Repository logo
 
Publication

A Dança e a corporalidade no ensino do desenho na disciplina de Educação Visual

dc.contributor.advisorMelo, Ana Luísa Pinto De Souto
dc.contributor.advisorCavadas, Ricardo
dc.contributor.authorCordeiro, Beatriz Margarida Moura
dc.date.accessioned2025-01-29T10:50:33Z
dc.date.available2025-01-29T10:50:33Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio está estruturado em duas partes principais: uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas e um Trabalho de Investigação. A primeira parte aborda as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) I, II e III realizadas nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica do 2º Ciclo do Ensino Básico. São detalhados o contexto escolar, as turmas e as Unidades de Trabalho desenvolvidas. É, também, desenvolvida uma reflexão acerca da evolução das competências profissionais. Na segunda parte, é apresentado o Trabalho de Investigação, que visa explorar como a prática da dança, através do desenvolvimento da consciência corporal, pode contribuir para a aprendizagem do desenho, em particular do desenho gestual, envolvendo uma turma de alunos do 5.º ano do ensino básico, onde foi realizada a PES. Os resultados revelaram que a integração de movimentos corporais antes do desenho gestual promoveu uma maior fluidez e expressividade no traçado dos alunos. A investigação conclui que a abordagem interdisciplinar entre dança e desenho tem potencial para enriquecer as práticas pedagógicas no ensino das artes.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report is structured into two main parts: a critical reflection on the Supervised Teaching Practices and a Research Project. The first part addresses Supervised Teaching Practices I, II, and III, carried out in the subjects of Visual Education and Technological Education. The school context, the classes, and the units developed are detailed. A reflection on the evolution of professional skills is also provided.In the second part, the Research Project, wich aims to explore how the practice of dance, through the development of body awareness, can contribute to learning drawing, particularly gestural drawing, involving a class of 5th grade students, where the PES was carried out.The results revealed that the integration of body movements before gestural drawing promoted greater fluency and expressiveness in the students' strokes. The research concludes that the interdisciplinary approach between dance and drawing has the potential to enrich pedagogical practices in the arts.pt_PT
dc.identifier.tid203850920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8751
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem do Desenhopt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectConsciência Corporalpt_PT
dc.subjectDrawing Learningpt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectBody Awarenesspt_PT
dc.titleA Dança e a corporalidade no ensino do desenho na disciplina de Educação Visualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
569-Relatorio final_tese.pdf
Size:
6.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
569-Relatorio_final-4470-1-4-20241227_anexos.pdf
Size:
4.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: