ESTGL - DGAT - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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Recent Submissions
- Determinants of Entrepreneurial Intentions: An Empirical Study on Higher Education StudentsPublication . Madeira, Maria Jose; Santos, R; Duarte, Filipe A P; Moreira, Jacinta; Gama, R
- The Importance of Tourism Law in Academic And Vocational CoursesPublication . Carvalho, Ana Branca; Pina, João
- Análise comparada da satisfação de clientes frequentes em hotéis do DouroPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos M.F.; Soares, João O.
- Turismo cultural e religioso - desenvolvimento de itinerários experienciais em terras de TaroucaPublication . Teixeira, HelenaThis paper focuses on the religious and cultural heritage of the Douro-South region. The region was studied identifying the specificities of the historical centres and their surroundings. We examined the region's vocation to root and develop tourism activities linked to cultural and religious phenomenon. Moreover, we intended to determine whether the development of tourist and religious itineraries, would be feasible and desirable with the aim of developing tourism. Using data collected in surveys, aspects of performance and satisfaction with the destination are studied. Thus, it was possible to infer the relationship between those who manage the heritage and the territory and their visitors and determine the main deficiencies pointed out by the visitors, taking into account some problems related to managing, and interpreting monuments and tourist information. Finally we create a sightseeing tour which highlights the history, traditions and heritage of the region, with particular focus on St. Bernard’s message.
- Competências de liderança e a eficácia dos papéis dos lideres militares operacionaisPublication . Carvalho, Ana Branca; Rouco, CarlosThe aim of this research is to analyze and relate the leadership behaviors and communication styles required of infantry junior officers in their daily command tasks, in order to influence their subordinates to achieve extraordinary performances, effectiveness and satisfaction. To guide the study were formulated the following research issues: Which leadership behaviors practiced by junior officers during his command action? What are the styles of communication practised by junior officers during his command action? Which leadership behaviors and communication styles associated with extraordinary effort, satisfaction and effectiveness? For this study, a survey was implemented comprising three questionnaires: one on leadership behaviors (orientation to the mission through the example and ethics, decision making and planning, vision, cohesion and team work, conflict management, participative leadership and commitment), one on with three criterion factors (extraordinary effort, effectiveness and satisfaction), and one on communication styles (assertive communication, aggressive communication by criticizes, aggressive communication by dominance, and passive communication). The survey was administered to a sample of 804 soldiers (30 Junior Officers, 81 Sergeants and 693 privates and corporals).
- Orientação para o mercado, Aprendizagem organizacional, Inovação e Desempenho: Chaves para a sustentabilidade das organizações não lucrativasPublication . Fonseca, Susana; Baptista, AlbertoO propósito deste artigo é explorar as relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e desempenho nas organizações sem fins lucrativos. Para compreender a natureza destes conceitos no contexto não lucrativo, os autores vão discutir a sua aplicação às organizações sem fins lucrativos. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas. A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas organizações, enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no universo que estão inseridas. Assim, os autores propoem um modelo conceptual que relaciona os conceitos acima referidos e apresenta as hipóteses a testar. Eles concluem sugerindo a aplicação empírica do modelo de gestão a OSFL como linha de investigação futura.
- A importância das motivações, emoções e conhecimento subjectivo no processo de escolha do vinhoPublication . Guia, Ana; Marques, CarlosA decisão de consumo de vinho tem sido associada a diversas variáveis, das quais salientamos o envolvimento com o produto, a ocasião, as características socioeconómicas, as motivações e emoções. A ocasião, definida por Thach (2012) como o local e a hora em que o vinho é consumido, está associada às características socioeconómicas e às motivações do seu consumo. A relação da ocasião com o género tem surgido na literatura, nomeadamente por Nicholson (1990) e Barber, Dodd, e Kolyesnikova (2009). Os primeiros referem o facto de as mulheres escolherem vinho predominantemente para refeições servidas em casa, em detrimento dos homens que escolhem o vinho para refeições em ocasiões especiais. O segundo estudo refere que as fontes de informação são percebidas de forma distinta pelos dois géneros consoante a ocasião de consumo. Tach (2012) salienta a característica género associada à ocasião como sendo de extrema relevância no consumo de vinho. Homens e mulheres têm comportamentos de consumo diferentes, pois possuem motivações diferentes, dado que os homens estão mais interessados em discutir os aspectos técnicos do vinho, exibindo o seu conhecimento, ao passo que as mulheres querem relaxar e socializar com os amigos, sendo comum a ambos os géneros beber vinho para melhorar a alimentação/refeição, porque gostam do sabor e o facto de quererem relaxar. Dodd et al (2005) salientam no seu estudo a importância do conhecimento (conhecimento objectivo, subjectivo e as necessidades de recurso a fontes externas de informação) na tomada de decisões de consumo de vinho associado às características socioeconómicas. O objectivo deste estudo foi analisar o processo de decisão e verificar como é que as motivações e emoções diferem consoante a ocasião de consumo e o género. Para tal foram definidas várias dimensões motivacionais: intelectual (estímulos intelectuais, trocas de conhecimentos); sensorial (despertar de sensações, prazer, gosto); social (o consumo como facilitador da interacção com o outro e da aprovação social). Utilizou-se também uma medida de intensidade das emoções associadas ao consumo de vinho e uma outra relativa ao conhecimento subjectivo dos consumidores. Os dados obtidos pela inquirição de 600 indivíduos em Lisboa e Porto, no acto de compra, foram analisados com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados indicam que a motivação sensorial e o conhecimento subjectivo predominam na aquisição de vinho para consumir numa refeição normal. A maior intensidade das emoções está presente na aquisição de vinhos espumantes. Este trabalho evidencia ainda significativas diferenças de género no que concerne à importância relativa das variáveis estudadas: os homens atribuem maior relevância às motivações intelectual e sensorial e declaram um maior conhecimento subjectivo dos vinhos e dos processos de compra. Por outro lado, as mulheres revelam maior intensidade de emoções associadas ao consumo de vinhos. Estes resultados sugerem que o género é um importante factor a ter em conta no marketing de vinhos.
- Government management of tourism in fostering residents support for sustainable tourism development: Evidence from a Portuguese historic townPublication . Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana Paula; Fernandes, DidianaThis study explores the interrelationships between tourism dependence, government management of tourism, perceived tourism benefits and perceived tourism costs, and support for sustainable tourism development (STD). A quantitative research design was adopted. The data collection was performed through a personal survey conducted to 300 residents of a small historic town within the Douro World Heritage Site (Lamego town).The results suggest that government management of tourism has a positive and significant impact on perceived tourism benefits and costs. The effect of government management of tourism in fostering residents support for STD was also empirically supported. Additionally, the effect of perceived tourism benefits on residents support for STD was also supported empirically. However, economic dependence on tourism does not have a significant effect either on perceived benefits, on perceived costs or on the residents support for STD. Also, perceived negative impacts are not a predictor to measure support for STD.