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique
    A inovação das suas práticas é um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante é ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do século XXI e estimulação da mobilização de competências em diversas áreas, a criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das línguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francês e inglês, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu são as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso às novas tecnologias contribuiu para a renovação de práticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponível e mais flexível.
  • Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
    The use of storytelling and digital art as tools to understand a migrant family’s life path will be in the center of an innovative methodology that will ensure the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, reinforcing the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. This is especially important among students who are not likely to receive further language training. It is not yet clear how teachers can explore multilingual experiences of learners, both in terms of language learning dimensions but also related with the multiple cognitive connections and representations, as well as to the awareness of language diversity. The JASM (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education) project involves a group of students of the 1st cycle in Media Studies, from the School of Education of Viseu, who will work using photography, digital art and cultural communication, collecting information pertaining to diversified cultural and linguistic contexts of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal), both in French and English, centered on a tradition or ritual of a migrant family. Based on an interview, students write the story (in French and English) of the life of migrants and use photography to highlight the most relevant aspect of the migrant’s family life. Using as a starting point an object associated with religion, tradition or a ritual, students create an animated film, in both languages. This approach will allow the exploration of culture and digital scenography, integrating in an innovative interdisciplinary pathway, digital art, multilingual skills and multicultural awareness. Students’ learning progress and teacher roles are assessed during this process, using tests from the beginning to the end of the project.
  • Innovative student-centred strategies in higher education: na experience of active foreign language learning
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Pereira, José; Fidalgo, Susana
    To be innovative, the chosen methodological framework in higher education must encompass strategies centred on the student and his professional expectations linked to his training field, with the objective of also working on vital and adequate transversal skills according to the requirements of the labour market and with better results than traditional practices accomplish/have accomplished. A creative, collaborative and interdisciplinary work environment ensures the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness in the digital age. St-Jean & Dupuis Brouillette (2021) show that, thanks to pedagogical activation, the student effectively engages in his learning, progressing thanks to his ideas and their fulfilment. In project-based learning, the student must invest in developing a project, a dynamic strategy that requires collaborative work, the use of technologies and the creation of artefacts. The teacher’s role is to supports learning. The experience presented focuses on the learning of foreign languages through project pedagogy, using digital tools available mainly on android, tablet and computer equipment with undergraduate Media Studies students of the School of Education in Viseu (Portugal), in order that they may acquire skills in French and English for specific purposes. Students work on a project in the two foreign languages using strategies and skills specific to their future professional field. The methodology is presented and discussed, as well as the difficulties encountered and the results obtained, both from the point of view of the student and that of the teacher. Current research results tend to show that the use of active learning methodologies in the context of collaborative work, compared to traditional strategies, can increase student motivation and autonomy. They promote the interactive process among students and between them and the teachers, facilitating the acquisition of knowledge and skills as far as foreign languages are concerned. Our objective is to show the path followed by students and teachers, to describe the evolution of learning, with its positive aspects, stumbling blocks and difficulties, and to open up new ways of reflecting on the foreign language teaching/learning process in higher education, based on an experience carried out with students at this particular level. The conclusions taken highlight the need for forthcoming work projects in this area.
  • Abrir as portas da sala de aula: Serious games (APSASeG) O impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (PROJ/I&DI/CI&DEI/009)
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana
    Experiência de gamificação do ensino/aprendizagem do francês e do inglês para fins específicos; Experiência com 25 estudantes do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da ESEV; Objetivos principais: Melhorar a performance dos estudantes com a integração de atividades digitais gamificadas na aprendizagem de LE no ES num curso não especificamente de línguas Avaliar os efeitos da gamificação em termos de competências adquiridas pelos estudantes (em LE e transversais), numa perspetiva de promoção da empregabilidade Observar a evolução das relações entre os atores do processo de ensino/aprendizagem (docentes e discentes) e dos papeis de cada um Conceber e implementar um serious game Avaliar a ferramenta e o processo de ensino/aprendizagem Melhorar o serious game com base nas observações dos utilizadores e dos dinamizadores
  • The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HE
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique
    The Covid-19 pandemic has posed great challenges to higher education (HE) and, in particular, to foreign language (FL) teaching. If, on the one hand, the lockdown and remote learning measures have brought constraints to teaching and research activities, on the other hand, they have fostered resilience, promoted creativity, and accelerated the use of technologies and digital transformation. The use of the Korsakow platform and the creation of non-linear storytelling are the strategies underlying an innovative methodology concerning the learning process of French and English as FL, in HE in Portugal. The JASM project (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity, and pedagogical innovation in higher education) involves a group of students attending the bachelor’s course in Media Studies of the School of Education in Viseu. Students develop their assignments based on data analysis, related to diverse cultural and linguistic contexts within the city of Viseu, including interviews, photographs, and narratives centred on a migrant’s tradition. Digital art and online tools ensure greater motivation in acquiring multilingual skills and developing multilingual awareness. In this way, the various dimensions of language (aesthetic, emotional, and cognitive) are reinforced, in a remote teaching scenario/context, which is creative and collaborative while also mobilizing interdisciplinary skills. Such a reflection appears to be particularly relevant at a time when one needs clearly to adapt teaching and learning to the needs of society and rely upon pedagogical innovation, with students whose HE training has specific objectives other than the ones of those enrolled in language courses. The methodology is discussed, and the results of this project-based learning are presented.