Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.54 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este livro, Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula, surge no âmbito do projeto de investigação HUMAT (Humor in Mathematics Teaching), desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Granada (Espanha) e a Universidade de Mendoza (Argentina), com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal) e CI&DETS.
O projeto assume duas ideias fundamentais. Por um lado, assume a importância que o humor tem na criação de um ambiente de aprendizagem que pode impulsionar a motivação para aprender Matemática. Por outro lado, assume que a compreensão do humor e a aprendizagem da Matemática são duas atividades que exigem boa capacidade de raciocínio. Admite ainda que o ensino exploratório da Matemática, baseado no trabalho dos alunos com tarefas matemáticas desafiantes, tem um elevado potencial para a aprendizagem. Nesta medida, surge este livro de tarefas matemáticas de cunho humorístico, que procuram cumprir estas duas funções, ou seja, predispor os alunos para aprender e levá-los a raciocinar sobre situações humorísticas que envolvem conceitos matemáticos.
Description
Keywords
Humor Matemática Tarefas Ensino exploratório
Citation
Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A.P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A.M., Matos, I.A. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2017). Humor no ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula. Viseu: ESE -IPV.
Publisher
ESE -IPV