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Authors
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Abstract(s)
O propósito deste artigo é explorar as relações entre os conceitos orientação de mercado,
aprendizagem organizacional, inovação e desempenho nas organizações sem fins lucrativos. Para
compreender a natureza destes conceitos no contexto não lucrativo, os autores vão discutir a sua
aplicação às organizações sem fins lucrativos. É questionado a utilização de metodologias de
gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre
a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas.
A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do
informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas organizações,
enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes
permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social
no universo que estão inseridas. Assim, os autores propoem um modelo conceptual que relaciona
os conceitos acima referidos e apresenta as hipóteses a testar. Eles concluem sugerindo a aplicação
empírica do modelo de gestão a OSFL como linha de investigação futura.
Description
Keywords
Orientação para o mercado Misericórdias Aprendizagem organizacional Inovação organizacional
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior