Publication
Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2020-06-22T08:37:33Z | |
dc.date.available | 2020-06-22T08:37:33Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Os objetivos da educação escolar não devem incidir apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de processos e mecanismos de aprendizagem e de autorregulação, que possibilitem ao aluno a construção ativa dos seus próprios conhecimentos e o orientem para a construção de respostas adequadas às diferentes situações. A educação tem assim como função e princípio fundamental contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, contemplando o “espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (Delors, 2003, p, 99). Neste sentido, só incentivando e capacitando os alunos para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem e de identificação e compreensão das emoções, é que podemos promover uma aprendizagem ativa, consciente e responsável e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Sendo este um fenómeno multifatorial, e tal como é referido nesta obra, salienta-se que “o tipo e a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem são cruciais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, na sua condição simultânea de alunos, filhos e cidadãos”, fazendo emergir “a necessidade de promover as competências emocionais de todos os intervenientes da relação educativa, que tenham impacto no sucesso escolar” (p. 109). Considerando o objetivo central deste livro, a apresentação de um programa de “desenvolvimento de competências emocionais para alunos, pais e professores”, podemos referir que o mesmo, através de uma intervenção sistémica, veio suprir a necessidade de assegurar uma abordagem integrada, que considere os vários intervenientes educativos numa ótica de empowerment, de modo a alterar comportamentos menos ajustados e potenciar relações interpessoais mais produtivas. O livro encontra-se organizado em dois grandes capítulos, o primeiro incide sobre o enquadramento e justificação teórica e empírica para o desenvolvimento do programa Desenvolver +, apresentado no segundo capítulo. No capítulo 1, é evidenciada a importância do desenvolvimento de competências emocionais em professores, pais e alunos, e o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares. Através da apresentação de resultados de investigações realizadas, os autores concluem em termos gerais que: a aplicação de um “programa de formação para a promoção de competências pessoais (bem-estar e inteligência emocional) e profissionais dos professores de alunos com comportamentos disruptivos” (p. 26) apresenta um contributo positivo para a gestão das emoções em sala de aula e para a melhoria da interação pedagógica; os programas de intervenção centrados nos pais “potenciam a otimização de informação e a melhoria das competências parentais ajustadas, a capacidade de expressão e de regulação das suas emoções” (p. 36), entre outros aspetos; no que concerne à intervenção com alunos, os resultados obtidos evidenciam que as atividades desenvolvidas, relativas às competências e habilidades emocionais, em geral, revelaram ser bem sucedidas e, a partir de observações e dos inventários administrados, verificou-se um aumento significativo do índice de identificação emocional após a implementação de um programa de atividades, elaborado com base no documento contemplado no Currículo do 1ª Ciclo do Ensino Básico, Referencial de Educação para a Saúde (2016), apresentado pelo autores em anexo (pp. 91-93). O foco central desta obra encontra-se nas páginas 109 e seguintes, que consiste na exposição exaustiva e pormenorizada do Programa Desenvolver +. Após a apresentação da sua fundamentação e objetivos gerais, entre os quais salientamos: “promover o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências emocionais, relacionais, sociais, de cidadania ativa, crítica e corresponsável”, bem como “contribuir para melhorar a motivação e promover competências instrumentais para o estudo que potencie o sucesso escolar” (p. 110), é apresentado o Programa Desenvolver +, programa de intervenção sistémica que pode ser aplicado a alunos, respetivos pais e professores “para que, de uma forma integrada, se possam alterar comportamentos menos ajustados e se potenciam relações interpessoais mais produtivas, mais comportamentos positivos e maior sucesso escolar” (p. 14). Em termos de estrutura, o programa é composto por: • 11 sessões destinadas a pais, onde se pretende desenvolver: competências emocionais para a relação com os filhos, competências instrumentais para ajudar os filhos nas tarefas escolares e competências de relação interpessoal: • 11 sessões destinadas a professores, onde se pretende desenvolver: competências emocionais e relacionais, gestão de conflitos (disciplina/indisciplina), gestão de sala de aula e pedagogias diferenciadas; • 11 sessões destinadas a alunos/filhos, onde se pretende desenvolver: motivação para o estudo e para a escola, competências de autocontrolo de comportamentos e competências emocionais e relacionais. O programa é de seguida exposto detalhadamente por sessões tendo em conta os seguintes tópicos: descrição, destinatários, questão/objetivos, métodos/material/equipamento, duração, reflexão/análise crítica da sessão e sugestões de melhoria, tarefa. O que o torna passível de ser utilizado e aplicado por profissionais habilitados para o efeito. Em síntese, trata-se de um livro de significativo rigor científico, bem estruturado, de escrita escorreita, em que todas as opções efetuadas para a construção do Programa Desenvolver + encontram-se fundamentadas em termos teóricos e empíricos. Salientamos que a abordagem sistémica e integrada que o caracteriza faz a diferença relativamente a outros programas existentes na área das competências emocionais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P., & Chaves, C. (Coord. Edit.). (2019). Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica. Viseu: Edições Esgotadas. | pt_PT |
dc.identifier.other | ISBN: 978-989-8911-84-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6296 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições Esgotadas | pt_PT |
dc.relation | Fundação para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, CI&DETS/IPV | pt_PT |
dc.subject | Competências emocionais | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.title | Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.familyName | Margarida Correia Balula Chaves | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Cláudia | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C19-6CEF-B511 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8103-7221 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | 860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b | |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication | 0de35fd7-5d3c-4954-a5ed-51c44d0579ea | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- COMPETENCIAS EMOCIONAIS.pdf
- Size:
- 33.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format