Repository logo
 
Publication

Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorMargarida Correia Balula Chaves, Cláudia
dc.date.accessioned2020-06-22T08:37:33Z
dc.date.available2020-06-22T08:37:33Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs objetivos da educação escolar não devem incidir apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de processos e mecanismos de aprendizagem e de autorregulação, que possibilitem ao aluno a construção ativa dos seus próprios conhecimentos e o orientem para a construção de respostas adequadas às diferentes situações. A educação tem assim como função e princípio fundamental contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, contemplando o “espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (Delors, 2003, p, 99). Neste sentido, só incentivando e capacitando os alunos para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem e de identificação e compreensão das emoções, é que podemos promover uma aprendizagem ativa, consciente e responsável e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Sendo este um fenómeno multifatorial, e tal como é referido nesta obra, salienta-se que “o tipo e a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem são cruciais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, na sua condição simultânea de alunos, filhos e cidadãos”, fazendo emergir “a necessidade de promover as competências emocionais de todos os intervenientes da relação educativa, que tenham impacto no sucesso escolar” (p. 109). Considerando o objetivo central deste livro, a apresentação de um programa de “desenvolvimento de competências emocionais para alunos, pais e professores”, podemos referir que o mesmo, através de uma intervenção sistémica, veio suprir a necessidade de assegurar uma abordagem integrada, que considere os vários intervenientes educativos numa ótica de empowerment, de modo a alterar comportamentos menos ajustados e potenciar relações interpessoais mais produtivas. O livro encontra-se organizado em dois grandes capítulos, o primeiro incide sobre o enquadramento e justificação teórica e empírica para o desenvolvimento do programa Desenvolver +, apresentado no segundo capítulo. No capítulo 1, é evidenciada a importância do desenvolvimento de competências emocionais em professores, pais e alunos, e o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares. Através da apresentação de resultados de investigações realizadas, os autores concluem em termos gerais que: a aplicação de um “programa de formação para a promoção de competências pessoais (bem-estar e inteligência emocional) e profissionais dos professores de alunos com comportamentos disruptivos” (p. 26) apresenta um contributo positivo para a gestão das emoções em sala de aula e para a melhoria da interação pedagógica; os programas de intervenção centrados nos pais “potenciam a otimização de informação e a melhoria das competências parentais ajustadas, a capacidade de expressão e de regulação das suas emoções” (p. 36), entre outros aspetos; no que concerne à intervenção com alunos, os resultados obtidos evidenciam que as atividades desenvolvidas, relativas às competências e habilidades emocionais, em geral, revelaram ser bem sucedidas e, a partir de observações e dos inventários administrados, verificou-se um aumento significativo do índice de identificação emocional após a implementação de um programa de atividades, elaborado com base no documento contemplado no Currículo do 1ª Ciclo do Ensino Básico, Referencial de Educação para a Saúde (2016), apresentado pelo autores em anexo (pp. 91-93). O foco central desta obra encontra-se nas páginas 109 e seguintes, que consiste na exposição exaustiva e pormenorizada do Programa Desenvolver +. Após a apresentação da sua fundamentação e objetivos gerais, entre os quais salientamos: “promover o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências emocionais, relacionais, sociais, de cidadania ativa, crítica e corresponsável”, bem como “contribuir para melhorar a motivação e promover competências instrumentais para o estudo que potencie o sucesso escolar” (p. 110), é apresentado o Programa Desenvolver +, programa de intervenção sistémica que pode ser aplicado a alunos, respetivos pais e professores “para que, de uma forma integrada, se possam alterar comportamentos menos ajustados e se potenciam relações interpessoais mais produtivas, mais comportamentos positivos e maior sucesso escolar” (p. 14). Em termos de estrutura, o programa é composto por: • 11 sessões destinadas a pais, onde se pretende desenvolver: competências emocionais para a relação com os filhos, competências instrumentais para ajudar os filhos nas tarefas escolares e competências de relação interpessoal: • 11 sessões destinadas a professores, onde se pretende desenvolver: competências emocionais e relacionais, gestão de conflitos (disciplina/indisciplina), gestão de sala de aula e pedagogias diferenciadas; • 11 sessões destinadas a alunos/filhos, onde se pretende desenvolver: motivação para o estudo e para a escola, competências de autocontrolo de comportamentos e competências emocionais e relacionais. O programa é de seguida exposto detalhadamente por sessões tendo em conta os seguintes tópicos: descrição, destinatários, questão/objetivos, métodos/material/equipamento, duração, reflexão/análise crítica da sessão e sugestões de melhoria, tarefa. O que o torna passível de ser utilizado e aplicado por profissionais habilitados para o efeito. Em síntese, trata-se de um livro de significativo rigor científico, bem estruturado, de escrita escorreita, em que todas as opções efetuadas para a construção do Programa Desenvolver + encontram-se fundamentadas em termos teóricos e empíricos. Salientamos que a abordagem sistémica e integrada que o caracteriza faz a diferença relativamente a outros programas existentes na área das competências emocionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P., & Chaves, C. (Coord. Edit.). (2019). Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica. Viseu: Edições Esgotadas.pt_PT
dc.identifier.otherISBN: 978-989-8911-84-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6296
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Esgotadaspt_PT
dc.relationFundação para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, CI&DETS/IPVpt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleCompetências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémicapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.titleCompetências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémicapt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameMargarida Correia Balula Chaves
person.givenNameManuela
person.givenNameSofia
person.givenNameAna
person.givenNameCláudia
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-id7C19-6CEF-B511
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-8103-7221
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.scopus-author-id54795093700
person.identifier.scopus-author-id57204888708
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication0de35fd7-5d3c-4954-a5ed-51c44d0579ea
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COMPETENCIAS EMOCIONAIS.pdf
Size:
33.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format