Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Orientação para o mercado, Aprendizagem organizacional, Inovação e Desempenho: Chaves para a sustentabilidade das organizações não lucrativas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Resumo SusanaFonseca_Covilhã.pdf27.57 KBAdobe PDF Download
Livro ResumosXVact13maio.pdf479.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O propósito deste artigo é explorar as relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e desempenho nas organizações sem fins lucrativos. Para compreender a natureza destes conceitos no contexto não lucrativo, os autores vão discutir a sua aplicação às organizações sem fins lucrativos. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas. A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas organizações, enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no universo que estão inseridas. Assim, os autores propoem um modelo conceptual que relaciona os conceitos acima referidos e apresenta as hipóteses a testar. Eles concluem sugerindo a aplicação empírica do modelo de gestão a OSFL como linha de investigação futura.

Description

Keywords

Orientação para o mercado Misericórdias Aprendizagem organizacional Inovação organizacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License